Sael Melo, ex-prefeito de Porto do Mangue. Imagem: reprodução.
A Câmara Municipal de Porto do Mangue/RN(na região da Costa Branca, distante 234,5 km de Natal), realizou uma sessão extraordinária na noite da última quinta-feira(14 de abril), para a leitura de uma carta com pedido de renúncia do prefeito afastado Sael Melo(MDB).
Após atestado a veracidade da Carta Renúncia, assinada e autenticada em cartório pelo então prefeito Sael Melo, o presidente do legislativo local, sr. Izidro Júnior(MDB), declarou a vacância do cargo e convocou o vice-prefeito para assumir o comando da gestão.
Carta-renúncia de Sael Melo. Foto: divulgação.
Conforme o documento acima, a carta foi assinada no dia 08 de abril(há uma semana atrás), mas apenas foi apresentada na noite da quinta-feira(14/04). Nela, o gestor alega 'problemas pessoais de saúde'.
Sobre Sael:
Hipoliton Sael Holanda Melo ingressou oficialmente na vida pública no ano de 2016, ao se eleger prefeito da cidade de Porto do Mangue, à época pelo PHS, com 2.192 votos(55,09%), administrando o município de 2017 a 2020.
Conseguiu se reeleger no pleito de 15 de novembro de 2020, desta vez pelo MDB, conquistando 2.222 sufrágios, o equivalente a 52,44% dos votos válidos, tomando posse em 01º de janeiro de 2021. Mas vinha enfrentando dificuldades para cumprir o seu segundo mandato constitucional.
Sael Melo foi afastado do cargo em 18 de junho de 2021, após o Ministério Público Estadual deflagrar a operação “Terceiro Mandamento” que apura fraudes em contratos da Prefeitura. Ele chegou a reassumir o mandato em setembro. Porém, foi afastado novamente em outubro do ano passado, e desde então estava fora do cargo. O agora ex-gestor tentou diversos recursos para tentar reassumir o comando do Poder Executivo Portomanguense, mas não logrou êxito.
Vice assume definitivamente
Posse do novo prefeito constitucional Francisco Faustino, em 14 de abril de 2022. Imagem: reprodução.
Desde junho de 2021, quando Sael foi afastado pelo TJRN, o poder executivo de Porto do Mangue é exercido pelo vice-prefeito, Francisco Antônio Faustino(PROS). Com a renúncia, Faustino deixa de ser prefeito interino e se torna titular do cargo com mandato até 2024.
Na sessão extraordinária da quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Izidro Júnior deu posse ao novo prefeito, que prestou seu juramento constitucional.
Sobre Francisco Faustino:
Francisco Antônio Faustino, é empresário, nasceu em 14 de janeiro de 1979(43 anos), e já vinha atuando no meio político de Porto do Mangue há bastante tempo.
Em 2020 aceitou o convite e concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa do então prefeito e candidato à reeleição Sael Melo. Mas, após o afastamento do ex-prefeito, ambos acabaram rompendo politicamente.
Faustino passa a ser o quinto prefeito constitucional da cidade de Porto do Mangue, que foi criada na década de 90(desmembrando-se de Carnaubais). O primeiro prefeito eleito foi José Nazareno do Nascimento(conhecido como Zé Domingos), gestões 1997-2000 e 2001-2004; em seguida vieram Francisco Victor do Nascimento(Chico Pereira), gestão 2005-2008; Francisco Gomes Batista(Titico), de 2009 a 2016; e Hipoliton Sael Holanda Melo, de 2017-2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário