sábado, 22 de outubro de 2022

Monumento Natural Cavernas de Martins - (MONA Martins)


Rio Grande do Norte institui uma nova Unidade de Conservação em seu território. O Governo do Estado, por meio do Decreto Nº 31.754 de 28 de julho de 2022, criou a Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral, denominada Monumento Natural Cavernas de Martins (MONA Martins).

O Monumento Natural Cavernas de Martins é o primeiro desta categoria no Rio Grande do Norte. e compreende uma área de 3.538,45 hectares e perímetro de 39.146,15 m localizados no município de Martins, na região do Alto Oeste do estado, no bioma Caatinga.

Entre os objetivos da Unidade estão o de salvaguardar o patrimônio espeleológico nacional existente na região de Martins e a biodiversidade associada às cavernas; proteger as espécies da flora e fauna locais, especialmente aquelas ameaçadas de extinção; incentivar a realização de pesquisas científicas; promover atividades de educação e interpretação ambiental com vistas à formação de uma consciência ecológica na população local e nos visitantes do Monumento.

A nova Unidade fomentará o turismo ecológico da Região do Alto Oeste e representa uma conquista para a conservação do bioma Caatinga do Rio Grande do Norte. A categoria Monumento Natural, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e destinada a preservar sítios naturais raros e controlar modificação dos aspectos naturais por intervenção humana.

Patrimônio espeleológico e importância biológica

O Monumento Natural Cavernas de Martins abriga um singular patrimônio espeleológico e arqueológico composto por 92 cavidades mapeadas até o momento, sendo 78 cavernas e 14 abrigos, que contam com registros fósseis, pinturas rupestres e elevada diversidade biológica associada a cavernas. Entre os atrativos, tem-se a Casa de Pedra, a segunda maior caverna em mármore do Brasil, a Pedra do Sapo e a Pedra Rajada.

Em relação a biodiversidade, na região do MONA Martins foram registradas até o momento 112 espécies de plantas e 189 de animais, sendo;

- 84 espécies de aves;
- 13 espécies de anfíbios;
- 22 espécies de répteis;
- 14 espécies de morcegos;
- 16 mamíferos terrestres;
- 40 espécies de invertebrados.

Entre as espécies de animais ameaçadas de extinção tem o gato-do-mato-pintado (Leopardus tigrinus), gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), o morcego Furipterus detalle, o pica-pau-anão-da-caatinga (Picumnus limae) e o jacu-do-nordeste (Penelope jacucaca). Já as espécies endêmicas da Caatinga, a coruja tiê-caburé (Compsothraupis loricata), o gaviao asa-de-telha-pálido (Angeloid fringillarius) e o moco (Kerodon rupestris).

Visitação e pesquisa cientifica

A visitação e permitida e conta com o apoio de um guia local na Casa de Pedra. A pesquisa cientifica devem seguir as normas estabelecidas pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio/Icmbio) e pelo órgão ambiental – mais informações no e-mail pesquisaucrn@gmail.com. Em breve, o Plano de Manejo será publicado com as demais regras previstas no regulamento do Monumento.

Conselho e Ecoposto

Além de oficializar a criação da nova área de Conservação Estadual, o Decreto institui ainda o Conselho Gestor do MONA Cavernas de Martins, órgão público colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura desconcentrada do Idema. O grupo, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, deverá ser presidido pelo representante do Idema. A formação será publicada em portaria do órgão.

O local receberá um Ecoposto - sede administrativa da Unidade – a ser construído com materiais sustentáveis. Contará com mirante, sala multimídia e de exposição, auditório, dormitório, banheiros, cozinha e administração.

Trata-se de um espaço para as reuniões e encontros do Conselho Gestor da Unidade, além de ser um local para os pesquisadores e estudantes realizarem pesquisas científicas.

Documentos

- Decreto Nº 31.754, de 28 de julho de 2022. AQUI

- Mapa dos limites do Mona (pdf) - AQUI

- Mapa da área de amortecimento - AQUI

Contato

Núcleo de Unidades de Conservação (NUC)

Gestora do MONA: Liana Sena

E-mail: monacavernasdemartins@gmail.com

Telefone: (84) 3113-6144 (NUC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário