sábado, 26 de março de 2022

Casa do Artesão do Seridó é inaugurada em Caicó

Foto: Raiane Miranda. 


Uma das mais importantes atividades na geração de emprego e renda no Seridó, o artesanato ganha espaço próprio de exposição e comercialização. O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou nesta sexta-feira (25) a Casa do Artesão do Seridó Raimunda Cícera da Conceição, em Caicó.

“Este espaço representa o reconhecimento do Governo à importância da atividade artesanal do Seridó e uma oportunidade de mais renda para quem produz arte e artesanato”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante solenidade de inauguração da Casa.

O espaço recebe o nome de uma expoente ceramista paraibana, radicada em Caicó e falecida em 2018, Raimunda Cícero da Conceição. “O nome que estamos dando à Casa, proposição do deputado estadual Francisco do PT, é uma homenagem simples e sincera pelo respeito e reconhecimento à história de vida, luta e ousadia de dona Raimunda”, disse a governadora à filha da homenageada, Jurema. 

Autor da Lei Estadual 11.008, de 29 de outubro de 2021, que deu nome à Casa, Francisco Medeiros (Francisco do PT) disse: “uma honra poder estar exercendo o mandato nesse momento e ter sido propositor desta lei sancionada pela governadora e que faz justiça a quem foi Raimunda de Seu Chico Faísca.”

O Seridó se destaca no contexto potiguar do artesanato pela sua importância econômica e cultural. A participação econômica do setor artesanal é maior no Seridó do que em qualquer outra região do Rio Grande do Norte. “Mas faltava à região um espaço adequado para o fomento da atividade”, destacou o prefeito de Caicó, Tadeu Alves dos Santos (Dr. Tadeu).

Para o gestor municipal, trata-se de “um equipamento importante para colocar em evidência o nosso artesanato. A gente precisa olhar para essa atividade da forma como a governadora empresta o olhar.”

A obra da reforma integra as ações do Governo do Estado para a valorização e fortalecimento da profissão de artesão e do artesanato regional, e foi concluída em 2020, com investimento de R$ 793 mil, através do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

“Tiramos a obra do papel e ressignificamos um espaço tão bonito, importante e significativo para a região do Seridó”, destacou o secretário de Estado de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

A região conta com uma das maiores diversidades de tipologia artesanal do RN (couro, madeira, cerâmica e o bordado, principalmente), e “com a inauguração desse espaço, que vai se constituir uma referência para essa variada tipologia do Artesanato no Seridó, homenageamos os artesãos da região pela contribuição que eles dão no resgate e preservação da cultura, da arte e da identidade do povo seridoense”, ressaltou a secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Maria de Oliveira.

De estilo colonial, o espaço fica no Centro Comercial de Caicó, área mais antiga da cidade, onde estão localizados o Mercado Público, a matriz de Sant’Ana, a igreja do Rosário e a Praça da Liberdade, e vai reunir a produção artesanal dos 25 municípios da região Seridó.

Acompanharam a governadora secretários de Estado - Fernando Mineiro (Segri), Iris Oliveira (Sethas); Alexandre Lima (Sedraf), Daniel Cabral (Comunicação); João Maria (Semarh), adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; subsecretária do Trabalho, Joseane Bezerra -; a presidenta da AGN, Márcia Maia; o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto; a coordenadora do Proarte, Graça Leal; e a coordenadora da Casa do Artesão do Seridó, Fabiana Silva.

Participaram,ainda prefeitos e prefeitas da região – Odon Júnior (Currais Novos), Marina Dias Marinho (Jandaíra), Fernando Bezerra (Acari), Rogério Couro Fino (Jardim de Piranhas); vice-prefeito de Ipurira, Duduca Leite, vereadores; diretor do Sebrae, João Hélio; representante do Conselho Deliberativo do Sebrae, Itamar Manso; diretora da Uern Caicó, Shirleni Mafra, e o coordenador do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica e presidente do Comitê das Bacias, Procópio Lucena.



Fotos: Raiane Miranda


Nenhum comentário:

Postar um comentário