sexta-feira, 29 de abril de 2022

Conheça a história da potiguar Alzira Soriano, primeira prefeita eleita da América Latina

Posse de Luiza Alzira Teixeira Soriano como prefeita de Lajes, Rio Grande do Norte, 1º de janeiro de 1929. Foto: Arquivo da Família. 

Luiza Alzira Teixeira Soriano nasceu em 29 de abril de 1896 em Jardim de Angicos(na época distrito de Lajes), no Rio Grande do Norte. Era filha do Coronel Miguel Teixeira de Vasconcelos, influente líder político regional. 

Alzira e o marido Thomaz Soriano(falecido em 1919). 

Casou-se em abril de 1914 com o promotor de justiça pernambucano Thomaz Soriano, com quem teve quatro filhas: Sônia, Ismênia, Maria do Céu que faleceu antes de completar um mês, e Ivonilde.

Aos 22 anos, perdeu seu companheiro vítima da Gripe Espanhola, e, viúva, voltou a morar com seus pais na Fazenda Primavera, assumindo o comando da casa e da propriedade da família com mãos de ferro.

Com o apoio de Bertha Lutz, fundadora e coordenadora nacional da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), e do governador Juvenal Lamartine, candidatou-se à prefeitura de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano.

Apesar dos ataques misóginos que marcaram a campanha eleitoral, Alzira Soriano alcançou a incrível marca de 60% dos votos válidos, tornando-se a primeira prefeita mulher não só do Brasil como também da América Latina. Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929. 


A eleição de Alzira Soriano em 1928 só foi possível graças à Lei Estadual 660, de 25 de outubro de 1927, que autorizava a participação das mulheres na política potiguar. O Artigo 77 das Disposições Gerais do Capítulo XII determinava que: “No Rio Grande do Norte poderão votar e ser votados, sem distinção de sexos, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por esta lei”.

O triunfo de Alzira Soriano foi citado até pelo jornal norte-americano The New York Times, na matéria “’Americanized’ Town Elects Brazil’s First Woman Mayor” [Cidade americanizada elege primeira prefeita mulher do Brasil], em 8 de setembro de 1928.


Durante o seu mandato, Alzira Soriano promoveu grandes transformações na cidade, investindo na construção de escolas e mercados públicos; em obras de infraestrutura, como estradas que conectavam a sede do município aos distritos; e em melhorar o abastecimento de iluminação pública a gás.

Alzira Soriano permaneceu no cargo de prefeita até a Revolução de 1930, que conduziu Getúlio Vargas ao poder Federal. Todos os prefeitos do país foram, então, substituídos por interventores e, apesar de ser convidada a permanecer governando a cidade, Alzira Soriano decidiu não aceitar acreditando se tratar de uma afronta à democracia.

Antes de deixar o cargo, Alzira Soriano visitou seus eleitores para agradecer o apoio recebido.

Alzira Soriano se manteve politicamente atuante e, em 1948, com a redemocratização do país, candidatou-se a vereadora de Lajes pela União Democrática Nacional (UDN). Elegeu-se por duas legislaturas consecutivas.

Em um país cujas instituições republicanas ainda engatinhavam, Alzira Soriano teve que enfrentar críticas e preconceitos durante toda sua caminhada pública, mas a competência e a destemida personalidade a fizeram notável em sua iluminada trajetória. Alzira Soriano faleceu em 28 de maio de 1963, 

Homenagens: 

Em 2018, Alzira Soriano recebeu, como homenagem póstuma, o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, da Câmara dos Deputados. A homenagem, segundo a Câmara, “é concedida a mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania e para a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil”.

O município de Lajes também dispõe de uma homenagem na Semana Alzira Soriano para mulheres de relevância para a sociedade e para a cultura da cidade. O evento foi estabelecido em 2008 e inclui palestras em escolas. Em 2018, Jardim de Angicos adotou como feriado municipal a data de nascimento de Alzira. Lá também há um Museu em sua homenagem, e ela foi representada no brasão e bandeira municipais.

Museu Alzira Soriano: 


O Museu Alzira Soriano localiza-se no município  de Jardim de Angicos-RN a 104 quilômetros de Natal-RN. Todos os móveis e objetos pessoais pertenceram a Luiza Alzira Teixeira Soriano. Foi cuidadosamente guardado e preservado por sua filha Ivonilde Soriano de Souza, desde a morte de sua mãe em 1963. A senhora Ivonilde  tinha um sonho, o desejo de levar para as futuras gerações a história da Mulher Potiguar que foi a Pimeira Prefeita do Brasil, no Município de Lajes-RN, em 1929.

Fontes consultadas: 

Museu Virtual Alzira Soriano, do TRE-RN:

Veja também: 
Discurso de Posse de Alzira Soriano na Prefeitura de Lajes em 01º de janeiro de 1929. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário