sábado, 2 de janeiro de 2021

Ubiracy Pascoal


FRANCISCO UBIRACY FEITOZA PASCOAL, natural de Felipe Guerra/RN, nasceu no dia 19 de outubro de 1967, filho de Antonio Pascoal Filho(Tonhô Pascoal) e da professora Abigail Feitoza Pascoal. Criado no Sitio Rosário, zona rural de Felipe Guerra, Ubiracy sempre foi muito ligado ao campo, onde trabalhava na agricultura, na plantação de legumes, como criador de caprinos, ovinos e suínos, sempre fez de tudo um pouco, da padaria ao forno de cal.

É casado com a funcionária pública Maria Lúcia Souza Pascoal, com quem teve dois de seus três filhos: Dr Edpo Kadu Souza Pascoal(medico com especialização em psiquiatria) e Lycia Abigail Souza Pascoal(academica de medicina na Facene Mossoro) e pai tambem de Rômulo Rafael Bezerra Pascoal(formado em enfermagem com especialização em centro cirurgico).

Iniciou o ensino  fundamental na Escola Isolada do Rosário, e concluiu na Escola  Municipal José do Patrocínio Barra, na cidade de Felipe Guerra/RN. Concluiu o ensino médio através do Curso Supletivo da Educação de Jovens e Adultos. Em 2017, iniciou o curso de Gestão Pública na Universidade Paulista - UNIP Apodi. 
                     
Trabalhou como técnico em laboratório no Hospital  Regional Helio Morais Marinho(antiga Fundação Walfredo Gurgel)  na cidade de Apodi/RN, entre 1990 a 1996. Trabalhou no laboratório do Hospital Municipal Dr. Eilson Gurgel, da Prefeitura de Felipe Guerra de 1995 a 1998.

Seu pai Tonhô Pascoal foi vereador por três mandatos, sendo um dos parlamentares presentes na instalação do município de Felipe Guerra no ano de 1963, e sua mãe  que era uma professora  comunista,  fez com que desperta-se em si o desejo de  entrar na política felipense.

Na política Ubiracy sempre tentou enveredar pela esquerda, mas o PSDB acabou sendo o seu primeiro partido político, tendo depois seguido para o PFL e atualmente está filiado no PR. Mesmo assim, considera-se como uma pessoa de centro-esquerda, sem expressar o radicalismo, sempre procurando o tom de conciliador.                  
                     
Logo após as lutas estudantis e sindicais das quais estava envolvido, candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador de Felipe Guerra na eleição municipal de 1996, sendo eleito pelo PSDB(Partido da Social Democracia Brasileira) com 321 votos, como o segundo mais votado daquele pleito. Em 2000, foi reeleito pelo PFL(Partido da Frente Liberal) obtendo 341 votos.

Na eleição municipal de 2004, foi reeleito para seu terceiro mandato com 420 votos, desta vez pelo PR(Partido da República). Por esse mesmo partido foi reeleito nas eleições de 2008(com 480 votos), 2012(com 421 votos) e 2016(com 415 votos). É o único vereador de Felipe Guerra que possui 06(seis) mandatos  consecutivos, estando atualmente cumprindo o seu mandato para a legislatura 2017/2020. É o parlamentar que possui o maior número de indicações, requerimentos, audiências públicas e leis de sua autoria.

É filiado ao Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar de Felipe Guerra  - SINTRAF FG desde o ano de 2012, e atua como coordenador administrativo e coordenador Regional da UVERN(União dos Vereadores do Rio Grande do Norte).

No ano de 2018, lançou  sua candidatura ao cargo de deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo PR, tendo obtido 2.018 votos.  

Nas eleições de 2020 foi eleito para o cargo de vice-prefeito pelo DEM(atual União Brasil), na chapa encabeçada pelo prefeito Salomão Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário