O ex-prefeito Babá Pereira (PL), do município de São Tomé, foi eleito nesta quarta-feira (15) o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), entidade que representa as prefeituras dos 167 municípios potiguares. Ele assume o comando da instituição pelo próximo biênio 2025-2026.
Babá, integrante da Chapa 1, recebeu 109 votos. O adversário era o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB), da Chapa 2, que obteve 52 votos. A posse do novo presidente será imediata.
O resultado foi proclamado às 11h40 pelo agora ex-presidente Luciano Santos (MDB), ex-prefeito de Lagoa Nova.
Pela primeira vez, o pleito aconteceu totalmente de maneira virtual, com prefeitos votando através do aplicativo GovFácil. O sistema ficou aberto das 8h às 11h30. Estavam aptos a votar os 167 prefeitos do Estado. Apesar de poderem disputar o cargo, ex-prefeitos não puderam votar, segundo a Femurn.
Confira a seguir a diretoria completa da FEMURN para o Biênio 2025/2026:
Presidente: Babá Pereira (PL), ex-prefeito de São Tomé
1º vice-presidente: Zé Augusto Rêgo (União Brasil), prefeito de Portalegre
2º vice-presidente: Fernando Bezerra (Podemos), prefeito de Acari
3º vice-presidente: Jussara Sales (PL), prefeita de Extremoz
4º vice-presidente: Augusto Alves (PSD), prefeito de Tangará
5º vice-presidente: Leo de Doquinha (PSD), prefeito de São Miguel do Gostoso
Secretário-geral: Artur Vale (União Brasil), prefeito de Governador Dix-Sept Rosado
2ª secretária: Marina Trindade (MDB), prefeita de Pedro Avelino
Tesoureiro geral: Dr. Cleitom Jácome (PL), prefeito de Venha-Ver
2º tesoureiro: Dr. André Júnior (PP), prefeito de Itaú
Sobre o novo presidente:
Anteomar Pereira da Silva, nascido em 06 de abril de 1973, é servidor público municipal, casado e pai de 2 filhos. Iniciou sua carreira política ao se eleger vice-prefeito na chapa do ex-prefeito daquele município, o sr. José Estrela Martins. Com a renúncia do titular em 2008, Babá Pereira assumiu o comando da Prefeitura de São Tomé e no mesmo ano concorreu à reeleição, conquistando 4.196 votos, governando de 2009 a 2012.
Em 2016 conquistou seu terceiro mandato à frente do município, com a expressiva votação de 4.719 votos. Reelegeu-se no pleito de 2020, com 4.186 votos, para o quadriênio 2021/2024.
Sobre a FEMURN:
A FEMURN passou a existir oficialmente, como pessoa jurídica de direito privado, de natureza civil, de caráter representativo e assistencial, sem fins lucrativos, no dia 25 de janeiro de 2001.
Tem como finalidade principal, representar os Municípios do RN, procurando integrá-los como comunidade Estadual, defendendo os seus interesses, assistindo e assessorando os Prefeitos, de modo a que ambos se integrem nos objetivos comuns de bem servir às suas comunidades, buscando o desenvolvimento integrado do Estado do Rio Grande do Norte, e, em particular de cada Município e Região, servindo por fim, de instrumento de colaboração.
Ainda, se propõe a valorizar e fortalecer o municipalismo, promovendo encontros regionais, seminários, estudos sociais e políticos, estudos econômicos ou técnicos-cientificos, campanhas de caráter educativas, sugerindo soluções para os problemas que afligem os municípios do RN, dando-os suporte para uma boa gestão.
O mandato da diretoria é de dois anos, sendo todos os Prefeitos do RN elegíveis, desde que seu município esteja em dia com a tesouraria da FEMURN. A forma de eleição pode ser por escrutínio secreto ou por aclamação conforme art. 28 do estatuto da entidade.
A FEMURN funciona e sobrevive em função de doações, contribuições ou legados de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. São seus filiados e/ou associados, todos os Municípios do RN, representados pelos seus prefeitos em pleno exercício dos seus mandatos.
A sede da entidade está situada na Rua Maria Auxiliadora, 756, bairro Tirol, na capital potiguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário