segunda-feira, 2 de maio de 2022

Dom Mariano: o homem que levou Cristo para todos


No dia 17 de outubro de 2004, Dom Mariano Manzana assumiu a Diocese de Mossoró. Em outubro deste ano, o bispo de Mossoró vai completar 18 anos à frente da Igreja Católica aqui na Diocese, e também no mesmo mês completará 75 anos. Esta é a idade limite para que um bispo permaneça à frente de uma Diocese. Então, seguindo as leis da Igreja, ele apresentará o pedido de renúncia ao Santo Padre Francisco.

Nestes quase 18 anos não há quem negue que Dom Mariano cumpriu seu lema episcopal ‘Christus ad Gentes’, que em latim significa ‘Cristo para todos’. Mariano Manzana se tornou padre em 26 de junho de 1973, e foi Vigário Paroquial de São Pio X, na cidade de Trento na Itália até 1976. E em 1977 veio para a Diocese de Mossoró como missionário.

Início em Umarizal

Ele assumiu a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Município de Umarizal, até o ano de 1993. O início não foi fácil pela diferença da língua e do clima entre Umarizal e Trento na Itália. Para conseguir conversar e pregar em português, o então padre Mariano contou com a ajuda de três freiras.

Dom Mariano quando era padre de Umarizal junto as irmãs que o ajudavam nas aulas de português. Maria Amada de Jesus, Maria José e Carmelia da Assunção, da esquerda para direita.

“Eu lembro muito bem que quando estava celebrando, na hora da homilia, ele esquecia, não sabia a palavra a dizer para os paroquianos. Ele não tinha como se expressar porque ele não falava português. Então muitas vezes na missa ele se virava para a Irmã Carmélia e dizia: “Irmã, como eu tenho que dizer?”, relembrou Alaede Varela, membro do apostolado da paróquia.

A igreja de Umarizal se transformou com a chegada deu Padre Mariano. Foi na gestão dele que foram construídos capelas e o centro paroquial.

Padre Mariano celebrando missa em Umarizal/RN, na década de 90.

“Ele enfrentou dificuldades tanto pela língua quanto pelo clima, já que o clima aqui é muito quente, diferente do que ele estava acostumado. Mas ele sempre foi aquela pessoa que não media esforços, não mostrava que estava com dificuldade. Sempre com uma garra muito forte de evangelizar, de trabalhar, e deu certo”, afirma a professora Nazaré Nunes.

Ao todo foram 16 anos à frente da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Durante o período, Mariano chegou a dar aula de religião em uma das escolas estaduais da cidade. Com seu jeito atencioso, ele conquistou o carinho da comunidade, por isso a despedida de Padre Mariano não foi fácil, nem foi esquecida pelos antigos paroquianos. Muitos têm histórias de carinho, e fazem questão de falar da relação do religioso com a cidade.

“Eu lembro de um momento forte que muita gente de Umarizal teve um encontro com Dom Mariano, foi na ordenação de Padre Flávio. A gente soube que ele viria para a ordenação de Flávio, e foi um grande número de pessoas de Umarizal. Nós formamos uma fila enorme, e ele saiu abraçando um por um. Esse dia também foi um momento muito especial para nós.”, disse Nazaré Nunes.

Depois do período em Umarizal, ele retornou para a Itália onde ficou de 1993 até 2004. E no dia 15 de junho de 2004 foi anunciado como Bispo da Diocese de Mossoró.

Padre Mariano realizando uma cerimônia de batismo no ano de 1984, em Umarizal/RN.

Novo Bispo

Os bispos católicos são considerados sucessores dos apóstolos. Eles têm como missão: santificar, ensinar e governar a Diocese (que também podem ser arquidiocese ou prelazia). O episcopado é o último e supremo grau do sacramento da ordem.

Em outubro próximo, após receber a carta de renúncia, caberá ao Papa Francisco escolher o novo bispo da Diocese de Mossoró. Dom Mariano ficará no cargo aguardando a decisão. A escolha pode demorar alguns meses, porque o Papa vai escolher um nome entre três opções. Esta lista tríplice é enviada a Roma pela Nunciatura, que tem sede em Brasília.

A Nunciatura Apostólica é um alto nível das missões diplomáticas da Santa Sé, equivalente a uma embaixada. Eles vão se reunir e consultar alguns bispos para montar as opções. Em tese, qualquer padre pode assumir a missão de ser bispo – porém há restrições de idade mínima definidas pelo código de direito canônico. Vale lembrar que o Papa pode ordenar algum padre como bispo, mas também pode transferir um bispo de outra Diocese.


Biografia:

Dom Mariano nasceu no dia 13 de outubro de 1947, em Mori, uma cidade que hoje tem menos de nove mil habitantes. Ele é filho de Luigi e Agnese Tronquillini. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 26 de junho de 1973. Foi Vigário Paroquial de São Pio X, em Trento/Itália de 1973 até 1976.

Em 1977 veio como missionário para Umarizal na Diocese de Mossoró, onde ficou como pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus até o ano de 1993; quando retornou à Itália para continuar seus trabalhos religiosos. Foi responsável ainda pela formação dos seminaristas da Diocese de Mossoró no Seminário de João Pessoa-PB, de 1987 a 1993.

Na Itália, foi responsável pela Casa Diocesana do Clero da Diocese de Trento; e Delegado Episcopal para as Missões da Diocese de Trento, de 1993 a 2004. Em 15 de junho de 2004 foi nomeado Bispo de Mossoró, onde permanece atualmente. Sua Ordenação Episcopal ocorreu em 5 de setembro de 2004 em Trento, na Itália, por Dom Luigi Bressan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário