domingo, 5 de janeiro de 2025

São João do Sabugi/RN: Anibal Pereira é o prefeito com mais mandatos no Brasil



O prefeito de São João do Sabugi. Aníbal Pereira (MDB), tomou posse na última quarta-feira(1º de janeiro), para o seu 7° mandato a frente do executivo municipal.


Eleito com 3.129 votos (67,17% dos votos válidos), nas eleições de 2024, em uma eleição histórica no qual derrotou o sindicalista Joseilson Medeiros (PP), que obteve 1.529 votos, (32,83% dos votos válidos), por uma diferença de 1.600 votos. O atual gestor se consagra como a maior liderança política do município.

O prefeito de São João do Sabugi, agora, recordista nacional, foi eleito pela primeira vez em 1988 e, desde então, sua trajetória política tem sido marcada por sucessivas reeleições: 1996, 2000, 2008, 2012 e, mais recentemente, em 2020 e 2024.

Aníbal Pereira e é o prefeito com mais mandatos no Brasil em um único município, superando Tião Biazzo (MDB), que também foi eleito prefeito de Aguaí (SP) por seis vezes, sem nunca ter sofrido uma derrota em suas candidaturas.

*Com informações do Blog Luciano Vale

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Professora Nilda toma posse como primeira mulher prefeita de Parnamirim


Na noite desta quarta-feira (1º), Parnamirim viveu um momento histórico. A professora Nilda Cruz, com sua trajetória de lutas e conquistas, tomou posse como a primeira mulher eleita prefeita da cidade. A cerimônia, marcada por muita emoção, aconteceu na avenida Castor Vieira Régis, em frente à Câmara Municipal. Também foram empossados a vice-prefeita Kátia Pires e os 21 vereadores eleitos.

Filha de agricultores, mãe, esposa e professora com mais de 32 anos dedicados ao ensino, Nilda construiu sua trajetória com trabalho duro e um profundo compromisso com a comunidade. Também exerceu o cargo de vereadora, consolidando uma carreira pautada pela ética e proximidade com os cidadãos.

Ao seu lado, Kátia Pires carrega a experiência de anos de serviço público. Advogada, ex-secretária de Cultura e vereadora por cinco mandatos.

A solenidade começou com a posse dos vereadores e a eleição de César Maia como presidente da Câmara. Num gesto emocionante, duas crianças entregaram à nova prefeita a chave e a bandeira da cidade, simbolizando a confiança e a esperança do povo.

Em seu discurso, Nilda falou da sua história e do compromisso que assume com a população. “Minha história é simples, como a de muitas pessoas que lutam todos os dias. Hoje, começo um novo tempo, com o coração cheio de gratidão e a vontade de fazer mais por nossa cidade. Quero ser uma prefeita de todos, presente e atuante”, declarou.

Kátia, por sua vez, destacou a alegria de compartilhar essa jornada com Nilda. “Nos tornamos amigas e descobrimos que temos os mesmos sonhos para Parnamirim: Vamos trabalhar juntas para que cada cidadão se sinta representado e cuidado”, afirmou.

Mais do que uma troca de gestões, a posse de Nilda é um marco na história do município, que pela primeira vez será liderada por uma mulher.

Carla Dickson toma posse para seu segundo mandato como deputada federal


A deputada federal Carla Dickson (União Brasil) tomou posse na quarta-feira 1º para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. A cerimônia ocorreu de forma virtual. 

Casada com o médico Albert Dickson, Carla Dickson tem uma trajetória política que inclui a eleição como vereadora em Natal, em 2016, pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), com 7.294 votos.

Em 2018, Carla concorreu ao cargo de deputada federal, ainda pelo PROS, mas ficou como primeira suplente de sua coligação, com 60.590 votos. No entanto, assumiu uma cadeira na Câmara em 17 de junho de 2020, após o então deputado Fábio Faria ser nomeado ministro das Comunicações no governo de Jair Bolsonaro.

Nas eleições de 2022, Carla ficou novamente como primeira suplente pelo União Brasil, recebendo 43.191 votos. Agora, retorna à Câmara dos Deputados para ocupar a vaga deixada por Paulinho Freire, do mesmo partido, que foi eleito prefeito de Natal em outubro de 2024.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Paulinho Freire é empossado prefeito de Natal

Foto: Elpídio Júnior / CMN

A cidade de  Natal oficialmente passa a ter Paulinho Freire (União Brasil) como prefeito da cidade para os próximos quatro anos, sucedendo Álvaro Dias (Republicanos), que comandou a cidade nos últimos seis anos. Ele foi empossado nesta quarta-feira (1°) em cerimônia no Teatro Riachuelo, em Natal. A vice prefeita, Joanna Guerra, também foi empossada.

A posse de Paulinho e Joanna foi formalizada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Eriko Jácome (PP), eleito e empossado por 25 vereadores como novo presidente da Câmara para os próximos dois anos. A cerimônia foi iniciada por volta das 18h30. Os vereadores empossados Brisa Bracchi (PT), Daniel Valença (PT), Samanda Alves (PT) e Thabata Pimenta (Psol) não compareceram ao evento.

Em seu discurso, Paulinho Freire relembrou sua vida pública iniciada em 1988, quando se lançou candidato à vereador pela primeira vez, não obtendo êxito. Ele se tornou vereador pela primeira vez em 1992 e ficou até 2002, quando se tornou deputado estadual. Ao lembrar de familiares falecidos, Paulinho se emocionou.

“Sabemos que ao lado dessa grandeza que existe em Natal há desafios que precisamos encarar. Natal precisa se tornar um refúgio de qualidade de vida, em que saúde, educação e trabalho sejam acessíveis a todos. Queremos transformar essa cidade em exemplo de gestão. Assumimos esse mandato com a convicção de que é possível construir um futuro melhor”, declarou Paulinho Freire em seu discurso.

Paulinho Freire (União Brasil) foi eleito para ser prefeito de Natal pelos próximos quatro anos tendo vencido Natália Bonavides (PT) nos dois turnos em outubro do ano passado. No segundo turno, Paulinho obteve 222.661 votos, o que representa 55,34% dos votos válidos. A adversária, Natália Bonavides (PT), recebeu 179.714 votos (44,66%).

Perfil

Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, é empresário, natural de Natal (RN) e tem 60 anos. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB. De 1997 a 2002, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo União Brasil.

Joanna de Oliveira Guerra, 34 anos, é graduada em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Estudos Urbanos e Regionais, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Joanna atuou na secretaria municipal de Planejamento de Natal e já atuou na secretaria Especial e diretora de Elaboração e Gestão de Projetos Integrados da pasta, entre 2015 e 2020.

Com informações de Tribuna do Norte