quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Neoenergia Cosern inaugura Subestação Elétrica em Taipu, na região do Mato Grande


A Neoenergia Cosern inaugurou a Subestação Elétrica Taipu, na Região do Mato Grande. Esta é a quarta central de distribuição que a empresa coloca em operação este ano, totalizando agora 75 equipamentos desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis.

Ao ser inaugurada, a Subestação Taipu ampliou a oferta de energia para 115 mil potiguares nos municípios de Taipu, Poço Branco, Ceará-Mirim, Pureza, João Câmara, Ielmo Marinho, Santa Maria e Bento Fernandes, reforçando o sistema elétrico de uma região importante para a agricultura, pecuária e laticínios do estado.

Para o presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a inauguração da Subestação Taipu reforça o compromisso da concessionária com os potiguares na prestação de bons serviços.

“A entrega desta nova Subestação é mais uma evidência de que a empresa vem mantendo seus níveis de investimentos, mesmo num cenário ainda adverso, que resultam em indicadores de qualidade do fornecimento de energia continuamente melhores em todo o Estado”, disse Márcio Caires.

No encerramento do primeiro semestre de 2021, a distribuidora potiguar comemorou os melhores indicadores de fornecimento de energia elétrica da sua história, parametrizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) anualizado foi de 7,89, melhor do que o limite regulatório estabelecido pela Aneel de 11,35. Já o FEC anualizado (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) registrado no mesmo período foi de 3,08 – melhor do que os 7,53 estabelecidos pela Aneel.

No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido.

“Esses indicadores históricos são resultado dos investimentos em construção de novas subestações, tecnologia e expansão de redes que se refletem na qualidade dos serviços prestados aos nossos 1,5 milhão de clientes”, comemora Márcio Caires.

Informações técnicas da central de distribuição
A Subestação Taipu é atendida por uma linha de transmissão em 69 kV com 900 metros de extensão (seccionada a partir da linha de transmissão entre Ceará Mirim e João Câmara), possui três alimentadores (circuitos de média tensão) e um transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA, além de outros equipamentos de alta tecnologia.

Todas as 75 subestações da Cosern espalhadas pelo estado são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado de forma on line e em tempo real pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Cosern, situado em Natal, que faz a gestão das subestações e da rede de distribuição em todo o estado.

Outras subestações inauguradas em 2021

Em fevereiro, a Neoenergia Cosern inaugurou a Subestação Elétrica Major Sales, na Região do Alto Oeste, que passou a beneficiar 35 mil potiguares em Major Sales, Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha.

Em março, entrou em operação a Subestação Elétrica Santa Cruz, no Trairi, que reforçou o fornecimento para 80 mil potiguares em Santa Cruz, Lajes Pintada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi e Japi.

Em agosto, a Neoenergia Cosern inaugurou a Subestação Japecanga, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, que passou a beneficiar 260 mil potiguares em Parnamirim, Macaíba e São José do Mipibu.

*Assessoria de Imprensa da Neonergia Cosern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário