domingo, 24 de novembro de 2019

Ivanildo Fernandes, ex-vice-prefeito de Caraúbas/RN


FRANCISCO IVANILDO GOMES FERNANDES nasceu em 05 de julho de 1963, na cidade de Caraúbas/RN, filho do casal Inácio de Loiola Fernandes(in memoriam) e Antônia Gomes Fernandes. É neto paterno de Teófilo Fernandes Pimenta e Antônia Gomes Fernandes, e neto materno de Manoel Bernardino Neto e Antônia Gomes dos Santos. 

São seus irmãos: José Idalécio Gomes Fernandes, Antônio Ivaldo Gomes Fernandes, Teófilo Fernandes Pimenta Neto, Maria Ivaneide Gomes Fernandes de Morais, Isabel Cristina Fernandes de Araújo, Maria José Fernandes e Williana Kelly Fernandes.

É casado com a psicopedagoga Auricea Henrique Praxedes Fernandes, e pai de Rutila Tayane Praxedes Fernandes, Ruth Gabryella Praxedes Fernandes e Renata Praxedes Fernandes. Tem duas netas: Letícia Fernandes Torres e Manuela Fernandes Jácome.

Ivanildo passou uma maravilhosa infância em Caraúbas, e iniciou seus estudos no Jardim de Infância Hugolino de Oliveira. Fez o ensino fundamental na Escola Estadual Antônio Carlos, e cursou o ensino médio nas escolas Estaduais Sebastião Gurgel(em Caraúbas) e no Centro de Educação Integrada Professor Elizeu Viana, em Mossoró. 

Formou-se em Ciências com Habilitação em Matemática, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Fez Pós-graduação em Gestão Escolar na Faculdade Integrada de Patos, na Paraíba.

É professor da rede estadual de ensino desde 1984, já atuou na Escola Estadual Sebastião Gurgel e depois na Escola Estadual Maria Silvia de Vasconcelos Câmara, ambas em Caraúbas. Atualmente trabalha como assessor técnico na Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esporte e do Lazer, em Natal. 

Militou no movimento sindical da educação, foi coordenador da antiga Associação dos Professores do RN(hoje SINTE), em Caraúbas. Foi militante político e fundador e do Partido dos Trabalhadores - PT, em Caraúbas/RN, na década de 80. Foi o primeiro diretor eleito da Escola Escola Sebastião Gurgel. Foi secretário Municipal da Educação em Caraúbas, de 2009 a 2010. 

No ano de 2004 saiu candidato a vereador em Caraúbas/RN, pelo PT, obtendo 633 votos e ficando com a primeira suplência. Porém, veio a ocupar uma cadeira no legislativo caraubense na legislatura 2005-2008, por cerca de 02 anos.

Em 2008, disputou novamente uma cadeira no parlamento municipal, desta vez conseguindo se eleger com 572 votos, sendo o primeiro e único até o momento, vereador do PT em Caraúbas. Empossado no ano seguinte, ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Caraúbas, durante o biênio 2009-2010.

No legislativo, Ivanildo apresentou vários projetos importantes para a comunidade caraubense com destaques para:

* Criação da Tribuna Popular nas sessões da Câmara Municipal de Caraúbas, espaço destinado para a população fazer reivindicações e denúncias durante as sessões;
* Lei do Livre acesso destinado a inclusão social de Pessoas portadores de deficiências.

Em 2012, aceitou o convite e disputou o mandato de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Ademar Ferreira, ocupando o cargo no período de 2013 a 2016.

O professor Ivanildo Fernandes participou ativamente de todas as conquistas para o desenvolvimento de Caraúbas, com destaque na conquista da UFERSA.

Encerrou suas atividades políticas e partidárias no ano de 2017, e hoje se dedica exclusivamente a família, pois já deixou relevantes contribuições a amada Caraúbas.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário