Defensor público Clístenes Gadelha - Foto: Raiane Miranda
Na noite desta quarta-feira (10), o Defensor Público Geral em exercício, Marcus Vinicius Soares Alves, em nome do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, empossou Clístenes Mikael de Lima Gadelha como Defensor Público Geral do Estado para o biênio 2024/2026.
Clístenes foi reeleito com 66% dos votos dos defensores. Formada a lista tríplice, foi renomeado pela governadora Fátima Bezerra em 04 de dezembro de 2023. “A recondução ao cargo se dá pelo reconhecimento da competência e dedicação ao longo de sua trajetória”, enfatizou a governadora.
A Defensoria Pública tem o papel de oferecer orientação jurídica, além de defender, em todos os graus, os necessitados. A Constituição Federal designa a Defensoria Pública do Estado a prestar essa assistência, integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos.
Também participaram da cerimônia outras autoridades, como o Corregedor Geral da DPERN, Bruno Henrique Magalhães Branco; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN, Desembargador Glauber Rêgo; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales; o representante do Ministério Público do RN, Promotor Giovanni Rosado Diógenes; a Controladora Geral do Estado, Luciana Daltro; a Defensora Pública-Chefe substituta da união, Carla Cine; o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto Soares; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Expedito Ferreira de Souza, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Aldo Medeiros; além de representantes da Prefeitura do Natal, UFRN e UERN.
Quem é Clístenes Gadelha
Defensor Público de carreira desde 2008, Clístenes Gadelha será reconduzido ao cargo que exerceu durante o biênio 2022/2024. O Defensor Geral do RN é natural de Alexandria e se formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN).
Ao longo da carreira como defensor acumula experiências na área cível e possui passagens em outros cargos administrativos desta instituição como Corregedor Geral e Subdefensor Público Geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário