sexta-feira, 5 de abril de 2024

Professor Rodrigo Codes é eleito reitor da UFERSA


O professor Rodrigo Codes e o seu vice Nildo Dias venceram nesta quinta-feira(04), a disputa à reitoria da Universidade Federal Rural do Seminárido (UFERSA), para a gestão 2024-2028, com 37,14%.

A dupla conquistou a maioria dos votos(Número de votos) junto aos três segmentos da universidade, composta de docentes, técnicos administrativos e discentes.

Codes e Nildo conseguiram :

269 votos dos 759 professores aptos a votar.

191 votos dos 520 técnicos aptos a votar

1.802 votos dos 10.679 aptos a votar.

A segunda colocação na consulta ficou com a atual reitora, a professora Ludimilla Oliveira, que obteve 33,01% dos votos válidos. E na terceira colocação, o professor Jean Berg com 29,84% dos votos válidos. 

O professor Rodrigo Codes ficou em primeiro lugar entre os docentes e técnico-administrativos. Já entre os discentes a primeira colocação foi da professora Ludimilla Oliveira. A atual reitora foi a mais votada com 2.570; seguido, pelo professor Codes, com 2.262 e, o professor Jean obteve 1.891 votos. A votação contou com 6.723 votos válidos, 35 brancos e 21 nulos. 

Confira a seguir mais dados sobre a votação:


Passada a fase da consulta, o próximo passo é a formação da lista tríplice (com Rodrigo Codes, Ludimilla Carvalho e Jean Berg Alves) que será homologada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da própria Ufersa. Depois, essa lista deve ser encaminhada para o Ministério da Educação, em Brasília, para nomeação. 

A posse dos professores Rodrigo Codes e Nildo Dias está prevista para o segundo semestre de 2024, após nomeação do presidente Lula da Silva, dando início a uma nova fase para a UFERSA, marcada pela renovação, pelo diálogo e pela construção coletiva de um ambiente acadêmico inclusivo e inovador.

Sobre os gestores eleitos: 

O professor Rodrigo Codes é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon, na França; Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (UFC); Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais na Ecole Normale Supérieure de Cachan (ENS Cachan, França), com estágio doutoral na Norwegian University of Science and Technology (NTNU) na Noruega. Na Ufersa, é Professor Associado III do Centro de Engenharias, e docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Na trajetória administrativa e de gestão, dentre outros cargos, esteve na Pró-Reitoria de Graduação até se afastar para o processo da consulta de 2020, foi presidente do Comitê de Graduação da Ufersa (2016 - 2020) e chefe do Departamento de Ciências Ambientais e

Tecnológicas (DCAT) por dois mandatos (2013 - 2016), além de membro do CONSUNI da Ufersa entre 2015 e 2017 e, novamente, de 2021 até o momento.

Nildo Dias é formado em Agronomia pela ESAM (nome anterior da Ufersa), mestre em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Campina Grande e doutor em Agronomia pela USP. Em 2014, fez estágio Pós-doutoral na University of California, Riverside, nos Estados Unidos. 

Exerceu os cargos de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água da Ufersa. Foi membro do Conselho Universitário de 2006 a 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário