A Lei Nº 11.523, sancionada pelo Governo do RN e publicada no Diário Oficial do Estado, torna como patrimônio cultural do RN, o Santuário das Graças e a Capela da Cruz de Zé Leão, localizados no município de Florânia.
O Santuário das Graças começou a ser construído em 1948 pelo Cônego Ambrósio Silva D Vigário. Posteriormente, já em 27 de novembro de 1972, foi comemorado bodas de prata do santuário. Em 3 de setembro de 2000, o santuário é símbolo da romaria do jubileu diocesano.
No santuário, atualmente, existe a casa dos votos, 15 estações da via sacra, centro de estudos, reciclagem e reflexão, duas casas para vigia e zelador, 1.350m2 de calçamento, energização da subida até o topo do monte, aquisição de 50 hectares de terras, via sacra artística para o santuário, mini adutora da cidade até o monte.
Além da imagem do Coração de Jesus e Nossa Senhora, estátuas de Pe. Ibiapina, Pe. Cícero e Frei Damião no monte da redenção três grandes cruzes do calvário, imagem de Nossa Senhora das Dores, Maria Madalena, João discípulo amado, Cristo, Rei do Universo e Santa Luzia.
Sobre a Capela da Cruz de Zé Leão
José Leão, foi um rico fazendeiro que viveu em Florânia no século XIX, e que possuía entre muitas virtudes, a caridade. Conta a história que Zé Leão, como conhecido pelos nativos, foi perseguido por poderosos da cidade, por não ter aceito vender-lhes suas terras e por isso, na madrugada do dia 20 de Janeiro de 1877, foi assassinado da forma cruel, queimado. Com o passar do tempo, acreditam os devotos, ele começou a atender os apelos de pessoas enfermas ou com outros problemas.
Assim, por acreditarem que Zé Leão teria se tornado "Santo" pelos fatos ocorridos depois de sua morte, pessoas tornaram-se devotas dele, passando a oferecer objetos como sinal de gratidão por votos alcançados e como sinal de fé. As oferendas constam de água, pedras, ex-votos (esculturas em madeira, gesso e bonecos de pano, retratando partes do corpo dos fiéis), além de velas, flores e fotografias. No local da execução, foi construída uma capela, conhecida como Capela da Cruz de Zé Leão, que até hoje é visitada por centenas de pessoas de várias partes do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário