segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Livro aborda 50 anos da Secretaria de Turismo de Natal


A professora e pesquisadora Andréa Virgínia Sousa Dantas, do Departamento de Turismo (Detur), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), participou da organização do livro Cinco décadas de turismo na Cidade do Natal: trajetória da Secretaria Municipal de Turismo de Natal (Setur). Lançada digitalmente pela EDUFRN, a obra é organizada em parceria com as turismólogas Maria de Fátima Braga e Valdiléia Oliveira de Lima. A produção pode ser baixada gratuitamente no Repositório Institucional da UFRN.

A obra é composta por seis capítulos escritos por professores, pesquisadores, turismólogos, funcionários da Setur e servidores públicos da Prefeitura do Natal, além de alunos da disciplina Gestão Pública do Turismo, ministrada pela professora Andréa Dantas, na graduação em Turismo da UFRN. A produção conta com introdução da professora Andréa e posfácio da docente e agente administrativo da Setur, Ana Valquíria de Souza, em colaboração com a graduanda em Turismo (UFRN) e também estagiária daquela Secretaria, Ellen Victória Ferreira da Rocha.

O livro é resultado de um trabalho de pesquisa profundo e detalhado que recupera os 50 anos da Setur (1969-2019), contextualizando as ações nos cenários local e nacional do turismo em uma linha cronológica. Foi idealizado a partir de um pedido especial feito pela secretária municipal de turismo, Christiane Alecrim, em setembro de 2018, ao Departamento de Turismo da Universidade.

Segundo a professora Andréa, a obra é importante porque existe pouco material produzido sobre o turismo de Natal, especialmente quanto à atuação da gestão pública, e muito se perde nas mudanças de gestão. A docente acredita que essa é a primeira obra propriamente dita nesse sentido. “Esse livro tem o propósito de resgatar e de registrar o cuidado que a Setur tem com o turismo em Natal, apesar de todas as dificuldades. Porém, em um município sem grandes indústrias, a grande alternativa econômica tem sido o turismo, praticamente desde a construção da Via Costeira nos anos 1980. Por ser um setor altamente fragmentado, os natalenses muitas vezes não se dão conta disso. Contribuir para o registro e o debate sobre o tema é um impacto positivo esperado por essa obra”.

O livro foi publicado digitalmente e, em breve, deve ser lançado oficialmente pela Prefeitura do Natal em uma versão impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário