quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Jerônymo Américo Raposo da Câmara, o primeiro presidente do TJRN

O Superior Tribunal de Justiça - como era chamado na época - foi instalado no dia 1º de julho de 1892, em sessão no salão nobre do Palácio Potengi, onde funcionava o Congresso do Estado. Estavam presentes os desembargadores nomeados Olympio Manoel dos Santos Vital, Jerônymo Américo Raposo da Câmara, Joaquim Ferreira Chaves Filho. Compunham ainda a formação José Clímaco do Espírito Santo e Joaquim Cavalcante Ferreira de Melo.

Mais velho entre os três, coube ao pernambucano Olympio Vital presidir a sessão de instalação. Ainda nessa sessão, foi eleito presidente efetivo o desembargador Jerônimo Américo Rapouso da Câmara, único norte-rio-grandense na composição dos cinco desembargadores nomeados.

Após nomear os servidores do tribunal e receber a promessa legal dos juízes presentes, o presidente anunciou que as sessões ordinárias aconteceriam às quartas-feiras, ao meio-dia, e que após as sessões, um desembargador, por escala semanal, daria audiência às partes. E assim foi encerrada a primeira sessão do TJRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário