terça-feira, 24 de agosto de 2021

Homenagem a Aluízio Alves em seu centenário


Na tribuna, o historiador Luís da Câmara Cascudo. Na mesa, ao centro, o governador Aluízio Alves, em sessão solene de reabertura do Instituto em 29 de março de 1964. Foto do acervo do IHGRN. Reprodução: Maria Simões.

“O Exmo. Sr. Governador Aluízio Alves, tomando conhecimento da situação precária do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, em perfeito entendimento com o Presidente da referida entidade, autorizou a fazer os reparos necessários na sede própria, compreendendo a limpeza interna e externa, substituição de todas as descidas de água e instalação da rede de água, e esgoto, mandando, ainda, classificar e catalogar, dentro dos métodos mais modernos de biblioteconomia, os livros, revistas e todos os documentos existentes no Instituto (biblioteca e arquivo), pelo que colocou à disposição da casa pessoas habilitadas por conta do Estado. Esse gesto do eminente homem público reflete o interesse que dispensa às coisas da cultura norte-rio-grandense e do seu patrimônio histórico e geográfico”. Ata da sessão ordinária do IHGRN, 19 de setembro de 1964.

Aluízio Alves (1921-2006) jornalista, político, quando governador do Estado do Rio Grande do Norte (1961-1966) foi solícito às necessidades prementes do Instituto e atento à importância da Casa da Memória, por seu gesto o instituto o agraciou com o título de sócio benemérito. O instituto no centenário de seu nascimento faz lembrar seu gesto de benemerência.

Imagem: Maria Simões

FONTE: IHGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário