sábado, 28 de maio de 2022

Extremoz: Festa de São Miguel Arcanjo é reconhecida como patrimônio cultural e histórico do RN

Imagem: reprodução.

A festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade de Extremoz (na Grande Natal), foi reconhecida pelo Governo do Estado como patrimônio imaterial, cultural e histórico do Rio Grande do Norte. A lei Nº 11.111/2022, que trata do reconhecimento da celebração foi Sancionada pela Governadora Fátima Bezerra(PT) e publicada no Diário Oficial do Estado, edição de sábado, dia 28 de maio. O autor do projeto de lei foi o Deputado Subtenente Eliabe(SDD). 

A Festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro de Extremoz, realizada no mês de setembro,  é uma manifestação religiosa e popular de grande devoção e ação missionária. A Paróquia de São Miguel Arcanjo foi instituída no ano de 1755 com a missão jesuíta, sendo uma das mais antigas do Rio Grande do Norte. Então, a Igreja de São Miguel, o mais belo templo da Capitania, passou à condição de Igreja Matriz da sede paroquial de Extremoz. 

De acordo com o Padre Normando Pignataro Delgado (in memoriam), no livro Paróquias Potiguares uma história, "por Alvará Régio, de 6 de junho de 1755, assinado pelo rei Dom José I, de Portugal, ao tempo do marquês de Pombal, o povoado foi confiscado aos jesuítas e transformado na Freguesia de Extremoz. Então, a Igreja de São Miguel, o mais belo templo da Capitania, passou à condição de Igreja Matriz da sede paroquial de Extremoz. A freguesia foi instalada em 3 de maio de 1760."

 Ainda segundo o livro, a “Paróquia de Extremoz passou por mudanças e transformações, até que, depois de 1897, foi extinta e transferida definitivamente para Ceará-Mirim.”

Em 1968, o jovem sacerdote belga Jacques Theisen (Pe. Tiago) chegou à Arquidiocese de Natal, para um trabalho de missão. Quando chegou à Arquidiocese, assumiu a comunidade de Extremoz, onde recriou a Paróquia. Em 15 de abril de 1982, o então Arcebispo, Dom Nivaldo Monte, publicou decreto restaurando a Paróquia de São Miguel Arcanjo. Na ocasião, foi nomeado pároco o Padre Inácio Loiola Bezerra. 

Trata-se, portanto, de festa muito tradicional, que todos os anos mobiliza os munícipes em torno da devoção a São Miguel Arcanjo. Além da dimensão religiosa, a celebração alcança os aspectos culturais e históricos, visto que envolve todos os segmentos sociais de Extremoz, que se irmanam nos festejos em longo de vários dias. 

Também verifica-se uma relevante contribuição para a economia da cidade, gerando oportunidades para muitos trabalhadores e microempreendedores faturarem com o grande fluxo de pessoas nos dias que são destinados pela Paróquia para celebrar seu santo padroeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário