quinta-feira, 1 de junho de 2023

MEC empossa Daniel Diniz para nova gestão na Reitoria da UFRN

Foto: Cícero Oliveira/Agecom/UFRN

“Reafirmo meu compromisso com uma gestão pautada pela ética, pelos valores democráticos, pelo respeito à diversidade e pela defesa da pluralidade de ideias e da formação cidadã”, afirmou o professor José Daniel Diniz Melo, na cerimônia que o reconduziu ao cargo de reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 1° de junho, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF.

O reitor Daniel Diniz iniciou, oficialmente, a segunda gestão da Reitoria da UFRN, em 29 de junho de 2023, após ser nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o período de 2023 a 2027. Já a cerimônia de posse foi conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, que reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do Ensino Público Superior.

Para o quadriênio de 2023 a 2027, o reitor Daniel Diniz seguirá na gestão junto ao vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda, que foi empossado na quarta-feira, 31 de maio, bem como os novos gestores da Administração Central.

Currículos


José Daniel Diniz Melo é doutor em Engenharia Mecânica pela Colorado State University, mestre em Engenharia Mecânica pela University of Maine e graduado em Engenharia Mecânica e em Engenharia Civil pela UFRN. Foi pesquisador visitante no Department of Aeronautics and Astronautics da Stanford University de 2008 a 2019. É Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais. Na UFRN, Daniel Diniz já desempenhou os cargos de chefe dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais e Diretor do Centro de Tecnologia . Foi também vice-reitor da UFRN de 2015 a 2019. E finaliza, agora, o primeiro mandato como reitor pelo período de 2019 a 2023.


Já Henio Ferreira de Miranda é professor titular do Departamento de Educação Física desde 1978. Possui especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN. Atuou como Conselheiro do Conselho Estadual de Desportos do Rio Grande do Norte e auditor de justiça desportiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária. Entre os diversos cargos de gestão desempenhados em 45 anos de UFRN, foi vice-coordenador dos campi avançados, coordenador e chefe do Departamento de Educação Física, vice-diretor e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Deixou a diretoria do CCS para assumir o cargo de vice-reitor de 2019 a 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário