quinta-feira, 7 de abril de 2022

Morre o ex-vice-governador e ex-senador Garibaldi Alves

Ex-vice-governador e ex-senador Garibaldi Alves. Foto: Agência Senado.

O ex-senador Garibaldi Alves, pai do ex-senador Garibaldi Alves Filho e avô do deputado federal Walter Alves, faleceu na manhã desta quinta-feira (07/04), aos 98 anos.  A morte ocorreu por volta das 4h30, por causas naturais devido à idade do político potiguar, que estava em casa, em Natal. 
 
Garibaldi Alves, nascido na cidade de Angicos em 27 de maio de 1923, era o quarto dos nove filhos do casal Manoel Alves Filho(Nezinho) e Maria Fernandes Alves(Dona Liquinha Alves).  Integrante da tradicional família Alves, também era  irmão do ex-governador Aluízio Alves (in memoriam), que governou o Estado na década de 60 e iniciou o grupo político que marca a história do Rio Grande do Norte. Era o último dos homens, entre os irmãos de Aluízio, ainda vivo.  

Além disso, seu irmão Expedito Alves foi prefeito de Angicos por três vezes(1962, 1972 e em 1982, quando foi assassinado, não chegando a concluir o mandato); já seu outro irmão Agnelo Alves foi prefeito de Natal e Parnamirim, senador da República e deputado estadual por dois mandatos. 

Pecuarista, Garibaldi Alves entrou na política em 1958, quando se elegeu deputado estadual. Foi reeleito outras duas vezes, em 1962 e em 1966.  Foi um dos fundadores do antigo MDB no Rio Grande do Norte.


Como deputado, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa; e nesse posto chegou a assumir o Governo do Estado. Durante a Ditadura Militar (1964/1985), em 1969, teve seu mandato parlamentar cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos, da mesma maneira que seus irmãos, o ex-governador Aluízio Alves e o então prefeito de Natal, Agnelo Alves. 

Em 1986 foi eleito vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa encabeçada por Geraldo Melo(falecido em 6 de março de 2022), para o período 1987-1991. Durante aquela administração assumiu o governo Estado por duas vezes.  

Ainda foi diretor do Serviço Social da Indústria (SESI) no estado e diretor da extinta Telern, empresa de telecomunicação que foi criada na gestão do governador Aluízio Alves (1961/1965). 

Posse no Senado em 2011. Foto: Agência Senado.

Em 2006, Garibaldi foi o primeiro suplente de senador de Rosalba Ciarlini, assumindo o mandato em 2011, quando Rosalba foi eleita governadora do RN. Atuou no cargo durante a legislatura 2011-2015. Então com 87 anos, ele era o senador mais idoso naquela legislatura.

Desde 2019, Garibaldi era viúvo de Vanice Chaves Alves, com quem teve quaro filhos: Garibaldi Alves Filho(ex-deputado, ex-prefeito de Natal, ex-governador e ex-senador), Paulo Roberto Chaves Alves (conselheiro do TCE/RN), Maria Auxiliadora Alves dia Santos e Maria das Graças Alves Emerenciano. Ele também deixa 10 netos, 15 bisnetos e uma trineta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário