segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Nova diretoria da Associação dos Docentes da UERN toma posse para o período 2021-2023



Foi empossada no último sábado, 11 de setembro, a nova diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) para o biênio 2021-2023. O professor Raimundo Nonato Vale Neto substitui a professora Patrícia Barra na presidência da entidade representativa dos servidores docentes da UERN.

Em seu discurso de despedida, a professora Patrícia Barra fez uma prestação de contas de sua gestão e agradeceu aos membros da diretoria da Associação. Ela também agradeceu às diretorias que antecederam, aos associados e funcionários da Aduern, filhos e familiares pelo apoio. Patrícia Barra também prestou sua homenagem aos colegas docentes e membros da comunidade acadêmica que foram vítimas da Covid-19, destacando o professor Luiz di Souza, o professor aposentado Felipe Caetano, ex-diretor da Aduern, e o contador da Aduern, Ivo Ribeiro. “Trazemos a lembrança de todas e de todos os bravos lutadores que tombaram na luta contra a pandemia, especialmente entre os aposentados onde as perdas foram mais significativas, expressando nosso respeito e nossa solidariedade às famílias e amigos que enfrentaram a solitária dor da perda de seus entes queridos”.


Professor Neto Vale, novo presidente da ADUERN. Foto: divulgação.

O professor Neto Vale falou sobre o cenário político nacional e destacou as priodades de sua gestão à frente da Associação, como a valorização dos servidores docentes, ativos e aposentados. defesa da universidade pública e luta pela autonomia financeira e patrimonial da Uern.  “A união de todos e o respeito à autonomia sindical pode ser o caminho de novas vitórias e conquistas”, afirmou o novo presidente da Aduern.

A reitora eleita da Uern, professora Cicília Maia, participou virtualmente da solenidade, que foi realizada de forma híbrida. Ela agradeceu à diretoria que se despedia, parabenizou a nova diretoria e convocou a entidade para caminhar lado a lado pelo fortalecimento da Universidade.

“Hoje um novo momento se inicia na Aduern. Parabenizamos a diretoria ora empossada e desejamos pleno êxito à nova gestão, ao mesmo tempo almejamos que a Aduern, gestão da Uern representada por sua reitora, Sintauern, DCE e as instituições estaduais possam trabalhar de forma alinhada para o fortalecimento e defesa da Uern como uma Universidade pública, gratuita, socialmente referenciada, inclusiva e includente, e com autonomia de gestão financeira”, afirmou Cicília Maia, em mensagem direcionada à Aduern.

Na oportunidade, além da posse da nova diretoria, foi lançada a revista comemorativa dos 41 anos da Associação, comemorados neste 11 de setembro.

Confira a nova diretoria da Aduern:

Raimundo Nonato do Vale Neto – Presidente
Francisco Ramos Neves – vice-presidente
Emanuela Rutila Monteiro Chaves – Secretária
Michel de Lucena Costa – Secretário adjunto
Antonio Gautier Farias Falconieri – Tesoureiro
Nilson Roberto Barros da Silva – Tesoureiro adjunto
Silvana Maria Santiago – diretora de esporte cultura e lazer
Marta Jussara Frutuoso da Silva – diretora adjunta de esporte cultura e lazer
Francisca Otília Neta – diretora do setor de aposentados
Elza Helena da Silva Costa Barbosa – diretora adjunta do setor de aposentados

Sobre a ADUERN: 

A ADUERN foi fundada em 1980, quando um grupo de professores da então FURRN teve a ideia de criação de uma entidade que lutasse pelos direitos da categoria. Àquela época a instituição não repassava um salário fixo aos professores e muitas vezes atrasava o pagamento das horas de trabalho. Foi feita, então, uma convocação para uma reunião: “Os professores se convocam” era o nome do documento. No dia 11 de setembro de 1980, a categoria se reuniu, sob a presidência do professor Pe. Sátiro Cavalcante e deliberaram pela criação da ADFURRN.

De 1980 até 2010 a ADFURRN, hoje ADUERN, foi determinante para as conquistas da categoria docente da UERN. Além disso, a entidade ainda participou de momentos muito importantes na história da instituição. Até 1987, época em que a universidade era municipal e os estudantes pagavam por seus estudos na instituição, o sindicato conseguiu vários ganhos para os docentes como o 13º salário, anuênio, início do processo de democratização da universidade, adicional de incentivo às atividades docentes etc.

Ainda nesse período, a ADUERN participou ativamente do Projeto Emergência, que tinha como objetivo buscar recursos para o financiamento da UERN. Nessa época, a instituição passava por um momento de crise profunda. Foi do Projeto Emergência que saiu a ideia da estadualização, o que ocorreu em 1987. Depois disso, alguns problemas da Universidade e de seus professores foram resolvidos. Outro momento em que a participação do Sindicato foi determinante foi o Processo Estatuinte.

Depois vieram muitas outras conquistas: Plano de Cargos e Salários, Defesa da Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho, reformulação do Estatuto da UERN, conquistas salariais e a valorização do professor aposentado através de criação de setor específico. Além dessas, o Sindicato conseguiu adquirir sua sede própria e construiu sua Área de Lazer. Ainda ampliou os benefícios e assistência para os sindicalizados através de convênios e serviços como a Assessoria de Comunicação e Assessoria Jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário