quinta-feira, 20 de abril de 2023

RN tem pelo menos seis casos de prefeitos assassinados durante os mandatos na história


RN tem pelo menos seis casos de prefeitos assassinados durante os mandatos na história; veja

O assassinato do prefeito de São José do Campestre, Nenem Borges, na noite de terça-feira (18), não foi o primeiro crime do tipo registrado contra um gestor municipal durante o exercício do mandato, no Rio Grande do Norte.

O estado tem um histórico de pelo menos outros seis assassinatos de prefeitos desde 1954. O levantamento é da Inter TV Cabugi do g1 RN.

Esse também não foi o primeiro atentado contra um gestor do município de São José do Campestre. Em dezembro de 2017, homens armados cercaram o carro da então prefeita Alda Romão (PSD) e mataram o filho dela a tiros.

Alan John Romão Soares, de 36 anos, era secretário municipal de Finanças e Tributação. Alda também estava no carro, mas não foi ferida.


Veja levantamento de assassinatos de prefeitos durante o exercício dos mandatos no RN:

1954 - Lauro Maia, pai do ex-governador Lavoisier Maia, então prefeito de Patu, foi assassinado em Natal.

1983 - Expedito Alves, então prefeito de Angicos e irmão do ex-governador do RN Aluízio Alves, foi morto em praça pública.

1991 - José Gomes, então prefeito do município de Paraná, foi assassinado a tiros na calçada de casa.

1998 - Irosvaldo Carvalho, prefeito de Água Nova, foi assassinado em Natal. Na época, a suspeita foi de crime por motivação política.

2001 - Aguinaldo Pereira, prefeito de Caraúbas, foi assassinado junto com sua esposa e seus seguranças em uma emboscada em uma estrada. A acusação do crime recaiu sobre o assaltante de bancos Waldetário Carneiro.

2005 - João Dehon da Costa Neto, então prefeito de Grossos, foi morto por engano durante operação da Polícia Civil.

O crime

Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Nenem Borges, sofreu cinco tiros - segundo o Itep - três deles na altura da cabeça. O crime aconteceu na sala da casa do prefeito de São José de Campestre, no Agreste potiguar.

*Com informações do G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário