quarta-feira, 30 de março de 2022

Joventina Simões é a primeira mulher a presidir o Instituto Histórico e Geográfico do RN




Fotos: Raiane Miranda. 

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte realizou na última terça-feira(29/03) solenidade comemorativa aos 120 anos da instituição, a posse da nova Diretoria, eleita para o triênio 2022-2025, e a posse de novos sócios.  Joventina Simões Oliveira entra para a história sendo a primeira mulher a presidir a instituição. O evento teve início às 19h no auditório da sede da Ordem de Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN), em Natal

O grupo UFRN Cellos apresentou duas peças instrumentais, executadas com a participação especial do violoncelista Gustavo Neiva Tavares, membro da Ópera de Oslo. Em seguida, o grupo executou o Hino Nacional Brasileiro. 

Encerrando sua gestão como presidente da instituição, Ormuz Barbalho proferiu seu discurso, empossou a nova Diretoria e passou o colar presidencial, simbolizando a representação máxima da instituição, a Joventina Simões, nova presidente.

O primeiro discurso oficial da presidente Joventina Simões destacou a presença feminina no IHGRN, tratou dos desafios da nova gestão e da luta incansável em busca de investimentos. Sua fala também foi de agradecimento aos colaboradores que fizeram e fazem parte do Instituto. 

A solenidade conferiu, ainda, títulos de sócio. Honoris causa para a professora Maria de Fátima Bezerra; efetivo para Alexandre Cláudio de Oliveira Gurgel, Fábio Soren Presgrave, Flademir Gonçalves Dantas, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira, Joacir Rufino de Aquino, José Augusto de Freitas Sobrinho, José Marcelo Ferreira Costa, Kamisson Danyel de Azevedo Silva, Thiago Freire Costa de Melo e Tiago Nascimento Torres de Paula; benemérito para Álvaro Costa Dias, Antenor Roberto Soares de Medeiros, Gustavo Coelho Rosado e José Daniel Diniz Melo; e correspondente para Gustavo Neiva Tavares.

Para a realização do evento, o IHGRN contou com o imprescindível apoio das seguintes instituições: OAB/RN, Sebrae RN, Federação Norte-rio-grandense de Futebol, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e grupo Gentil Negócios.

Confira a Diretoria para o triênio 2022-2025:

Presidente: Joventina Simões Oliveira
Vice-Presidente: Ormuz Barbalho Simonetti
Secretário-Geral: Renan Segundo de Pinheiro Pereira
Secretário-Adjunto: Francisco Alves Galvão Neto
Diretora Financeiro: Maria Elza Bezerra Cirne
Diretor Financeiro-Adjunto: Augusto Coelho Leal
Orador: Francisco Honório de Medeiros Filho
Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: Pedro Simões Neto Segundo
Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu-Adjunta: Bernadete Batista de Oliveira
Diretor de Estudos Genealógicos: Sérgio Luiz Bezerra Trindade

Conselho Fiscal

Membro Titular: Francisco José Costa dos Santos
Membro Titular: Edgard Ramalho Dantas
Membro Titular: Tomislav Rodrigues Femenick
Membro Suplente: Manoel Marques da Silva Filho
Membro Suplente: Odúlio Botelho Medeiros

Sobre a presidente: 

Joventina Simões nasceu em Boquim, Sergipe, em 6 de abril de 1946, filha de Percílio Alves de Oliveira e de Esmeralda Lima Simões de Oliveira. Os primeiros estudos foram em casa, com professoras particulares, seguindo para o primeiro ginasial no Ginásio Santa Águeda, em Ceará-Mirim/RN, para onde a família havia se mudado quando ela era criança. O segundo grau cursou no Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal, onde passou a residir. Graduada em Direito/Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN e especialista em Direito Imobiliário e Habitacional, graduada em Língua e Civilização Francesa, com título concedido pela Université de Nancy I, França.

Em 2015, recebeu o título de cidadã ceará-mirinense. É membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto” - ACLA, da qual, foi por dois mandatos presidente. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte desde 2016, e recentemente ocupou o cargo de vice-presidente. 

Sobre o IHGRN: 

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, fundado em 29 de março de 1902, é a mais antiga instituição cultural do Estado. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no solo potiguar. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga ainda em circulação no Estado.

Compreende entre os seus sócios figuras proeminentes do Estado, intelectuais, professores, artistas, jornalistas e profissionais liberais. Suas atividades são sustentadas pelos sócios e por recursos públicos mediante leis de incentivo à cultura e convênios. Também  conhecido como "Casa da Memória", o IHGRN está localizado na Rua da Conceição, N.° 622, Cidade Alta, em Natal, CEP 59025-270.

Um comentário: