sábado, 2 de outubro de 2021

Fotos mostram o 'antes e depois' da reforma do Forte dos Reis Magos em Natal

Por g1 RN

Fotos mostram o antes e depois do Forte dos Reis Magos, após reforma que durou quase três anos. — Foto: Canindé Soares

Duas imagens registradas de ângulos parecidos mostram o antes e o depois da reforma da Fortaleza dos Reis Magos - um dos principais pontos turísticos e históricos de Natal - entregue na sexta-feira (1º) em Natal.

As fotos são do fotógrafo potiguar Canindé Soares, que postou a comparação nas suas redes sociais. Segundo ele, as imagens possuem diferença de três anos.

"Dois momentos do Forte dos Reis Magos: Outubro de 2018 e outubro de 2021. Será aberto ao público em dezembro próximo", informou.

Após três anos de reforma, inclusive com paralisação dos trabalhos, o governo do estado realizou a entrega do equipamento na manhã desta sexta-feira (1), mas anunciou que o prédio só deve reabrir para visitação do público nos próximos meses.

Forte dos Reis Magos, em Natal — Foto: Canindé Soares

Eventuais ajustes ainda poderão ser feitos, nos próximos meses e a visitação ainda não poderá ser retomada, porque o equipamento ainda não recebeu documentos como o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O Forte teve piso e teto renovados, acessibilidade instalada com corrimãos nas escadarias e elevador, salas de exposições e lojas de souvenires adaptadas e passarela de acesso readequada. A obra teve investimento de R$ 4,7 milhões, segundo o governo estadual.

A reforma

Tombada em 1949, a Fortaleza dos Reis Magos esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para as mãos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A última obra de recuperação havia sido realizada em 2005.

Em maio de 2017, o equipamento retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos, porém com necessidade de restauração.

O Forte está fechado para visitação do público desde 2018, quando foi iniciada a reforma.

História

O forte começou a ser construído no dia 6 de janeiro de 1598. A fundação oficial de Natal ocorreu quase dois anos depois, no dia 25 de janeiro de 1599.

De acordo com historiadores, tanto a Fortaleza quando a capital do Rio Grande do Norte surgiram a partir da intenção espanhola de expulsar os franceses do litoral brasileiro, no período da União das Coroas Ibéricas (Portugal e Espanha, de 1580 a 1640).

O rei da Espanha, Felipe II, determinou a construção de uma fortaleza para proteger a Barra do Rio Grande - como era chamado o território naquela época - e a fundação de uma cidade a uma légua da fortificação.

O nome dado à Fortaleza dos Santos Reis (hoje Fortaleza dos Reis Magos) faz referência ao Dia de Reis, em 6 de janeiro, quando se encerra o ciclo natalino.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário