terça-feira, 1 de março de 2022

Francisco Teixeira, ex-presidente do Sindicato dos Médicos do RN


Internado há mais de um mês na Casa de Saúde São Lucas, onde foi submetido a cirurgia de urgência para tratamento de infarto mesentérico, faleceu nas primeiras horas de hoje, o Dr. Francisco de Assis Torres Teixeira.

Aprovado no concurso vestibular da UFRN, em 1968, fez parte da famosa turma de excedentes potiguares que encontraram vagas na Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas. Fez residência médica no Iaserj, Instituto de Previdência do Rio de Janeiro e era membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

De volta a Natal, integrou a primeira turma de plantonistas do Hospital Walfredo Gurgel, como cirurgião geral e chefe de equipe. 

Na Secretaria Estadual da Saúde, por muitos anos, foi chefe do Serviço de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Destacada liderança médica, teve intensa participação na Sociedade de Medicina e Cirurgia do RN, depois, Associação Médica. 

Foi conselheiro do Conselho de Medicina e, de 1989 a 1995, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte. 

Teve participação na política partidária na década de 1990, candidato a vereador em Natal, pelo PDT e pelo PCdoB.

Teixeira, nos últimos anos trabalhou no Iprevinat e como auditor da Unimed, onde também foi chefe do serviço. Com intensa participação na comunidade, pertencia ao movimento religioso, Encontro dos Casais com Cristo.

Casado com a dermatologista Maria das Graças Teixeira, deixa três filhos, Camila e Jovanka, arquitetas e André, farmacêutico-bioquímico e estudante de Medicina, e netos, o mais velho, Felipe, também universitário de Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário