domingo, 21 de outubro de 2018

Clidenor Melo, ex-prefeito de Itaú/RN


*Por Clenildo Maia - pesquisador itauense. 





CLIDENOR RÉGIS DE MELO nasceu no dia 09 de fevereiro de 1930, no município de Portalegre/RN, filho de Raimundo Mariano de Melo e Amália Régis de Freitas. 

Clidenor foi dono do "Bar Dois Irmãos", ao lado do seu irmão Segundo Melo, foi marchante e político.

Em 1962, inicio sua trajetória política ao se eleger vereador em Itaú, pelo partido da UDN - União Democrática Nacional, com 149 votos, ocupando o terceiro lugar entre os demais vereadores eleitos daquele pleito. Empossado em 1963 exerceu seu mandato parlamentar até 1965. 

Em 1965, disputou o cargo de prefeito, também pela UDN, tendo como companheiro de chapa, o vereador João Batista Fernandes(João de Raimundo). Saindo vitorioso, assumiu o comando do município no dia 31 de janeiro de 1965 e governou até 30 de janeiro de 1970.

Inaugurou a Coapil e Emater, uma cooperativa de beneficiamento da castanha e do suco do caju, gerando emprego e renda para muitos itauenses. Em 1970 inaugurou a Energia elétrica Comensa( a motor).  Construiu várias escolas na zona urbana e rural, deu inicio ao Bairro Nossa Senhora das Dores. Levantou as Vaquejadas de Itaú, que ficou tanto conhecida na história dessa terra. Os carnavais com João de Oreste. No dia das Crianças distribuía brinquedos para as crianças pobres da cidade, tornou-se o maior produtor de feijão macassar do Brasil (Sócio do Globo Rural)

Clidenor Melo também era um homem muito católico, nos leilões de Nossa Senhora estava lá com seu povo. Mesmo já doente, Clidenor Melo ainda lutou pela Construção do grande Açude que abastece a  cidade e outras. Hoje é merecedor de  seu nome: Açude Clidenor Régis de Melo. Sua luta foi tanta por Itaú até a sua morte no ano de  1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário