terça-feira, 2 de setembro de 2025

Morre Socorro Fernandes, ex-prefeita de Venha-Ver (RN)


Faleceu nesta terça-feira(02/09), a professora Maria do Socorro Pessoa Fernandes, ex-prefeita da cidade de Venha-Ver, aos 79 anos. A causa da morte não foi divulgada, porém ela estava internada no Hospital Regional de Pau dos Ferros(na região oeste potiguar). 

Ao longo de sua trajetória, Socorro exerceu diferentes funções de relevância pública na região, atuando como Diretora do Centro Social Urbano de Pau dos Ferros, diretora da Rádio Difusora de São Miguel, diretora da APAMI em São Miguel. Ela também assumiu o comando do antigo NURE(atual 15º Direc) em Pau dos Ferros.

No ano de 2004 foi eleita prefeita da cidade de Venha-Ver, pelo PSB, conquistando 1.408 votos(60,38%). Tomou posse em janeiro de 2005, tornando-se a primeira mulher a administrar o município, permanecendo no cargo até 2008. Durante sua gestão, deixou contribuições importantes para o desenvolvimento local.

Em 2008, Socorro tentou se reeleger pelo PSB, porém, perdeu a disputa para o ex-prefeito Expedito Salviano. Na época, ela recebeu 646 votos(25,84%).

Natural de São Miguel-RN, Socorro Fernandes fazia parte de uma família com tradição política na região oeste. Ela era filha do líder político Hesíquio Fernandes de Sá, ex-prefeito de São Miguel. Além disso, era irmã do saudoso Raimundo Fernandes(falecido em 2023), ex-prefeito de São Miguel e ex-deputado estadual do RN por 8 mandatos.

Potiguar Walter Nunes toma posse como Desembargador Federal do TRF-5

Foto: reprodução

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 realizou, no final da tarde desta segunda-feira (1º/09), a posse solene de Walter Nunes da Silva Júnior no cargo de desembargador federal. A cerimônia aconteceu no Plenário da Corte, diante de familiares, amigos e colegas do magistrado. Walter Nunes, que já havia sido empossado administrativamente desde o dia 4 de junho, assumiu o cargo pelo critério de antiguidade, na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador federal Vladimir Carvalho.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado. Em nome da Corte, a desembargadora federal Cibele Benevides saudou o novo integrante do Colegiado. Em seu discurso, Benevides apontou que a trajetória do empossando não pode ser dissociada da figura do pai dele, que foi perseguido durante o regime militar, e destacou a dedicação às questões que envolvem o sistema prisional brasileiro. “Dono de uma mente sempre em ebulição, está sempre estudando, sempre produzindo. É um eterno estudante e aprendiz e, hoje, profundamente dedicado a resolver os problemas do sistema penitenciário brasileiro. Walter Nunes da Silva Júnior construiu sua carreira tijolo por tijolo, em um desenho mágico, como Chico Buarque cantou em sua música preferida, Construção”.

Perfil

Natural de Natal (RN), Walter Nunes é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), onde construiu trajetória marcada pela atuação em casos de grande repercussão.

Foi corregedor da Penitenciária Federal em Mossoró (RN), coordenador-geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e atuou como juiz auxiliar da Presidência e da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Mossoró: Estátua de Santa Luzia é oficialmente inaugurada no Museu do Sertão

Foto: Genário Freire

A imagem monumental evocativa de Santa Luzia foi oficialmente inaugurada neste domingo (31), com a benção do sacerdote Agostinho Justino dos Santos.

O monumento, de 12 metros e 15 toneladas, esculpido pelo artista Bibiu de Lajes, está instalado no acesso ao Museu do Sertão de Mossoró, na estrada da Alagoinha, na zona rural do município.


A estátua foi idealizada e financiada pelo proprietário e curador do equipamento cultural, o professor aposentado Benedito Vasconcelos Mendes.

Segundo ele, a estátua foi um presente ao povo de Mossoró.