sábado, 20 de outubro de 2018

Sinhôr Barra - 1º Prefeito de Itaú/RN

Primeiro prefeito de Itaú. 

Luis Manuel de Oliveira Filho,  mais conhecido por "Sinhôr Barra" como era mais conhecido, era natural do povoado de "Boa Vista", na época encravado no municipio de Apodi, e atualmente localizado no municipio de Severiano Melo/RN.

No ano de 1954, Seu Barra foi nomeado pelo governador Sylvio Piza Pedroza para ocupar o cargo de Prefeito de Itaú(município que fora desmembrado de Apodi no ano de 1953), tornando-se o primeiro chefe do poder executivo itauense. 

Sinhôr Barra permaneceu no cargo até o inicio do ano de 1955, quando
foi sucedido pelo farmacêutico Francisco Holanda Cavalcante(Nenêm Holanda), primeiro prefeito eleito pelo voto popular(voto direto).

Em 1959,  foi eleito vice-prefeito de Itaú na chapa encabeçada pelo Rui Bessa Nunes, tomou posse  em 1960 e passou acumular o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Itaú, conforme previa a legislação eleitoral da época.

Além disso, Seu Barra assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Itaú no ano de 1962, em virtude da cassação de Rui Bessa, por decisão da Câmara Municipal. Depois, Rui Bessa conseguiu reassumir o cargo e Seu Barra voltou a ocupar a "vice-prefeitura". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário