segunda-feira, 21 de março de 2022

Estudo aponta Caicó como cidade mais quente do Brasil


Para os seridoenses pode não ser uma novidade, mas Caicó foi considerada a cidade mais quente do Brasil em recente levantamento realizado pelo Canaltech com base em registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizados entre 1981 e 2010. A cidade potiguar tem média de temperatura máxima de 34,9°C.

Pelo levantamento, cidades que historicamente são conhecidas pelo calor intenso ficaram de foram já que há apenas 338 estações de monitoramento no Brasil. Apesar da fama, cidades do interior do Piauí não superaram Caicó no quesito calor.

Em região de calor intenso e poucas chuvas, Caicó tem média anual de 630mm de precipitações por ano. Nas décadas analisadas, a média de temperatura máxima atinge 34,9 °C, com temperatura média da cidade girando em torno de 28°C durante o ano. No verão, a média alta não passa dos 37,1°C, enquanto no inverno a mínima é de 21,5°C.

Logo após Caicó no ranking de calor estão quatro cidades piauienses e uma cearense. Caldeirão Grande do Piauí tem média de temperatura máxima é de 34,4°C. Picos, também no Piauí, tem a média de 34,3 °C na temperatura máxima, enquanto Floriano (PI) tem 34,2 °C e Piripiri (PI) também tem a média de temperaturas máximas em 34,2°C. Sobral, no interior do Ceará, é a instrusa na lista, com média histórica de temperatura máxima em torno dos 34,1°C.

*Extraído do Blog do Jair Sampaio

2 comentários:

  1. Cresci em Caicó ouvindo dizer que Patos-PB eraa cidade mais quente do Brasil e agora me deparo com informaões que são totalmente contrárias as informações que eu tinha. Devo comemorar(somomos campeões)? ou lamentar pelo o rsultado? De qualquer meneira amo Caicó, de um jeito ou de outro. Quem mora aí já se acostumou. Já vi neguinho dizer que "estava com frio".

    ResponderExcluir
  2. A temperatura máxima de Fortaleza(minha cidade) é 31° e não falta gente reclamando do calor que faz aqui de meio-dia às 15hs. Eu nasci e me criei em Fortaleza, acredito que não suportaria esse calor de Caicó, porque tenho 60 anos e ainda não me acostumei com o daqui.

    ResponderExcluir