domingo, 15 de maio de 2022

Museu Quilombola Gídeo Véio – São Tomé/RN


O Museu Gídeo Véio é uma iniciativa cultural, educativa e uma ferramenta de resistência e luta de uma comunidade quilombola que historicamente esteve exposta ao preconceito, discriminação e a negação dos seus direitos.

O Museu foi criado em 2016 e reúne relatos e fotografias dos antigos e dos atuais habitantes da comunidade, registros do processo de organização comunitária, das manifestações artísticas e objetos antigos de uso da comunidade.

O Museu Quilombola é uma homenagem a Gídeo Véio, um ex-escravo fugido de uma fazenda de gado em Santa Cruz – RN, que é considerado o fundador da comunidade Gameleira. A iniciativa realiza atividades educativas e culturais como oficinas de saberes, artesanato, rodas de leitura, exposições, visitas guiadas e atividades de plantio de árvores nativas e frutíferas.

OBJETIVOS


Estruturar e fazer funcionar um espaço de memória e museologia social como local de preservação e difusão da memória e história da Comunidade Quilombola de Gameleira em São Tomé-RN e de Gideo Véio, fundador da comunidade.

Desenvolver atividades continuadas de educação, cultura e cidadania com crianças, adolescentes, jovens e mulheres da comunidade na perspectiva de possibilitar o acesso aos bens culturais, desenvolver habilidades e o protagonismo dos atores locais.

Contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola, processo de organização da comunidade, o desenvolvimento do território e o da população quilombola às políticas acesso públicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário