quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Desembargadora do TRT-RN Joseane Dantas é escolhida para Lista Tríplice do TST


A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do RN (TRT-RN), Joseane Dantas dos Santos, foi escolhida na tarde desta quarta-feira, 21, para integrar a Lista Tríplice para ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na sessão do Pleno do TST, Joseane recebeu 21 dos 26 votos dos ministros presentes e ocupou o primeiro lugar da Lista Tríplice.

Além da desembargadora do TRT-RN, compõem a lista as desembargadoras Paula Pellegrina Lockmann, do TRT da 15ª Região (Campinas), e Liana Chaib, do TRT da 22ª Região (PI). A vaga a ser decidida será destinada para membros da carreira da magistratura e foi aberta após a aposentadoria do Ministro Renato de Lacerda Paiva.

A lista tríplice será agora encaminhada, por meio do Ministério da Justiça, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que selecionará um dos nomes. O escolhido passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Aprovado pela comissão e, posteriormente, pela maioria absoluta do plenário do Senado, será nomeado pelo presidente da República.

A partir de agora, a lista será encaminhada à Presidência da República para a indicação de um dos nomes. Depois, a escolhida será sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, e, após a aprovação pela CCJ, o nome será submetido ao plenário da casa legislativa antes da nomeação.

Atualmente, o TST tem o maior número de mulheres, entre os Tribunais Superiores, em sua composição. De um total de 27 cargos, 6 são ocupados por elas, uma representatividade de 22%. Para o presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, que é potiguar, a formação de uma lista com três desembargadoras mostra a importância que a atual gestão do TST dá para as questões de gênero, de igualdade e de inclusão. “São gestos e ações que simbolizam a importância da mulher no âmbito do Judiciário brasileiro. O TST se uniu em nome dessa busca por igualdade”, conclui o presidente.
Pereira parabenizou, ainda, todas as ministras e ministros do TST pela escolha de uma lista feminina para a apreciação da Presidência da República e destacou a importância da união e do companheirismo entre todos os membros da corte na construção de um país mais justo e solidário.

PERFIL

A desembargadora Joseane Dantas dos Santos atua na Justiça do Trabalho desde 1984. Inicialmente, ocupou o cargo de servidora do TRT da 6ª Região, à época com jurisdição dos estados de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em 1993, Joseane foi aprovada em concurso e assumiu o cargo de juíza substituta do TRT da 21ª Região (RN). 

Em janeiro de 2005, a juíza assumiu a titularidade da 7ª Vara do Trabalho de Natal onde permaneceu até sua posse como desembargadora do TRT-RN, em junho de 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário