domingo, 31 de janeiro de 2021

Discurso de posse do governador Aluizio Alves em 31/01/1961




*Imagens extraídas do extinto Jornal "Diário de Natal".

Em 31 de janeiro de 1961, o angicano Aluizio Alves(PSD), ex-deputado federal, tomava posse aos 39 anos, como governador do Estado do Rio Grande do Norte, tendo como vice-governador o caicoense, Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel(PSD).

Aluizio foi eleito nas eleições de 03 de outubro de 1960, pela Coligação "Cruzada da Esperança", com 121.076 votos, impondo derrota ao deputado federal Djalma Aranha Marinho, candidato ao governo pela União Democrática Nacional(UDN), que recebia apoio do então governador Dinarte Mariz(UDN).

Por volta das 15 horas do dia 31 de janeiro de 1961, Aluizio Alves compareceu à Assembleia Legislativa, em reunião presidida pelo ainda vice-governador José Augusto Varela. O novo governador assinou o termo de compromisso de posse. O mesmo foi feito pelo novo vice-governador, Monsenhor Walfredo Gurgel. 

Sob o entusiasmo de uma multidão que lotava os quatro cantos da Praça Sete de Setembro, Aluizio assumiu às 17 horas, o Governo do Estado. A transmissão do cargo ocorreu em palanque armado em frente ao Palácio Potengi, tendo o sr. Aluizio Alves recebido o cargo de Governador das mãos do desembargador Zacarias Gurgel Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Em seguida, o novo Governador fez a leitura de seu discurso de posse.  

Confira a seguir seu discurso de posse no Palácio Potengi(depois denominado por ele de "Palácio da Esperança"), em Natal, em 31/01/1961:

O áudio com o discurso de posse de Aluizio Alves está publicado no youtube, no canal do jovem Emerson Silva.

*Fatos do RN

Um comentário: