domingo, 6 de março de 2022

Ex-governador e ex-senador do RN, Geraldo Melo morre aos 86 anos


Geraldo Melo, ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-senador da República, morreu em Natal, na madrugada deste domingo(06 de março), aos 86 anos de idade. Ele lutava há alguns anos contra um câncer e havia se submetido e cirurgias para retirada de tumores na cabeça.


O então vice-governador Geraldo Melo e o governador Lavoisier Maia. 

Ele nasceu no município potiguar de Campo Grande, em 1935, e construiu uma biografia que se confunde com a própria política potiguar ao longo de décadas. Construiu boa parte de sua vida empresarial e pública no município de Ceará-Mirim, onde sua esposa Edinólia Melo, foi prefeita por duas vezes(2001-2008). Colaborou com o governo de Aluísio Alves (1961-1966), tendo trabalhado na SUDENE e foi indicado vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa ´biônica` de Lavoisier Maia (1979-1983).


Jingles da campanha de 1986 ao Governo do RN. 

Uma vez de volta para grupo da família Alves, coordenou a campanha vitoriosa de Garibaldi Alves Filho para a Prefeitura de Natal em 1985 e foi eleito para o Governo do Estado em 1986, com o célebre slogan ´Novos Tempos, Novos Ventos`. Geraldo venceu com 464.559 votos (50,11%), derrotando o então deputado federal João Faustino, candidato ao Governo pelo PDS. Nesta época Geraldo ganhou o apelido de ´Tamborete` que lhe acompanhou pela vida pública.

Melo nos anos 1990 montou uma estação de rádio, e obteve uma concessão de uma emissora de TV, a Potengi, afiliada à Rede Bandeirantes de Televisão.

Rompeu com o PMDB em 1993 e passou para o PSDB, onde foi presidente estadual até o ano de 2008, logo apos retornou para o PMDB em 2011. 

Em 1994 se elegeu senador sendo o mais votado com 441.707 (27,75%) votos numa eleição com duas vagas. Entre 1995/97 foi vice-presidente do Senado numa mesa diretora comandada por José Sarney.

Em 2002 numa disputa com Garibaldi Alves Filho(PMDB) e José Agripino(DEM) acabou ficando em terceiro lugar e não conseguindo se reeleger. Geraldo voltou a disputar o Senado sem qualquer apoio em 2006, após ser escanteado do acordo que uniu Alves/Maia, e  termina o pleito novamente em 3°lugar,  com 155.608 votos (10,65%), atrás da  eleita Rosalba Ciarlini (na época no DEM) e do 2° colocado Fernando Bezerra(PTB). 

Geraldo só voltaria a disputar eleições em 2018, já de volta ao PSDB, após passagem pelo PPS. Ele ficou em terceiro lugar para o Senado recebendo 382.249 votos(13,14%),  atrás dos eleitos Styvenson Valentim(Rede) e Zenaide Maia(PHS).

Depois de disputar a última eleição Geraldo se dedicou a literatura escrevendo “Luzes e sombras do Casarão”, durante a pandemia, em 2020. Seu último ato na vida pública foi ser eleito ano passado para a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL) para a cadeira 32 que era ocupada pelo jornalista João Batista Machado.

O Governo do Estado publicou nota oficial lamentando a morte do ex-governador. Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, que nos deixou aos 86 anos. Sua atuação política foi de importante destaque para o desenvolvimento do Estado. Geraldo Melo, político de discursos memoráveis, representou o RN de forma coerente em suas posições quando eleito senador da república, onde chegou a ocupar a vice-presidência do Senado Federal.

Ao mesmo tempo em que lamenta o falecimento do ex-governador Geraldo Melo, o Governo do Rio Grande do Norte reconhece a trajetória única dele e estende as homenagens para os familiares.

O Governo do Estado, em razão do falecimento, decreta luto oficial por três dias.

Governadora Fátima Bezerra.
Natal (RN), 06 de março de 2022.

Com informações da Agência Saiba Mais e do Blog do Barreto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário