domingo, 27 de fevereiro de 2022

Faleceu Dona Cleonice Dias, mãe do prefeito de Natal, Álvaro Dias


Faleceu na noite deste sábado (26), em Natal, Dona Cleonice Costa Dias, mãe do prefeito Álvaro Dias.

Dona Cléa, como é mais conhecida, estava internada na UTI do Hospital Memorial São Francisco, com pneumonia e complicações da idade.

Viúva do ex-deputado Adjuto Dias, Dona Cléa deixa de filhos: Álvaro, o conselheiro do TCE, Renato Dias; a médica Débora Dias, Anselmo, Beto, Andréa e Adriana.

Blog do Heitor Gregório.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Caicó/RN: Fisioterapeuta e poeta Plácido Amaral morre por complicações da Covid-19


Faleceu na tarde deste sábado(26/02), vítima de complicações da Covid-19, o fisioterapeuta e poeta Plácido Ferreira do Amaral Júnior. Residente em Caicó, no seridó, ele tinha 63 anos e estava internado há mais de 30 dias em uma UTI da capital potiguar. 

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, Plácido considerava-se um humilde fazedor de versos. Escreveu centenas de poemas divulgados em coletâneas literárias e nas redes sociais da internet.

Ele fazia parte de diversas entidades culturais: Era membro do C.T.S. (Clube dos Trovadores do Seridó); acadêmico da ARLAC (Academia Rotária de Letras, Artes e Cultura); Acadêmico da ACILBRAS (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil), sócio da União Brasileira de Trovadores (UBT), sessão de Caicó/RN.

Recentemente, Plácido tinha sido eleito para a Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel - ANLiC.

Deixa a esposa Maria do Rosário Gurgel do Amaral(administradora de empresas e funcionária pública estadual) e 2(dois) filhos: Gabriel José do Amaral(bacharel em Direito e corretor de imóveis) e Felipe José Gurgel do Amaral(graduado e mestre em Economia).

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Erivam do Carmo é eleito presidente da FETARN

Imagem: reprodução.

O 11° Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande (11° CETTR), aconteceu de forma virtual, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, e a eleição para a nova Diretoria Executiva e respectivos suplentes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN.

A chapa única, intitulada de “Unidos por uma agricultura familiar que alimenta, defende a vida e respeita a diversidade” liderada pelo agricultor familiar Erivam do Carmo Silva, atual Coordenador da Regional Nordeste da Contag e filiado ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Coronel Ezequiel/RN – STTR foi eleita por unanimidade.

A eleição aconteceu no dia 24 de fevereiro, segundo dia do 11° Congresso da FETARN. A nova diretoria foi eleita com 224 votos dos 226 delegadas e delegados votantes.

O mandado será de quatro anos e a posse está marcada para o dia 31 de março de 2022, onde o atual presidente da FETARN, Manoel Cândido da Costa, irá passar a presidência da Federação para o recém-eleito Presidente Erivam do Carmo Silva que atuará em conjunto com toda a Diretoria Eleita.

Diretoria Executiva

Presidente: Erivam do Carmo Silva

1ª Vice-Presidente e Secretário de Políticas Sociais: Ana Aline Morais

2ª Vice-Presidente: Kátia Albertina de Araújo

Secretária Geral e de Comunicação: Maria Gabriela Evangelista

Suplente da Secretária Geral e de Comunicação: Edyjane Florêncio Nunes

Secretário de Formação e Organização: Francisco de Assis Araújo

Suplente do Secretário de Formação e Organização Sindical: José Leite dos Santos Filho

Secretário de Administração e Finanças: Ana Paula Reinaldo da Silva Oliveira

Suplente do Secretário de Administração e Finanças: Késia Cristina Fernandes de Oliveira

Secretário de Política Agrícola: Jocelino Dantas Batista

Suplente do Secretário de Política Agrícola: João Batista Felix de Melo

Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente: Alécio Ananias da Silva

Suplente do Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente: José Marcelo da Silva

Secretária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares: Jocélia Maria da Silva

Secretária Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares: Natália Michelly da Silva

Secretário Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Terceira Idade: Manoel Cândido da Costa

Conselho Fiscal

Titulares: Ambrósio Lins do Nascimento, Manoel Leonardo do Nascimento, Ednalva Trajano Santos e Solange de Medeiros Araújo

Suplentes: Almir Medeiros da Cunha, Divina Maria de Medeiros da Silva, Maria Jose Justino P. Rodrigues e Marcone Aurélio Varela

Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares

Titulares: Marta Soares Ribeiro, Janete Silva de Melo, Elizabeth Cordeiro da Silva, Maria Auxiliadora Silvino de Paula, Alba Cristina Nobre de Souza e Lucineide Souza Bezerra Azêvedo

Suplentes: Sueli Nonato de Medeiros, Cleoneide Joaquina Conceição Alves Moreira, Ana Joyce Soares de Oliveira, Francisca Luciana de França Silva, Flávia de Lucena Pereira e Janaina Silva dos Santos

Comissão Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultoras Familiares da Terceira Idade

Titulares: Antônia da Silva Dantas, Francisco José da Silva, Francisco Medeiros da Silva, Maria Nilzonete da Silva, Manoel Laécio Nogueira e Maria do Céu Aprigio

Suplentes: José Luiz da Silva, Maria Sônia de Almeida, Francisco Carneiro da Silva, Marta Maria Pereira, Juvenal Benedito de Queiroz e Inez Ferreira de Souza

Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultoras Familiares

Titulares: Girlaine Patricia dos Santos Targino, Wellington Vicente da Silva, Antonia Elita da Silva, Antonio Fernando Oliveira Feitosa, Viviane de Oliveira Lima e Orlando Fernandes

Suplentes: Talyne Pereira do Vale Souza, Jorge Jaques Silva, Rayane da Silva Medeiros, Vinicius Ferreira da Silva, Mateus Rodrigues Bezerra de Moura e Eliana Cristina da Silva.

Sobre o presidente Erivam do Carmo: 

Erivam do Carmo Silva nascido em 1983, na Comunidade Antas Zona Rural do município de Coronel Ezequiel – RN. É Agricultor Familiar, onde por muito tempo trabalhou ajudando sua mãe Maria Nelia da Silva, seu pai Jose do Carmo Silva bem como seus irmãos e suas irmãs, exercendo a atividade até hoje. 

Em 2005 fundou a Associação de Desenvolvimento da Comunidade Antas em Coronel Ezequiel – RN(ADECA), presidiu a mesma até o ano de 2009.

Em 2008 se elege Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município de Coronel Ezequiel – RN.

Em 2010 foi eleito 1º Secretário de Juventude Rural da FETARN, sendo reeleito em 2014. Em 2018 foi escolhido para o cargo de Secretário de Administração e Finanças da FETARN, 

Sobre a FETARN:

Fundada em 15 de junho de 1962, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN é uma entidade constituída para fins de estudo, defesa e coordenação dos interesses coletivos e individuais da categoria. São mais de 243 mil filiados de 164 sindicatos que se organizam estrategicamente em 10 Polos Sindicais (Alto Oeste, Médio Oeste, Seridó, Trairí, Mato Grande, Vale do Assú, Potengi, Canavieiro, Grande Natal e Central). 

Além do conjunto da Diretoria e do setor administrativo, a FETARN desenvolve suas atividades políticas através de secretarias temáticas, que atuam nas políticas: Agrícola, Agrária, Sociais, Formação e Organização Sindical, Assalariado (as), Meio Ambiente, Mulheres, Juventude Rural e Terceira Idade.

Morre o maior empresário do setor salineiro do RN, Francisco Souto Filho, aos 95 anos


O empresário Francisco Ferreira Souto Filho, 95 anos, faleceu na noite de ontem, em Mossoró. A confirmação da morte foi feita pela sua esposa, Edith Souto. "É com profundo pesar que comunico o falecimento de Francisco Ferreira Souto Filho, Soutinho. O velório será na sua residência, na Praça vigário Antonio Joaquim", comunicou ela, em mensagem a amigos e familiares. "Soutinho" como era conhecido, nasceu em Areia Branca, no dia 7 de agosto de 1926; e sua trajetória, como empresário, se confunde com a história da indústria salineira no Rio Grande do Norte. Mostra disso é que ele foi presidente do Sindicato da Indústria da Extração do Sal do Estado (Siesal/RN) por 62 anos.

De acordo com perfil publicado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), ele abandonou o curso de Direito para assumir os negócios da família. Na época, isso consistia em algumas fazendas, ações e salinas na região Oeste, nas cidades de Areia Branca, Grossos e Mossoró. Em 1953, ele participou ativamente da fundação do Siesal e foi eleito o primeiro presidente da entidade. E foi reconduzido para a função por mais de seis décadas. Ele só deixou o posto em 2020.

Seu sucessor na função, Airton Torres, descreveu-o como um homem à frente de seu tempo, um exemplo para o setor empresarial. "Ele é uma referência para os empreendedores do Rio Grande do Norte. Teve uma vida dedicada ao setor produtivo, à atividade industrial. Foi uma liderança incansável na defesa do setor salineiro. Exerceu a presidência do Sindicato por 62 anos e, em um gesto de reconhecimento, era presidente de Honra da entidade. Também empreendeu em energias eólica. Sempre vai ser um exemplo de empresário", declarou.

Ele também foi um dos membros fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na qual é um dos diretores. Ele integrou a Associação Brasileira de Extratores e Refinadores de Sal, por mais de 40 anos.

Sua trajetória como empresário lhe rendeu inúmeras homenagens. Em maio de 2010, foi agraciado com a Ordem do Mérito Industrial, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Essa é a mais alta comenda da indústria brasileira.

Em 2021, foi homenageado pela Fiern com a "Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore", concedida anualmente aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

Em 1976 casou-se com Edith Fernandes Souto, que em 2011 lançou a biografia “Trabalhar e viver o que puder”, em parceria com Jacques Cassiano Fernandes Vidal, que narra os principais momentos da trajetória de vida do empresário. O livro foi lançado em 2011, em solenidade na Fiern. Na época, o então presidente da entidade, Fávio Azevedo, declarou que Soutinho era "um homem de sete instrumentos, deixou sua marca em quase todos os segmentos industriais e sua vida é um exemplo para os empresários do Rio Grande do Norte". Além da atuação no setor salineiro, Francisco Souto Filho também atuava na área de energia eólica no Rio Grande do Norte e no Ceará; e agropecuária. 

Com informações da Tribuna do Norte

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

TJRN mantém afastamento de prefeito de Porto do Mangue por mais 90 dias

Imagem: reprodução.

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN negou provimento a dois Agravos Regimentais interpostos pelo prefeito do Município de Porto do Mangue, Hipoliton Sael Holanda Melo, e manteve as medidas cautelares estabelecidas contra o gestor, deferindo o pleito do Ministério Público para a prorrogação dessas medidas por mais 90 dias, a partir da publicação da decisão.

Com isso, o prefeito segue afastado do cargo, assim como o gerente contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto. Eles estão proibidos de entrar ou permanecer, ainda que para visitação, nas dependências da sede do Poder Executivo Municipal de Porto do Mangue, bem como quaisquer órgãos ou secretarias municipais situadas em prédios diversos.

Hipoliton Sael Holanda Melo foi afastado do cargo em 18 de junho de 2021, após o Ministério Público Estadual deflagrar a operação “Terceiro Mandamento” que apura fraudes em contratos da Prefeitura. Segundo o MP, uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas para o cometimento de fraudes. Desde 2018, tal empresa foi contratada ao menos oito vezes pela Prefeitura, recebendo a quantia de R$ 2.342.005,67 a título de remuneração decorrente dos contratos públicos firmados.

Os Agravos apresentados pelo gestor são contra decisão proferida pelo desembargador Cornélio Alves, em 18 de outubro de 2021, nos autos da Cautelar Inominada Criminal nº 0806662-80.2021.8.20.0000, que manteve as medidas cautelares; e contra decisão proferida pelo desembargador Saraiva Sobrinho, nos autos da Ação Penal nº 0811863-53.2021.8.20.0000, no dia 28 de outubro de 2021, que decretou novo afastamento pelo prazo de 120 dias.

O Tribunal também negou o pedido de habilitação feito pelo vice-prefeito Francisco Antônio Faustino, que assumiu interinamente o cargo, para acesso aos autos da investigação, bem como de todos os anexos e incidentes apensos relacionados.

Suposto esquema

Na decisão do dia 18 de outubro, o desembargador Cornélio Alves relata que “há elementos indiciários os quais apontam que não só a empresa DEUS É AMOR vinha sendo utilizada para desviar recursos públicos do Município de Porto do Mangue/RN, enriquecendo ilicitamente os supostos participantes do esquema criminoso, mas também outras pessoas jurídicas, titularizadas por laranjas ou ‘testas-de-ferro’, ou, ainda, empresas reais – como fornecedoras, locadoras de veículos –, as quais eram aparentemente contratadas pela DEUS É AMOR para execução de serviços particulares dos investigados e outros possíveis integrantes da organização”.

A decisão também cita indícios de fraudes nas emissões de notas fiscais, pela empresa DEUS É AMOR. “Não há notas fiscais de entrada das mercadorias supostamente vendidas pela empresa ao Município de Porto do Mangue, tampouco foi encontrada a maioria dos procedimentos de contratação da citada empresa. Mais ainda, há aparente reprodução da mesma venda em notas fiscais diferentes, tendo inclusive a empresa emitido três notas fiscais com valores idênticos e com a mesma relação de produtos. Não obstante algumas dessas circunstâncias reveladas digam igualmente respeito aos próprios fatos investigados, há, como dito, veementes indícios de um engenhoso esquema supostamente operado pelos investigados, no seio da Administração do Município de Porto do Mangue, que vai além da empresa DEUS É AMOR e que, potencialmente, continuou mesmo após o encerramento ‘virtual’ das operações desta empresa, revelando, pelo menos por ora, circunstâncias contemporâneas que encerram risco à ordem pública e ao erário daquela municipalidade”.

Agravos

Ao analisar os Agravos Regimentais, o relator, desembargador Cornélio Alves, refutou as alegações do gestor afastado de “ausência de imputação objetiva ao réu” e de “ausência de contemporaneidade dos fatos narrados”.

O magistrado destaca que a leitura dos documentos e depoimentos que instruem o pedido do MP revelam que empresas utilizadas pelo gerente contábil do Município, Elizeu Melo Neto, ou por “laranjas”, bem como outras empresas, foram aparentemente utilizadas para desvio de verbas públicas do Município de Porto do Mangue. Também há documentos indicando que mesmo após o assassinato de um dos supostos “laranjas”, foram emitidas pela empresa DEUS É AMOR notas fiscais aparentemente fictícias, correspondentes a vendas de produtos para os quais, até o momento, não há qualquer comprovação de entrega ao Município.

“Os fatos, como dito na decisão, ultrapassam o lapso temporal dos contratos ‘formalmente firmados’ com a empresa DEUS É AMOR, passando aparentemente a envolver também outras empresas, com incremento modus operandi, além da troca dos ‘laranjas’”, destaca o voto.

Cornélio Alves também faz referência ao depoimento extrajudicial do ex-secretário municipal de Administração, colhido em 14 de setembro de 2021, no qual este afirma peremptoriamente que o prefeito autorizava a efetivação de pagamentos à empresa DEUS É AMOR, mesmos em processos incompletos, sem medições, notas de recebimento ou mesmo assinaturas.

Há ainda a apresentação de indícios pelo MPRN de que, durante o breve período de retorno de Hipoliton ao cargo de Prefeito, este teria concorrido para a falsificação de documentos públicos e utilização desses documentos, com a finalidade de atrapalhar as investigações e encobrir os delitos averiguados no PIC n.º 0808157-96.2020.8.20.0000.

“A arguição de que, por ter enviado diversos documentos sem assinatura, não poderia ter participado das possíveis falsificações, tampouco agido com dolo na utilização desses documentos, resta enfraquecida diante do fato de que a totalidade desses documentos (sem sua assinatura), já havia sido enviada ao Parquet. Os documentos a que se refere a nova denúncia dizem respeito justamente às peças que supostamente instruíram os procedimentos licitatórios ou de dispensa/inexigibilidade de licitação objeto da primitiva investigação, por muito tempo sonegados aos órgãos de controle, os quais não haviam sido encontrados nem pela gestão interina, durante o primeiro afastamento do Prefeito, tampouco nas diligências de busca e apreensão realizadas nas repartições municipais, autorizadas pela justiça em procedimento conexo aos presentes autos”.

Assim, decidiu o relator que além da materialidade e fartos indícios da autoria delitiva atribuída ao acusado, os fatos contemporâneos referenciados indicam que sua permanência na gestão do Município de Porto do Mangue, bem como seu acesso às repartições públicas municipais e seu contato com as testemunhas, declarantes e demais investigados, encerra o risco de utilização da máquina administrativa para cometimento de novas infrações penais e mácula à instrução processual.

(Processo nº 0811863-53.2021.8.20.0000)

Fonte: TJRN

Janaína de Salin é empossada prefeita interina de Lagoa de Pedras - RN


Sessão solene de posse. Fotos: Rudimar Ramon. 

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa de Pedras(na região agreste potiguar), Janaína de Salin(PL), assumiu na tarde desta quinta-feira(24/02), de forma interina, a chefia do Poder Executivo do município.  Enquanto isso, o Legislativo será presidido pela vereadora Marluce Couto da Silva(PSB),  vice-presidente. 

Na última terça-feira(22), o prefeito Guilherme Amâncio(PSD) e o vice André de Canindé(PSD) tiveram os mandatos cassados pelo TRE-RN por compra de votos nas eleições municipais de 2020.   

Janaína ficará no cargo até que novas eleições sejam realizadas no município. Ela passa a ser a primeira mulher a governar Lagoa de Pedras, ainda que provisoriamente. 

Sobre a nova prefeita: 

JANAINA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS, mais conhecida como Janaína de Salin, nasceu em 07 de fevereiro de 1985. Em 2020 disputou sua primeira eleição, sendo inclusive a vereadora mais votada do município, conquistando 471 votos, pelo PL. Ao ser empossada em janeiro de 2021, foi escolhida presidente da Câmara de Lagoa de Pedras para o biênio 2021/2022. 

É casada com Salin do Nascimento Dantas, ex-vereador e ex-presidente do legislativo municipal. Salin é neto do ex-prefeito João Pedro Dantas(in memoriam) e filho do ex-vice-prefeito Severino Sales Dantas. 

*Fatos do RN.

90 anos do voto feminino no Brasil: Rio Grande do Norte teve primeira eleitora registrada do país

O Brasil celebra nesta quinta-feira (24) os 90 anos do voto feminino no país, com a chegada do primeiro Código Eleitoral Brasileiro em fevereiro de 1932. Mas quase cinco anos antes, o Rio Grande do Norte já tinha entrado na história nacional ao registrar sua primeira eleitora: a professora Celina Guimarães Vianna, então com 29 anos.

O estado publicou a Lei nº 660, em 25 de outubro de 1927, estabelecendo que não haveria distinção de sexo para o exercício do voto. Em 25 de novembro daquele mesmo ano, na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, o nome de Celina Guimarães foi incluído na lista dos eleitores do estado. O fato repercutiu mundialmente.

Em abril de 1928, quatro anos antes do código eleitoral, Celina votou pela primeira vez junto com outras 14 mulheres potiguares, que já estavam alistadas. Na mesma ocasião, o estado também registrou a eleição da primeira prefeita do país: Alzira Soriano, eleita para comandar a cidade de Lajes (RN) com 60% dos votos. Ela tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929.

Celina Guimarães Vianna — Foto: Reprodução/TSE

De acordo com a promotora de Justiça do Rio Grande do Norte Érica Canuto, que estuda a atuação feminina na política, o pioneirismo potiguar foi resultado da luta e incentivo da advogada feminista Bertha Lutz.

"Existia um movimento sufragista forte na Europa. Bertha Lutz foi estudar fora e trouxe esses ideais para o Brasil. Ela veio ao RN em 1927 e conseguiu convencer o governador do estado, Juvenal Lamartine, a mudar a lei estadual. E rodou o interior do estado todo. Em Lajes, ela conheceu Alzira Soriano e viu nela uma gestora nata. Alzira era viúva e administrava uma fazenda. Bertha foi quem convenceu ela a se candidatar", conta.

Alzira foi a primeira prefeita da América Latina.

Alzira Soriano em seu gabinete no governo de Lajes — Foto: Arquivo Pessoal

Os votos das primeiras eleitoras potiguares em 1928 acabaram anulados pela Justiça, mas o marco ficou na história. Já Alzira perdeu o mandato por causa da revolução de 1930, foi convidada a permanecer na liderança do município como interventora, mas recusou. Ela foi eleita vereadora pelo município em outras duas ocasiões.

Desde a instituição do Código Eleitoral, as mulheres passaram a participar mais ativamente da política nacional, mas Erica Canuto considera que ainda há grandes desafios a serem vencidos, quando o assunto são os direitos políticos desse público.

Atualmente as mulheres representam a maior parte do eleitorado do país e no estado. Nas últimas eleições de 2020, as eleitoras representavam 52,8% dos votos no Rio Grande do Norte. Apesar disso, a participação nos cargos eletivos é mínima.

No Congresso, apenas cerca de 15% das vagas foram ocupadas por mulheres nas últimas eleições. Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, dos 24 parlamentares eleitos em 2018, apenas três são mulheres - o que representa cerca de 12,5%. Na Câmara Municipal de Natal, a proporção é um pouco maior e chega a 20%. São seis vereadoras entre os 29 parlamentares.

Além disso, o Rio Grande do Norte conta com a única mulher no cargo de governadora, entre os 26 estados do país: Fátima Bezerra (PT).

Fátima Bezerra (PT) ao assumir o cargo de governadora do RN em 2019. A única mulher entre os governadores do Brasil. — Foto: Eduardo Maia/ALRN

"Lugar de mulher também é na política. Em 2015 o TSE determinou um mínimo de tempo de campanha reservado para mulheres, depois teve a reserva de 30% do fundo eleitoral para as candidatas, e ano passado, a lei de combate à violência política contra a mulher. Estamos falando de uma busca por igualdade. A ocupação da mulher nos espaços públicos é um objetivo de paridade, porque todas as violências contra a mulher são fundamentadas na desigualdade. É preciso investir em políticas públicas afirmativas e educação, que se fale disso em todos os espaços, porque estamos falando de cultura, que demora a ser modificada", considera.

A Lei 14.192 de 2021 considera violência política contra a mulher "toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher", além de "qualquer distinção, exclusão ou restrição no reconhecimento, gozo ou exercício de seus direitos e de suas liberdades políticas fundamentais, em virtude do sexo". As medidas valem já a partir das eleições de 2022.

Fonte: G1/RN

Morre Dr. José Rocha, ex-deputado estadual e ex-presidente do TRT-RN


Faleceu na noite desta quarta-feira (23), o Dr. José de Vasconcelos da Rocha, aos 86 anos, desembargador aposentado, ex-deputado estadual, primeiro presidente do TRT-RN e ex-presidente do América. Ele estava internado na Casa de Saúde São Lucas após uma fratura do fêmur e também havia contraído uma infecção respiratória e no pâncreas que se agravou nos últimos dias e o levou a óbito. 

Paraibano radicado em Natal, José Rocha era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais  pela Faculdade de Direito de Alagoas em 1963. Era filho do líder político Adauto Ferreira da Rocha, que foi prefeito de cidades do Agreste Potiguar, como Arêz, Goianinha e Várzea; e também deputado estadual e presidente da ALRN.
 
José Rocha também trilhou carreira na política sendo apoiado pelo ex-senador e ex-governador Dinarte de Medeiros Mariz. "Zé Rocha" foi vice-prefeito da cidade de Goianinha(1958-1959), Deputado Estadual do RN pelo antigo PTN(Partido Trabalhista Nacional) por duas legislaturas(1959-1963 e 1963-1967) e assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Estado no período de 13 a 31 de janeiro de 1961. 

Em 1966 concorreu a deputado federal pelo MDB, recebendo 10.661 votos, mas não se elegeu.

Foi fundador e primeiro presidente do Tribunal Regional do Trabalho - TRT/RN, de 1992 a 1994.  José Rocha acumulou oito passagens pela Presidência do América Futebol Clube, entre eleições e mandatos 'tampões' que assumiu enquanto presidia Conselho Deliberativo. O ex-presidente dá nome à Arena América e também ao prédio da Justiça do Trabalho da 21ª Região, órgão que já presidiu durante o tempo em que permaneceu como desembargador.

José Rocha deixa viúva e quatro filhos entre eles o hoje também desembargador do TRT-RN, Eduardo Serrano Rocha.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

George Soares assume presidência da Comissão de Constituição e Justiça da ALRN

Foto: Eduardo Maia.

Os deputados George Soares (PL) e Francisco do PT foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do RN. Os nomes, consenso entre os parlamentares que compõem o grupo de trabalho, foram anunciados em reunião de instalação na manhã desta terça-feira (23). Os eleitos têm mandato de um ano, igual período de permanência dos demais membros. Não integram as comissões os cinco membros da mesa diretora da Assembleia.

A CCJR é maior comissão técnica da Assembleia Legislativa, com sete parlamentares e tem ainda como membros titulares os deputados Jacó Jácome (PSD), Ubaldo Fernandes (PL), Subtenente Eliabe (SDD), Souza Neto (PSB) e Galeno Torquato (PSD). As reuniões da CCJR acontecem semanalmente, às 9h, sempre nas terças-feiras.

As demais comissões ficaram assim definidas:

Comissão de Finanças e Fiscalização: Isolda Dantas (PT), Hermano Morais (PSB), Tomba Farias (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Getúlio Rêgo (DEM), José Dias (PSDB) e Coronel Azevedo (PSC).

Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública: Cristiane Dantas (SDD), Nelter Queiroz (MDB), Vivaldo Costa (PSD), Souza Neto (PSB) e Gustavo Carvalho (PSDB).

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo: Gustavo Carvalho (PSDB), Isolda Dantas (PT), Hermano Morais (PSB), Albert Dickson (PROS) e Francisco do PT (PT).

Comissão dos Direitos do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania: Kleber Rodrigues (PL), Jacó Jácome (PSD) e Eudiane Macêdo (REPUBLICANOS).

Comissão de Saúde: Getúlio Rêgo (DEM), Galeno Torquato (PSD), Cristiane Dantas (SDD), Dr. Bernardo (MDB) e Albert Dickson (PROS).

Na composição das Comissões Permanentes ou Temáticas, que na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte são em número de seis, é assegurada a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares, de acordo com o artigo 43, parágrafo 1º da Constituição do Estado.

Todo deputado deve pertencer a uma Comissão, exceto o presidente da Mesa Diretora da Casa. Cada bancada, se o número de seus integrantes o permitir, terá em cada Comissão tantos suplentes quantos titulares. Não sendo possível a uma bancada indicar suplente, será nomeado deputado de outra bancada, de preferência do mesmo bloco parlamentar do titular.

COMPETÊNCIAS

As Comissões se reúnem semanalmente para, conforme descrito na Constituição do Estado, discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo (1/10) dos membros da Casa; realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil; convocar Secretários de Estado, Procuradores Gerais e Comandante da Polícia Militar para prestarem informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições; receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas; solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão; apreciar programas de obras, planos estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.

Vereador de Baía Formosa-RN tem mandato cassado por extrapolar limite de faltas

Imagem: reprodução.

Depois de faltar a 13 sessões ordinárias das 33 ocorridas em 2021 na Câmara Municipal de Baía Formosa sem apresentar justificativa, o vereador Richards Pereira Tertulino(PP) teve seu mandato cassado pelos seus pares durante a sessão desta terça-feira (22).

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores do município, Toninho Madeiro, o vereador infringiu ao disposto no artigo 24, Inciso III da Lei Orgânica do município, que diz que perde o mandato o vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Câmara Municipal, salvo licença ou missão por esta autorizada.

“Tudo o que foi feito pela Casa foi cumprindo o que determina o regimento interno. O vereador foi notificado, teve oportunidade de fazer sua defesa em tempo hábil e não o fez. Então não é possível alegar que houve perseguição de A ou B”, destacou o vereador Toninho Madeiro, presidente da Câmara de Baía Formosa.

*Com informações do Blog do FM.

Morre José Jerônimo, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cruzeta-RN


Faleceu na última terça-feira(22/02), o senhor José Jerônimo de Oliveira(78 anos), ex-vereador por quatros mandatos e ex-vice-prefeito da cidade seridoense de Cruzeta. 

Seu Zé Jerônimo , como era carinhosamente tratado na cidade, era uma pessoa muito querida na cidade em razão do trabalho político e social que realizou no longo de sua vida em favor do menos favorecidos. Ele deixou sua marca de trabalho e compromisso, foi um homem envolvido na trajetória histórica e política do município de Cruzeta. 

Foi eleito vereador nos pleitos de 1988(pelo PL, com 266 votos), 1992(também pelo PL, com 229 votos); 2000(pelo PPB, com 294 votos) e 2004(pelo PP, com 582 votos). Em 2012 ficou na suplência com 188 votos. 

Em 2008 foi eleito para o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito José Sally de Araújo, ocupando o cargo de 2009 a 2012. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

TRE-RN cassa prefeito e vice-prefeito de Lagoa de Pedras

Imagem: reprodução. 

Nesta terça-feira (22), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, desproveu o recurso e determinou o afastamento imediato de Guilherme Affonso Melo Amancio da Silva(PSD) e de André Michel Paulo de Andrade(PSD) dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Lagoa de Pedras/RN, respectivamente; assim como a realização de novas eleições naquele município.

O desembargador Claudio Santos, relator do processo, entendeu que a sentença proferida pelo juízo da 44ª Zona Eleitoral não merece qualquer reparo, pois foi fundamentada em sólido acervo probatório que converge quanto à ilicitude perpetrada, no caso em questão a compra de votos. "No caso, os investigados, ora recorrentes, foram condenados ao pagamento de multa no valor de 15.000,00 UFIR, além da cassação dos seus diplomas de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Lagoa de Pedras/RN. Tais condenações não merecem qualquer reparo. (...) Ante o exposto, voto pelo desprovimento do recurso, mantendo-se a sentença recorrida em todos os seus termos. Por conseguinte, determino o afastamento imediato de Guilherme Affonso Melo Amancio da Silva e de André Michel Paulo de Andrade dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Lagoa de Pedras/RN, respectivamente; assim como a realização de novas eleições naquele município", destacou o relator em seu voto.  

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral também foi no sentido de manter a sentença de primeiro grau. "Os elementos circunstanciais conjugados e concatenados apontam no sentido de que os candidatos efetivamente tinham conhecimento dessa atuação e dela se beneficiaram. O teor dos vídeos e dos áudios apontam no sentido de que havia uma proximidade do chefe da Guarda Municipal com os candidatos, pois eles são mencionados constantemente nos vídeos. A própria condição funcional, de chefe da guarda municipal em um município pequeno do interior, exige uma proximidade com  o gestor ou futuro gestor. E como o advogado dos recorridos ressaltou, o chefe da guarda municipal, após a eleição em que os candidatos sagraram-se vencedores, foi mantido no cargo, como ele mesmo antecipara nesses vídeos. Então, tudo isso conjugado constitui um material probatório, ao ver do Ministério Público, suficiente para demonstrar o conhecimento e a anuência dos candidatos. 

Por isso, o parecer foi no sentido de que fosse mantida a sentença que cassou os mandatos e aplicou multa. E por fim, para afastar um dos argumentos dos recorrentes, o ilícito de captação de sufrágio não exige resultado material, basta o especial fim de agir, que é aquele prometer vantagens para obtenção de votos. Com essas considerações, o Ministério Público Eleitoral pede a manutenção da sentença", disse o procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Telles.

*Com informações do TRE-RN

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Livro aborda 50 anos da Secretaria de Turismo de Natal


A professora e pesquisadora Andréa Virgínia Sousa Dantas, do Departamento de Turismo (Detur), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), participou da organização do livro Cinco décadas de turismo na Cidade do Natal: trajetória da Secretaria Municipal de Turismo de Natal (Setur). Lançada digitalmente pela EDUFRN, a obra é organizada em parceria com as turismólogas Maria de Fátima Braga e Valdiléia Oliveira de Lima. A produção pode ser baixada gratuitamente no Repositório Institucional da UFRN.

A obra é composta por seis capítulos escritos por professores, pesquisadores, turismólogos, funcionários da Setur e servidores públicos da Prefeitura do Natal, além de alunos da disciplina Gestão Pública do Turismo, ministrada pela professora Andréa Dantas, na graduação em Turismo da UFRN. A produção conta com introdução da professora Andréa e posfácio da docente e agente administrativo da Setur, Ana Valquíria de Souza, em colaboração com a graduanda em Turismo (UFRN) e também estagiária daquela Secretaria, Ellen Victória Ferreira da Rocha.

O livro é resultado de um trabalho de pesquisa profundo e detalhado que recupera os 50 anos da Setur (1969-2019), contextualizando as ações nos cenários local e nacional do turismo em uma linha cronológica. Foi idealizado a partir de um pedido especial feito pela secretária municipal de turismo, Christiane Alecrim, em setembro de 2018, ao Departamento de Turismo da Universidade.

Segundo a professora Andréa, a obra é importante porque existe pouco material produzido sobre o turismo de Natal, especialmente quanto à atuação da gestão pública, e muito se perde nas mudanças de gestão. A docente acredita que essa é a primeira obra propriamente dita nesse sentido. “Esse livro tem o propósito de resgatar e de registrar o cuidado que a Setur tem com o turismo em Natal, apesar de todas as dificuldades. Porém, em um município sem grandes indústrias, a grande alternativa econômica tem sido o turismo, praticamente desde a construção da Via Costeira nos anos 1980. Por ser um setor altamente fragmentado, os natalenses muitas vezes não se dão conta disso. Contribuir para o registro e o debate sobre o tema é um impacto positivo esperado por essa obra”.

O livro foi publicado digitalmente e, em breve, deve ser lançado oficialmente pela Prefeitura do Natal em uma versão impressa.

Vereador de Caiçara do Norte (RN) tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral

Imagem: reprodução.

Alvos de uma operação do Ministério Público Eleitoral, o ex-prefeito de Caiçara do Norte, Amarildo Elias de Morais Filho(PT), e o vereador Janailton Francisco Pereira(PROS) foram condenados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apurava suposto abuso de poder por parte do então prefeito e seus correligionários na corrida eleitoral de 2020.

A Justiça determinou a cassação do registro de candidatura de Amarildo Elias de Morais Filho e a cassação do diploma e do mandato de Janailton Francisco Pereira. Ambos foram declarados inelegíveis pelo período de 8 anos, contados a partir da eleição de 15 de novembro de 2020. A inelegibilidade também foi estendida à ex-secretária de Saúde do município, Manuella Kelly dos Santos Gualberto, e à ex-prefeita-interina Raimunda Elisângela dos Santos Gomes.

De acordo com a sentença, restou comprovada a prática de abuso de poder político por parte do então prefeito ao constranger eleitores, utilizando-se de ameaça de demissão de familiares empregados na Prefeitura, e destruir bandeira do lado opositor, com o objetivo de condicionar o sentido do voto e influenciar o comportamento do eleitor, desequilibrando o pleito em seu favor.

A Justiça também entendeu que o vereador Janailton Francisco utilizou-se de seu prestígio como presidente da Câmara dos Vereadores para implementar as ações ilícitas de captação de votos, além de ter se utilizado de recursos da Câmara Municipal em proveito próprio, colocando advogado da instituição à disposição de uma eleitora, além de se valer dos serviços do Controlador da Casa Legislativa para finalidades não inerentes ao ente público.

*Com informações do MPRN

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Dom Eliseu Mendes

Foto: reprodução.

Em 20 de fevereiro de 1954, num dia de Sábado, tomava posse como 3º Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Eliseu Simões Mendes.

Nascido no Estado da Bahia, a 18 de maio de 1915, na cidade do Salvador, onde ordenou-se a 4 de dezembro de 1938. Exerceu, na capital baiana, cargos eclesiásticos de Grande Chanceler da Cúria Arquidiocesana e Secretário Geral do 1º Congresso Nacional de Vocações Sacerdotais, em 1949.

Em 21 de agosto de 1950 foi eleito Bispo auxiliar de Fortaleza, no Estado do Ceará, recebendo a sagração episcopal a 3 de dezembro do mesmo ano. Era um ano de seca no Nordeste, e Dom Eliseu conheceu de perto os efeitos da estiagem. Resolveu colocar-se a frente de todas as campanhas de âmbito social que foram surgindo na capital cearense. Promoveu obras sociais de emergência, fundou centros sociais e pequenas maternidades, estando sempre ao lado do seu povo. E assim forjou seu estilo.

Em 20 de fevereiro de 1954 foi nomeado pelo Santo Padre Pio XII, Bispo residencial de Mossoró. E a cidade recebeu em festa o seu terceiro Bispo Diocesano. Dom Eliseu viajou de automóvel de Natal para Mossoró, onde chegou às 16 horas. No Alto de São Manuel, autoridades eclesiásticas, civis e militares do município o aguardavam. Formou-se então uma grande carreata que o acompanhou até o centro da cidade. Na Catedral de Santa Luzia foi recebido pelo Monsenhor Luiz Mota, Vigário Capitular da Diocese. Cumpriu-se, em seguida, o que prescreve o cerimonial católico para tal ocasião. Dom Eliseu entregou então aos Paraninfos, as Bulas de sua nomeação que foram entregues depois, ao Vigário Capitular e Consultores Diocesanos, para verificação de sua autenticidade. E só então foi feita a leitura da Bula, em latim e português, lavrando-se posteriormente a ata de posse.

O lema de Dom Eliseu Simões Mendes era: “Salvação do Rebanho”. E em sua “Carta Pastoral” de saudação aos diocesanos, distribuídas por ocasião de sua investidura, delineava o seu programa de governo: Clero e vocações, Família, Ação Católica, Questão Social e Ação Social Rural.

Naquela época, havia um movimento ruralista que visava a retomada do desenvolvimento do Vale do Açu. Dom Eliseu Simões Mendes abraçou a causa, já que o seu Bispado tinha jurisdição sobre a Paróquia de Açu. Os problemas da região começaram a serem discutidos e analisados em seminários e cursos. Foi dele a idéia de irrigação do vale, que o tornaria mais produtivo. Mas para isso, precisavam de financiamento, pois a população do vale era pobre. A solução era procurar o Governo Federal. E Dom Eliseu foi pessoalmente procurar o Presidente da República, Juscelino Kubistchek de Oliveira, e dele conseguiu arrancar compromisso, apoio e presença governamental no desenvolvimento dos seus projetos para o Vale do Assu. E através desse contato, os motores bombas começaram a chegar para serem vendidos a longo prazo, beneficiando a todos, principalmente aos pequenos agricultores. Começaram a chegar também os agrônomos e os técnicos agrícolas para a orientação das plantações, os veterinários para controlar a pecuária através da defesa animal, os cacimbões e os canais de alvenaria foram construídos, deram início a mecanização do solo e as sementes e mudas foram então produzidas. As cooperativas começaram a serem criadas, criavam-se sindicatos rurais, postos telefônicos, postos de saúde, etc. Era o sonho de muitos que se realizava através de Dom Eliseu.

Foi Dom Eliseu quem fundou no Açu, a Maternidade Mário Pinotti, que depois veio a ser Hospital da FSESP, hoje Dr. João Carlos Wanderley. Foi também pelas mãos de D. Eliseu, que foi instalado em Pendências um posto de puericultura, em favor das crianças daquele lugar. Podemos dizer, por fim, que Dom Eliseu foi, por excelência, o Bispo da Assistência Social, notadamente ruralista, conseguindo dos altos mandatários da Nação as providências mais diferentes em proveito da nossa terra.

A 28 de outubro de 1959, foi transferido pela Santa Sé para a Diocese de Campo Mourão, no Estado do Paraná.
Dom Eliseu Simões Mendes morreu no dia 02 de março de 2001, aos 86 anos de idade, em Feira de Santana/BA.

Em Mossoró, o prefeito interino Antônio Capistrano decretou luto oficial pela morte de Dom Eliseu Simões Mendes.

Por Geraldo Maia - historiador mossoense. 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Prefeito de São Gonçalo do Amarante(RN) prorroga licença para tratamento de saúde


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros(PROS), o Paulinho,  prorrogou por mais 30 dias a licença do cargo para continuar o tratamento contra um linfoma.

O comunicado foi do próprio Prefeito nas suas redes sociais na última quinta-feira(17/02). Ele está em São Paulo desde o início de fevereiro para tratamento médico.

Durante o novo período, o vice-prefeito Eraldo Paiva(PT) continua a frente da administração municipal interinamente.

Veja também: 

Morre o poeta e jornalista Eduardo Gosson, ex-presidente da UBE/RN

Imagem: reprodução.

A Fundação José Augusto(FJA) emitiu nota de pesar pelo falecimento do poeta, jornalista e sociólogo Eduardo Gosson, aos 62 anos, ocorrida nesta sexta-feira (18), devido a complicações da Covid 19.

Gosson foi sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN IHGRN,  desde 1999. Foi  Sócio-Fundador da União Brasileira dos Escritores UBE/RN,  presidindo a instituição nos mandatos de 2008-2009, 2010-2011, 2012-2013, 2016-2017 e 2018- 2019. Além disso, foi um grande estudioso da trajetória do Poder Judiciário no RN.

Publicou sete livros: Ciclos do Tempo (1990); História do Poder Judiciário do RN (1998); Ministros Potiguares (2005); Poemas das Impossibilidades (2007); Crônicas da Família; Entre o azul e o infinito (2012); e Fausto.

Filho de Elias Antonio Gosson e Maria Dantas de Araújo, nasceu em 1º de junho de 1959, na Maternidade Januário Cicco, bairro de Petrópolis. Provinha de uma família libanesa. Seus pais aportaram no Ceará e viveram alguns anos em Maranguape, chão natal de Chico Anysio. No jornalismo, Gosson editou o suplemento “Contexto”, em A República. 

Professor, em 1993 foi convocado para assessorar a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do RN, oportunidade em que idealizou o Memorial do Poder Judiciário Desembargador Vicente de Lemos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Ministro potiguar Emmanoel Pereira toma posse como presidente do Tribunal Superior do Trabalho


O ministro potiguar Emmanoel Pereira tomou posse nesta quarta-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho(CSJT). Pereira sucederá a ministra Cristina Peduzzi, primeira mulher a presidir o órgão. 

Além dele também tomaram posse a ministra Dora Maria da Costa, como vice-presidente, e o ministro Caputo Bastos, designado para a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Os três foram eleitos pelo TST em dezembro passado.

Indicado para ministro em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Emmanoel Pereira completará neste ano duas décadas como membro do tribunal.

Ele foi eleito para ocupar a presidência do TST até 2024, mas completará 75 anos em outubro de 2022 – quando precisará se aposentar compulsoriamente. Por isso, permanecerá no cargo somente por nove meses e uma nova eleição terá de ser realizada 30 dias após a aposentadoria de Pereira.

O TST é a instância superior para a solução de ações e conflitos nas relações entre trabalhadores e empresas. É composto por 27 ministros, escolhidos entre advogados, integrantes do Ministério Público do Trabalho e juízes dos tribunais regionais do trabalho.

Emmanoel Pereira  é o segundo potiguar a assumir a Presidência do TST, o primeiro foi o ministro Francisco Fausto Paula de Medeiros(in memoriam), durante o biênio 2002/2004.

Perfil: 

Nascido em 17 de outubro de 1947 em Natal (RN) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Emmanoel Pereira é ministro do TST, em vaga destinada à advocacia, desde 30/12/2002. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como representante do Tribunal, e corregedor nacional de Justiça substituto, no biênio 2019-2021.

Atuou como vice-diretor e professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Foi vice-presidente do TST e do CSJT no biênio 2016-2018. Atualmente, compõe o Tribunal Pleno, o Órgão Especial, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. No CNJ, presidiu as Comissões Permanentes de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e de Solução Adequada de Conflitos e integrou as Comissões Permanentes de Comunicação do Poder Judiciário e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Confira o perfil completo do Ministro, clicando aqui

*Com informações do G1 e do TST

Ministro Francisco Fausto, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho


Francisco Fausto Paula de Medeiros nasceu em Areia Branca (RN), no dia 13 de maio de 1935. Graduou-se como Bacharel na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Trabalhou na Administração do município de Natal como Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e, também, da Secretaria de Estado de Finanças. Em agosto de 1961, foi nomeado para o cargo de Suplente de Juiz do Trabalho da 6ª Região. De 1968 a 1978, atuou como Presidente das Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Natal (RN), Mossoró (RN), Recife (PE), Escada (PE) e Jaboatão (PE).

Em março de 1978, foi nomeado para o cargo de Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, mediante promoção por merecimento. Nessa condição, representou o Tribunal em eventos como o Congresso Iberoamericano de Direito do Trabalho, em Fortaleza (1979); Congresso Latino-Americano de Direito do Trabalho, em Passo Fundo (RS); 1º Simpósio Nacional de Reforma da Consolidação das Leis do Trabalho, também em Passo Fundo (RS); Congresso Internacional de Direito do Trabalho, na Bahia; Congresso Nacional Pós-Constituinte, em Recife.

Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho, no Grau Comendador; Medalha do Mérito Epitácio Pessoa, do TRT da 13ª Região; e com a Medalha do Mérito Judiciário Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira.

Em março de 1987, foi eleito Vice-Presidente do TRT. Dois anos depois, foi nomeado Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Sua posse ocorreu em 30 de novembro de 1989. Foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, no período de agosto de 2000 a junho de 2001, e Vice-Presidente de 2001 a 2002. Exerceu a Presidência do TST de março a abril de 2002, em mandato complementar, cumulativo com as funções na Vice-Presidência. Na sequencia, foi eleito Presidente do TST, para o mandato da 30ª Gestão do Tribunal, período de 2002 a 2004.

Aposentou-se no dia 04 de junho de 2004, dois meses após o término de seu mandato como Presidente do TST. O ministro faleceu no dia 30 de julho de 2016.


Principais Atividades:

Magistratura:

Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região;
Presidente da JCJ de Escada (PE); da JCJ de Jaboatão (PE); da 1ª JCJ de Recife (PE); da 4ª JCJ de Recife (PE); da JCJ de Mossoró (RN) de 1968 à 1978;
Presidente da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região;
Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, em 1987;
Presidente em Exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região;
Nomeado Suplente de Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Natal, por ato da Presidência da República em 1961;
Indicado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região para recondução ao cargo de suplente de Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Natal, tendo sido reconduzido por ato da Presidência da República em 1963;
Designado pelo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região para promover a instalação e funcionamento da Junta de Conciliação e Julgamento de Macau (RN);
Posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho no dia 30 de novembro de 1989;
Corregedor Geral da Justiça do Trabalho no período de 28 de agosto de 2000 a 25 de junho de 2001.
Vice – Presidente  do TST de 25 de junho de 2001 a 09 de abril de 2002;
Presidente do Tribunal Superior do Trabalho no período de 14 de março de 2002 a 12 de abril de 2004.

Outros:

Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Educação e Cultura de Natal (RN);
Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Finanças de Natal (RN);
Suplente de Juiz do Trabalho. Juiz do Trabalho Substituto. Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Natal (RN);
Designado por Ato do Ministro de Estado de Educação e Cultura para integrar comissão de três membros destinada a estudar a viabilidade de implantação de um projeto do Centro Cultural no Rio Grande do Norte;
 Diretor da Divisão de Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.
Palestras, Seminários, Congressos e afins:

Congresso Ibero – Americano de Direito do Trabalho em Fortaleza, ano de 1979;
Congresso Latino-Americano de Direito do Trabalho, em Passo Fundo (RS);
1º Simpósio Nacional de Reforma da Consolidação das Leis do Trabalho em Passo Fundo (RS);
Congresso Internacional de Direito do Trabalho na Bahia;
Participou do Congresso Nacional Pós-Constituinte em Recife;
Conferencista convidado para o Congresso Internacional de Direito do Trabalho em outubro de 1989, em Natal– RN;
Participou do Seminário de Direito do Trabalho promovido pela Comissão de Legislação Social da Câmara de Deputados, em Brasília, Distrito Federal.
Medalhas, Condecorações e afins:

Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região;
Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho, no Grau Comendador;
Medalha do Mérito Epitácio Pessoa, do TRT da 13ª Região;
Medalha do Mérito Judiciário Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira.
 
Produção Bibliográfica:

MEDEIROS, Francisco Fausto Paula de. Nota sobre o trabalho escravo no Brasil. In: Os novos horizontes do direito do trabalho : homenagem ao Ministro José Luciano de Castilho Pereira. São Paulo : LTR, 2005., p. 119-133.

MEDEIROS, Francisco Fausto Paula de. O Papel da justiça laborista no combate do trabalho escravo e degradante no Brasil. In: Jornal Trabalhista Consulex, v. 20, n. 952, p. 5-6, fev. 2003.

MEDEIROS, Francisco Fausto Paula de. Trabalho escravo. In: Consulex : Revista Jurídica, v. 6, n. 142, p. 12-24, dez. 2002.

MEDEIROS, Francisco Fausto Paula de. Terceirização no direito do trabalho. In: Direito constitucional do trabalho. São Paulo: LTr, 1997, v. 2, p. 119-124.

MEDEIROS, Francisco Fausto Paula de. Súmula vinculante no processo do trabalho. In: Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 21 Região, v. 4, n. 5, p. 19-32, dez 1996.

MEDEIROS, Francisco Fausto Paula de. A estabilidade no emprego. In: Direito constitucional do trabalho. São Paulo: LTr, 1993, v. 1, p. 156-161.

Fonte de Consulta:
Dossiê do Ministro/TST - Documento Institucional.

Decreto Nº 31.277/2022: Transforma a Escola Estadual Capitão José da Penha - em Educação Básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional


RIO GRANDE DO NORTE

DECRETO Nº 31.277, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2022.

Transforma a Escola Estadual Capitão José da Penha – Ensino Fundamental e Ensino Médio, localizada no Município de João Câmara/RN, em Escola Estadual Capitão José da Penha – Educação Básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V e VII, da Constituição Estadual,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica transformada a Escola Estadual Capitão José da Penha – Ensino Fundamental e Ensino Médio, localizada na Rua Capitão José da Penha, 17, Centro, Município de João Câmara/RN, em Escola Estadual Capitão José da Penha – Educação Básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional.

Art. 2º A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) adotará as providências necessárias ao funcionamento das etapas de ensino a que se refere o art. 1º deste Decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 15 de fevereiro de 2022, 201º da Independência e 134º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Getúlio Marques Ferreira

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Morre Dona Luzia Dantas, a santeira mais importante do Rio Grande do Norte

Foto: Alexandre / Reprodução da internet

Morre a santeira mais importante do Rio Grande do Norte. A cidade de Currais Novos está de luto pelo falecimento da sua ilustre filha, Luzia Dantas de Araújo, conhecida como Luzia Santeira. Nascida em 1937 no sítio Rio Cachoeira, no município de São Vicente, por décadas morava em Currais Novos. Suas esculturas de madeira estão espalhadas por toda parte e podem ser vistas em museus, galerias e em casas de colecionadores brasileiros e estrangeiros.

Dona Luzia Santeira era uma pessoa reservada e simples. A arte de talhar a madeira começou ainda criança com obras que retratavam tipos populares e a vida do povo nordestino. Mas foi fazendo santos que Luzia ficou famosa, sendo reconhecida como uma das principais santeiras do Nordeste. Suas peças de Arte Sacra, como a Sant’Ana, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia, São Francisco, são consideradas obras primas.

Luzia fazia suas esculturas com a madeira da umburana e usava como instrumento de trabalho o canivete, sovela, escopo, serrote, lixa, faca e facão. Suas esculturas em estilo barroco impressiona pela riqueza de detalhes. A delicadeza dos detalhes das peças o fez ser reconhecida como a santeira mais importante do Rio Grande do Norte.


*Blog do Ismael Medeiros

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Assú-RN: Blogueiro Juscelino França morre aos 44 anos por complicações da Covid-19


Faleceu na tarde desta sexta-feira(11/02), em sua residência, o blogueiro e ativista político assuense Juscelino França Dias, aos 44 anos de idade, por complicações causadas pela Covid-19. Juscelino nasceu no dia 08 de Julho de 1977. 

No último mês de janeiro, Juscelino França testou positivo para a Covid-19 e ficou internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Milton Marques de Medeiros(em Assú), tendo sido posteriormente transferido para uma Unidade de Saúde,  em Mossoró. Depois de receber alta, ele voltou para sua casa em Assú  e faleceu após sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha algumas comorbidades, além disso fazia hemodiálise. 

Juscelino ao longo da sua trajetória caminhou lado a lado e também na linha de oposição a líderes políticos de Assú. Sua paixão o levou a escrever sobre política em seu blog, participar de programas de rádio falando sobre o assunto e até chegou a se candidatar a deputado estadual em 2010.

Em seu perfil no Twitter ele se definia como “ativista, blogueiro & analista político”... além de “amante do Vale”.

*Com informações do Blog Assú Todo Dia. 

Morre Miguel Félix, ex-prefeito da cidade de São Miguel-RN


Os poderes executivo e legislativo da cidade de São Miguel(na região Oeste Potiguar), emitiram nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Miguel Félix da Silva, ocorrido na última quinta-feira(10/02). Ele foi agricultor, comerciante e também exerceu mandatos de vereador e vice-prefeito. 

Em 1976 foi eleito vice-prefeito pela ARENA na chapa encabeçada pelo ex-prefeito e atual deputado estadual Raimundo Nonato Pessoa Fernandes, exercendo o mandato de 1977 a 1982. 

Após a renúncia de Raimundo Fernandes para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 1982, Miguel Félix assumiu o comando da Prefeitura de São Miguel, ocupando o cargo até janeiro de 1983. 

Em 1988 voltou a disputar o cargo de vice-prefeito, desta vez na chapa liderada pelo ex-prefeito Dr. Acácio Silva Campos, porém, não lograram êxito. 

Miguel Félix foi eleito vereador nos pleitos de 1992(pelo PL, com 332 votos) e 1996(pelo PSDB, com 339 votos). Ficou na suplência em 2000(pelo PSB, com 477 votos) e 2004(pelo PSB, com 275 votos). 

*Fatos do RN.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

TCE-RN desaprova contas do ex-governador Robinson Faria

Imagem: reprodução.

Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) emitiu nesta quarta-feira (09/02), durante sessão especial do Pleno, parecer prévio pela desaprovação das Contas Anuais do ex-governador Robinson Faria relativas ao exercício de 2018, último ano da sua gestão. O processo foi relatado pelo conselheiro Poti Júnior, cujo voto foi acompanhado à unanimidade pelos demais membros da Corte.

No caso das Contas Anuais de Governo, o parecer prévio do TCE tem caráter opinativo e segue como peça técnica para deliberação da Assembleia Legislativa, a quem compete reprovar ou aprovas as contas do governador. Os conselheiros também decidiram encaminhá-lo para o Ministério Público Estadual, para eventuais providências no âmbito do Poder Judiciário.

Com base no relatório da Comissão Especial para Análise de Contas e também em parecer do Ministério Público de Contas, o conselheiro-relator apontou que o governo voltou a cometer impropriedades, inconsistências e irregularidades que já haviam sido detectadas nas contas de exercícios de 2016 e 2017, cujos pareceres também foram pela desaprovação.

O julgamento das Contas Anuais referentes a 2018 enfrentou obstáculos que provocaram um tempo maior de tramitação: a remessa dos autos ao Ministério Público de Contas (procedimento que começou a ser adotado apenas no exercício anterior, em 2017); os pedidos de prorrogação de prazo por parte do então governador; a redistribuição do processo, uma vez que o relator originário, conselheiro Paulo Roberto Alves, foi eleito presidente do TCE, sendo sorteado o conselheiro Poti Júnior como novo relator; além da pandemia de Covid-19.

O parecer prévio emitido pela Corte de Contas é elaborado com base numa apreciação geral e fundamentada sobre o exercício financeiro e a execução orçamentária, concluindo pela aprovação ou rejeição das contas, no todo ou em parte, com indicação neste último caso das parcelas ou rubricas impugnadas, a teor do que dispõe o artigo 59, § 4º, da Lei Complementar Estadual nº 464/2012.

Saiba mais, clicando aqui

Fonte: TCE-RN