domingo, 30 de junho de 2019

Wálter Veras, ex-vice-prefeito de Janduís/RN


WÁLTER MARTINS VERAS nasceu no dia 26 de maio de 1943, no Sítio Legre, no município de Brejo do Cruz/PB, sendo o primeiro filho de Luciano Veras Sobrinho e Maria do Carmo Martins.

Seu pai foi casado por duas vezes, tendo lhe deixado os seguintes irmãos: Delcina de Oliveira Veras(in memoriam), Bruno Martins Veras(ex-vereador de Janduís), Jacinta Martins Veras, Joaquina Martins Veras, Francisca Martins Veras, Delça Maria Veras, Maria de Fátima Veras(in memoriam), Ana Maria Veras(Nana, in memoriam), Carlos Alberto Veras, Rita da Silva Veras, Edilson da Silva  Veras, Zuleide Martins Veras, Leonidas da Silva Veras, Antônia da Silva Veras e Aguinaldo Martins Veras.

Desde cedo começou a trabalhar como agricultor e tomava conta da Fazenda "Trinxeiras", de propriedade  de seu pai.

Em 1960, casou-se com a caicoense  Irene Meira de Medeiros, com quem teve 6(seis) filhos: Waltirene Meira Veras, Ana Cristina Meira Veras, Walquiria Meira Veras, Luciano Veras Neto, Gilson Carlos Meira Veras e Rossiny Meira Veras. 

Na década de 70, fixou residência em Janduís/RN e passou a participar ativamente dos acontecimentos políticos do município, tornando-se a maior liderança da família Veras, depois do ex-prefeito Miguel Veras Saldanha(in memoriam).

Antes disso, comprou uma fazenda localizada no Sítio Outeiro, no então município de Junco(atual Messias Targino), onde trabalhou por vários anos como agricultor e fazendeiro. 

Em 1976, disputou o cargo de vice-prefeito em Janduís, pelo antigo MDB - Movimento Democrático Brasileiro, na chapa encabeçada por Júnior Targino, perdendo a campanha para a chapa da ARENA, formada por Lourival Canuto(prefeito) e Plínio Segundo(vice).

No pleito de 15 de novembro de 1982, saiu novamente candidato a vice-prefeito de Janduís, elegendo-se pelo então PMDB, na chapa encabeçada pelo Dr. Salomão Gurgel, sendo empossado no cargo em 31 de janeiro de 1983 e encerrando o mandato no dia 31 de dezembro de 1988. No ano de 1985,  assumiu o comando do poder executivo janduiense por 06(seis meses), e apesar do pouco tempo de administração, colaborou com ações importantes para o município: Assinou diversas carteiras de trabalho  e concedeu significativo aumento no salário mínimo dos funcionários. 

Em 1988, saiu candidato a vereador pelo Partido Liberal(PL), obtendo 120 votos, ficando com a primeira suplência. No ano de 1992, assumiu  por seis meses uma vaga na Câmara Municipal de Janduís, levando o seu conhecimento e experiência política, contribuindo com os trabalhos da referida casa legislativa.

Diante do prestígio político, Wálter Veras foi presidente do PMDB e também do PL de Janduís por diversas vezes. Era primo do ex-deputado estadual do RN, Willy Saldanha.

Através de sua liderança, conseguiu eleger diversos membros de sua família para ocuparem cadeiras na Câmara de Janduis: Seu irmão  Bruno Veras foi eleito em 1988, atuando na legislatura 1989-1992; em 1996, foram eleitos vereadores o seu filho Gilson Veras, sua nora Lêda Veras e seu genro Gaspar Brilhante. Em 2000, Gaspar e Lêda garantiram suas reeleições. Já no pleito de 2004, Wálter elegeu outro filho para vereador em Janduís:  Rossiny Veras.

Wálter Martins Veras, líder político da família 'Veras", faleceu em Janduis  no dia 04 de fevereiro de 2012, deixando uma lacuna na sociedade janduiense, de homem público e honrado.

Em 2016,  seu neto Wálter Martins Veras Neto(Waltinho),  se elegeu vereador de Janduis, dando continuidade ao legado político do avô e da família Veras.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Janduís - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário