Sede do IHGRN. Imagem: reprodução.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completa hoje, 29 de março, 120 anos.
Em 29 de março de 1902, reuniram-se na sala da biblioteca pública do Colégio Atheneu, em Natal, Vicente de Lemos, Alberto Maranhão, Tavares de Lyra, Manoel Dantas e outros intelectuais, republicanos e figuras proeminentes para fundar a instituição que se tornou responsável pela guarda de documentos históricos.
Olympio Vital, juiz federal no Rio Grande do Norte, foi o primeiro presidente da instituição. Depois dele, mais 11 presidentes já estiveram à frente do Instituto, que agora dará a posse à primeira mulher no cargo, a advogada Joventina Simões.
A mais antiga instituição cultural potiguar possui um dos mais ricos acervos acerca da cultura, geografia e história do Rio Grande do Norte e do Brasil. Em 1903, passou a publicar a Revista IHGRN, a mais antiga em circulação no estado. Além disso, edita plaquetas e livros. Sua biblioteca, arquivo e museu são também os mais longevos em atividade no RN.
Entre os associados do Instituto estão intelectuais, professores, artistas, jornalistas e profissionais liberais. Atualmente, são cerca de 174 sócios, sendo esse quadro dividido em cinco categorias: efetivo, benemérito, honorário, correspondente e mantenedor.
A Casa da Memória, como também é chamada, também promove exposições, palestras e outras atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandenses.
Fonte: IHGRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário