segunda-feira, 15 de março de 2021

Posse do governador Cortez Pereira, em 15/03/1971

Governador Cortez Pereira prestando o juramento constitucional. Foto: Jornal "Diário de Natal".

Em 15 de março de 1971, o professor José Cortez Pereira de Araújo, inscrito no partido da ARENA(Aliança Renovadora Nacional), tomava posse no cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte, para o quadriênio 1971/1975. No cargo de vice-governador foi empossado o Almirante Tertius Cesar Pires de Lima Rebelo. 

Era o início dos "governos biônicos" no comando do executivo estadual. Isto porque, Cortez/Tertius não foram eleitos pelo voto direto(voto popular), mas sim indicados pelo presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici. Cabia à Assembleia Legislativa do Estado homologar o nome indicado pela Presidência da República em uma "eleição indireta". 

A seguir um pequeno trecho do antigo "Jornal Diário de Natal", sobre a solenidade de posse de Cortez Pereira no Governo do RN:

Com o Teatro Alberto Maranhão literalmente cheio - muitos populares ficaram do lado de fora, ouvindo na chuva pelos autos falantes -, o sr. presidente da Assembleia Legislativa, Sr. Moacir Duarte, voz solene e entonações exageradas, chamou exatamente às 16 horas, o Sr. Cortez Pereira a ler o juramento de praxe para assumir o Governo do Estado. Com voz firme e excelente dicção, ele começou a ler: "Prometo defender, manter e cumprir as leis do Estado e da Nação". Após as palavras de praxe, assinou o têrmo de posse e passou a ser o novo Governador do Rio Grande do Norte. 

A sessão solene foi iniciada às 15,33 horas, quando foi designada uma comissão composta dos deputados Ezequiel Ferreira de Souza, Dari Dantas, José Josias, Garibaldi Filho e Magnus Kelly para introduzirem no recinto o Sr. Cortez Pereira, que aguardava na Faculdade de Direito

Às 15,22, já havia uma grande multidão em frente ao teatro, mas uma chuva fina, que logo se transformou em aguaceiro, provocou uma invasão pelas portas laterais do prédio. O povo ficou aguardando até a chegada do Sr. Cortez Pereira e continuou a esperá-lo até que a solenidade terminasse, para subir, em passeata, até o Palácio do Govêrno, entre eles um estranho cavaleiro, vestido de cangaceiro e que dizia aos gritos: "Dr. Cortez, eu estou aqui e me chamo Jerônimo, para servi-lo". 

A mesa estava formada pelas seguintes autoridades: Gal. Meira Mattos, Comandante da Guarnição Militar de Natal,  representando, na solenidade, o presidente da República; desembargador Elias Borges, presidente do Tribunal de Justiça; D. Nivaldo Monte, arcebispo metropolitano de Natal, a quem o sr. Moacir Duarte intitulou de "chefe espiritual do Rio Grande do Norte"; Sr. Antônio da Costa Tavares, representante do Ministro do Interior; Sr. Armindo Guedes, Juiz Federal; Almirante Álvaro Ferreira Guimarães, Comandante Naval de Natal; Brigadeiro Ismael da Motta Paes; presidente do Tribunal de Contas, Sr. Romildo Gurgel; procurador regional da República, Sr. Francisco das Chagas Rocha e o reitor Onofre Lopes, além dos deputados Edilson Moura(1º secretário) e Iberê Ferreira de Souza(2º secretário). 

Tôda a bancada federal  da ARENA estava presente: os senadores Dinarte Mariz(aplaudido de modo quase delirante ao ser chamado para tomar assento junto à mesa), Jessé Freire e Duarte Filho, e os deputados Djalma Marinho(também muito aplaudido), Vingt Rosado, Antônio Florêncio e Grimaldi Ribeiro. 

À esquerda da mesa, ficaram os membros do Tribunal de Justiça, empertigados em suas vestes talares. À direita, os deputados estaduais.  

Imagens da posse do governador Cortez Pereira(Jornal Diário de Natal):



Cortez Pereira cumprimentando Monsenhor Walfredo Gurgel(governador do Estado no período 1966-1971).

Prestando o juramento constitucional, com o seu vice Tertius Rebelo.

OBS: Cortez Pereira era natural da cidade de Currais Novos, nascido em 1924 e falecido em 2004. Sua irmã Maria do Céu Fernandes foi a primeira deputada estadual do RN e do Brasil, eleita em 1934. Cortez Pereira ingressou na vida pública elegendo-se deputado estadual em 1950, reelegendo-se nos pleitos de 1954 e 1958. Em 1962 foi eleito suplente do senador Dinarte Mariz, e veio a assumir provisoriamente uma cadeira na "Câmara Alta" do país durante licenças do titular nas legislaturas 1963-1967 e 1967-1970. 

Cortez Pereira exerceu o cargo de governador do RN de março de 1971 a março de 1975, sendo sucedido pelo médico Tarcísio Maia. Somente anos depois, Cortez retorna à política elegendo-se prefeito da cidade de Serra do Mel, governando o município de 2001 a 2004, vindo a falecer no exercício do cargo. Vale lembrar que a sua filha Aila Ramalho Cortez é a atual vice-prefeita de Natal, eleita em 2020(na chapa do prefeito reeleito Álvaro Dias), para o quadriênio 2021/2024. 

*Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário