quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Salomão Gomes, prefeito de Felipe Guerra/RN


SALOMÃO GOMES DE OLIVEIRA, nascido em 18 de dezembro de 1969, no município de Felipe Guerra/RN, sendo filho legítimo de Luiza Nísia de Oliveira(professora) e de Luis Benevides Carneiro(Dr. Benevides), mas conviveu toda sua infância com sua mãe Luiza Nisia(in memoriam) e o senhor Raimundo Gomes Segundo(pai de criação). É neto materno de Agostinho Sancho de Oliveira e Sérvula Maria da Conceição.

Passou sua infância na comunidade de Boqueirão, zona rural de Felipe Guerra, e aos 13 anos de idade mudou-se para a zona urbana. Iniciou sua trajetória escolar no Sítio Boqueirão, sob os ensinamentos de sua própria mãe, Dona Luiza Nisia. Ela trabalhou por vários anos como professora da rede estadual neste município.

Em seguida passou a estudar na Escola Tibúrcio Valeriano, onde conviveu com as professoras Florência Ezilda de Góis(Dona Flôr) e Jaci Cavalcante de Góis. Depois foi estudar na Escola Estadual Antônio Francisco e concluiu o ensino fundamental na Escola José do Patrocínio Barra. Retornando à Escola Antônio Francisco, onde concluiu seu ensino médio.

Residiu por muitos anos na Casa do Estudante de Mossoró. De 1990 a 1993, cursou História na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Em 1994 ingressou no curso de Economia, também pela UERN, porém acabou abandonado o curso, pois precisava acompanhar a sua mãe em tratamento de saúde no Distrito Federal, no Hospital Sarah Kubitschek(hoje REDE SARAH). Formou-se em Direito pela Universidade Potiguar - UNP.

Em agosto de 1996 assumiu o cargo de professor de história no Distrito Federal, estando atualmente afastado por desempenhar mandato eletivo.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Salomão Gomes sempre se interessou pela atividade política do seu município. Vale lembrar que o seu saudoso avô, o sr. Agostinho Sancho de Oliveira desempenhou o cargo de vereador na cidade de Apodi por dois mandatos consecutivos(1948-1951 e 1951-1955), onde naquela época comunidades como Boqueirão e o Distrito de Pedra de Abelhas(atual Felipe Guerra) faziam parte daquele município. Isso sem falar que naquele tempo os parlamentares não recebiam salário ou qualquer tipo de remuneração, o que demonstra que sua família sempre esteve presente, lutando por melhorias para a população da região.

Salomão entrou para a vida pública ao se eleger vereador em Felipe Guerra no pleito de outubro de 2008, consagrando-se vitorioso com 389 votos, pelo Partido da República(PR, atual PL), ocupando a quarta colocação entre os eleitos. Tomou posse em 01º de janeiro de 2009, cumprindo seu mandato até 31 de dezembro de 2012. Nesse período foi relator da Comissão de Ética Parlamentar, membro da comissão de finanças, orçamento e fiscalização da gestão financeira e exerceu a presidência da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social e Defesa do Consumidor.

Reelegeu-se para a vereança nas eleições de 07 de outubro de 2012, novamente pelo PR, logrando 422 votos, ficando com o terceiro lugar na disputa. Empossado em 01º de janeiro de 2013 foi eleito por seus pares para assumir a presidência da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN no biênio 2013-2014, sendo reconduzido ao respectivo cargo para o período 2015-2016.

Ainda a respeito de sua atuação no plano legislativo, destacam-se diversos projetos, como por exemplo, a reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal; foi autor de projeto de resolução que diminuiu o período do recesso parlamentar, garantindo maior produtividade das atividades legislativas; propôs o fim das votações secretas da Câmara, com exceção da votação para eleger a Mesa-Diretora; modernização da lei orgânica do município. Como chefe do poder legislativo felipense realizou diversas reformas e melhorias nas dependências da casa do povo.

Em 2016 aceitou o convite e candidatou-se ao cargo de vice-prefeito pelo PR na chapa liderada pelo prefeito Haroldo Ferreira de Morais(à época PSB), consagrando-se vitoriosos com expressiva votação. Tomou posse em 01º de janeiro de 2017, cujo mandato exerce até o presente momento. Neste ano de 2020 tem seu nome cotado como pré-candidato ao poder executivo felipense pelo Partido Liberal(ex-PR). Em 2020 foi eleito prefeito municipal pelo PL, para o quadriênio 2021/2024.

Salomão Gomes é casado com a professora Maria de Fátima Silva. Pai de um filho: Ruan Lucas Sancho.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Felipe Guerra-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário