sexta-feira, 4 de março de 2022

Conhecendo a literatura potiguar: Eloy de Souza


ELOY CASTRICIANO DE SOUZA nasceu em Recife (PE), em 4 de março de 1873, mas morou quase toda sua vida no Rio Grande do Norte, na cidade de Macaíba, onde fez seus primeiros estudos escolares. Anos depois, retornou a Recife para fazer faculdade. Ao se graduar em Direito, na última década do século 19, retornou definitivamente para o Rio Grande do Norte. Atuou no jornalismo e fez de seus artigos e crônicas um espaço de debate sobre questões essenciais ao Nordeste. Sua coluna no jornal A República chamava-se “Cartas de um desconhecido” e ele a assinava sob o pseudônimo de Jacinto Canela de Ferro. A vida sertaneja, a política e o jornalismo eram os temas mais abordados por Eloy.

Membro da Academia Norte-rio-grandense de letras, o escritor publicou poucos livros durante sua vida, a maior parte de sua obra é póstuma. De sua obra, destacamos O CALVÁRIO DAS SECAS, reeditado em edição fac-similar, no ano de 2019, pela Edufrn.

Segundo o professor Francisco das Chagas, Eloy foi pioneiro ao utilizar expressões e palavras próprias do dialeto regional em seus discursos e artigos, ressaltando a importância das variações linguísticas na construção de uma língua nacional.

Eloy de Souza faleceu em Natal (RN), em 7 de outubro de 1959.

Fonte: EDUFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário