domingo, 17 de novembro de 2019

Raimundo Benevides, ex-vice-prefeito de Caraúbas/RN



RAIMUNDO PEDRO BENEVIDES nasceu no dia 18 de abril de 1910, no sítio "Língua de Vaca", na zona rural do município de Caraúbas/RN, filho de José Cândido de Ramalho e Maria Dapaz Benevides Carneiro. Tinha como irmãos: Abrão Benevides Carneiro; Francisco Benevides Carneiro; Pedro Ivo Benevides; Antonino Benevides Carneiro(ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Caraúbas); Luzia Benevides Ramalho; José Daniel Carneiro e Luís Cândido Benevides.

Em 20 de julho de 1937, casou-se com Francisca Gurgel Praxedes(Santinha Gurgel), nascida em 24 de abril de 1918 e falecida em 09 de fevereiro de 2006), desse matrimônio tiveram os seguintes filhos: 1- Maria Bernadete Gurgel; 2- João Bosco Benevides(falecido); 3- Maria Neumam Gurgel; 4- Maria Dapaz Gurgel(falecida); 5- Daniel Gurgel Neto; 6- Damião Gurgel; 7- Maria Aparecida Gurgel; 8- Judas Tadeu Benevides; 9- Maria Socorro Gurgel (faleceu quando criança); 10-  Maria das Graças Gurgel (faleceu quando criança) e 11- José Francisco Gurgel (in memoriam).

Raimundo Benevides foi morar em São Bento do Bofete(hoje Janduís), por volta de 1936. Logo passou a trabalhar em lojas de tecidos do casal Firmino Gurgel do Amaral e Maria Gurgel do Amaral. Em 1950, foi morar em Almino Afonso permanecendo nas mesmas atividades comerciais (lojas de tecidos, farmácia.), exerceu também o cargo de juiz de paz.

Em 1958 através de um curso de reciclagem (técnico) realizado em Natal, tornou-se enfermeiro. Nessa época, fixando residência em Caraúbas, foi bastante dedicado a enfermagem, atendendo a todos, noite e dia, em sua humilde bicicleta pelas ruas da cidade para consultar. Foi assim que ficou conhecido como o “enfermeiro do povo”, “o médico dos pobres”. Desenvolveu também trabalhos pastorais, organizava festas do padroeiro local, como novenas, leilões, barracas, entre outras.

Em sua residência hospedava padres, bispos, líderes religiosos. Mas em 1972, em Caraúbas, converteu-se ao evangelho Jesus Cristo, na Primeira Igreja Batista, e em 1974 tornou-se membro da Assembleia de Deus.

Entrou para vida política em 1950, quando foi eleito a vereador em Almino Afonso. Porém, pouco tempo depois acabou renunciando ao mandato.

Já em 1962, morando em Caraúbas foi eleito vice-prefeito na chapa do sr. José Nicodemos Fernandes(Nicó Fernandes), pelo PR(Partido Republicano), no pleito de 07 de outubro daquele ano, obtendo 2.040 votos. Na época, o prefeito e o vice era votados separadamente. Ao tomar posse, Raimundo Benevides acumulou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Caraúbas, conforme determinava a legislação vigente.

Em  15 de novembro de 1968 foi reeleito para o mesmo cargo com o sr. Guido Gurgel, para o mandato 1969-1973. Em 1982 foi novamente  candidato a vice, em busca dos mesmos ideais, mas dessa vez não obteve êxito.

O cidadão Raimundo Pedro Benevides faleceu em sua terra natal no dia 20 de junho de 1994. Foi homenageado através da denominação da "Unidade Básica de Saúde - UBS Raimundo Pedro Benevides", inaugurada no ano de 2013, no Bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas/RN.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário