domingo, 2 de junho de 2019

Guido Gurgel, ex-prefeito de Caraúbas/RN



GUIDO GURGEL PIMENTA nasceu no dia 10 de fevereiro de 1943, no município de Caraúbas/RN, filho do casal Leovegildo Fernandes Pimenta e Dona Sebastiana Gurgel Fernandes, e era  irmão de Vianney Gurgel Fernandes e Leônia Gurgel Fernandes(in memoriam)

Era neto paterno de Reinaldo Fernandes Pimenta e Abigail Fernandes Pimenta e neto materno do casal Firmino Gurgel do Amaral e Maria Gurgel Fernandes. 

Fez o curso primário no Grupo Escolar Antônio Carlos,  em Caraúbas e fez o curso Ginasial no Colégio Estadual de Mossoró. Homem de muita cultura, apesar de só ter o primeiro grau, dedicou-se ao hábito da leitura e em termos de conhecimentos gerais, poucos acadêmicos ou doutores o superava.

No dia dia 10 de fevereiro de 1965 casou-se com a professora Maria Elça Fernandes Gurgel, com quem teve (4) quatro filhos: Leovegildo Fernandes Neto, Claudia Virgínia Fernandes Gurgel, Assis Reinaldo Fernandes Gurgel(in memoriam) e Elça Virgínia Fernandes Gurgel.

Filho da tradicional família política Gurgel/Fernandes, Guido era neto de Reinaldo Pimenta, ex-deputado estadual do Rio Grande do Norte e foi o primeiro constitucional de Caraúbas, governando 1929 a 1930. Além disso, Guido era filho do também ex-prefeito Leovegildo Pimenta, que administrou os destinos políticos-administrativos  do município, durante a gestão 1948-1953. 

Seu primeiro contrato foi na empresa S.A. Mercantil Tertuliano Fernandes, exercendo a função de auxiliar administrativo no período de 27/03/1962 à 16/02/1967, onde demonstrou grande capacidade administrativa para os negócios da firma.

Guido Gurgel entrou na vida pública no ano de 1968, saindo candidato a prefeito de Caraúbas pela legenda da ARENA - Aliança Renovadora Nacional, tendo como companheiro de chapa, o comerciante Raimundo Pedro Benevides. A chapa Guido/Raimundo saiu vitoriosa  no pleito eleitoral de 15 de novembro daquele ano com uma votação  de 1.935 votos, derrotando a chapa do MDB(Movimento Democrático Brasileiro), formada Edvaldo Gurgel de Melo e Benedito João Pessoa, respectivamente candidatos a prefeito e vice. 

Guido tomou posse em 31 de janeiro de 1969 e encerrou seu mandato no dia 31 de janeiro de 1973, fez uma administração exemplar, dotando o município de grandes melhoramentos, principalmente na área da educação. Era considerado pela população do município e da região como um sério e competente administrador público.

Guido administrou Caraúbas em uma  época em que os prefeitos viajavam  uma vez a Natal para trazer em espécie, os recursos do Fundo de Prestação dos Municípios (FPM). 

Foi Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Caraúbas, durante  a segunda gestão do  ex-prefeito José Nicodemos Fernandes(1973-1977).

No ano de 1976, Guido voltou a disputar a Prefeitura de Caraúbas,  pela legenda da ARENA, tendo como companheiro de chapa o ex-vereador Silvério Marinho da Mota. Ambos lograram 2.516 votos, mas infelizmente não conseguiram se eleger. 

Guido trabalhou como Chefe do escritório local da Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte (COSERN), permanecendo neste cargo até 01/10/1987, quando forçado por problemas cardíacos, teve sua aposentadoria antecipada.

Além disso, Guido Gurgel foi o primeiro venerável da Loja Maçônica “Dr. Antônio Gentil Fernandes” na cidade de Caraúbas.

Após a aposentadoria, dedicou os dez últimos anos de vida a suas duas grandes paixões: à família e ao sítio Favone, onde ele sempre dizia que encontrava paz e tranquilidade.

Homem recatado, porém, de muitos amigos, mesmo afastado da política e da vida pública, sua honestidade e credibilidade era reconhecida pela população caraubense. Sempre teve em seu apoio político uma força para os candidatos por ele apoiados, e sempre preocupou-se em ser coerente aos seus princípios de honradez e honestidade.

O poder público não o corrompeu, pois foi um homem que entrou para a história de Caraúbas, como exemplo de humildade, serenidade e honestidade. Um homem que devolvia aos cofres públicos o dinheiro que sobrava das obras, e essa qualidade era marca registrada que fez dele o homem humilde e honesto com o dinheiro público.

Guido Gurgel faleceu  no dia 30 de maio de 1997, aos 54 anos de idade, e no Sítio Favone, em Caraúbas/RN, o seu refúgio para a paz, o seu coração parou de bater deixando para a família a dor da saudade, porém a certeza do dever cumprido.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário