terça-feira, 13 de abril de 2021

Candidatos à Reitoria da UERN

Adalberto Veronese da Costa, Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Paulo da Silva concorrem ao cargo de reitor(a).

O processo de consulta à comunidade acadêmica com a finalidade de formação da Lista Tríplice para escolha à Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, será realizada nesta quarta, dia 14 de abril de 2021,  das 8h às 22h. Pela primeira vez na história, a eleição vai acontecer de forma virtual.  Os mandatos do atual reitor, professor Dr. Pedro Fernandes, e da vice-reitora, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, terminam em setembro de 2021.

Para poder votar, é preciso que o estudante, o docente e o técnico administrativo realizem o cadastro nas plataformas vinculadas ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) – SIGAA e SIG. Apenas os cadastrados terão acesso ao SiGEleição

Para os servidores, o cadastro dá acesso aos sistemas administrativos em diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo, acadêmico, eleições, dentre outros. Os professores visitantes e os professores com contrato temporário também podem realizar o cadastro.

Em menos de 30 minutos após o encerramento da votação na quarta-feira, o resultado da eleição será conhecido pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Armando Lúcio Ribeiro, que fará o anúncio oficial em seguida. Na quinta-feira, 15, será publicado no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (JOUERN) o resultado para fins de cumprimento da resolução 019/2020-CONSUNI.

CONFIRA A SEGUIR UM POUCO DO PERFIL DOS CANDIDATOS A REITOR(A) E VICE-REITOR(A) DA UERN: 

CHAPA "MUDA UERN"

ADALBERTO VERONESE, candidato a reitor(80)

Adalberto Veronese da Costa é professor da UERN desde 2006, onde compõe o corpo docente do curso de Educação Física no Campus Universitário Central. É Doutor em Ciências do Desporto (UTAD Portugal) e Mestre em Ciências da Saúde (UFRN).  Natural do Rio de Janeiro, mora no Nordeste desde os 18 anos. 

Há 14 anos como professor universitário na UERN, sua trajetória inclui a Coordenação do Programa Mais Saúde, atuou na Pró-Reitoria de Extensão, entre os anos de 2009 a 2015 como Assessor, Chefe de Departamento e Diretor na área de Educação, Cultura e Artes, chegando a assumir a função de Pró-Reitor Adjunto de Extensão.

Participou do no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e Diretoria de Assistência Estudantil. Coordenou projetos importantes como o FESTUERN e o Educarte/PROEXT. Na PÓS-GRADUAÇÃO, coordenou duas edições do curso de Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida da UERN entre os anos de 2009 a 2012 e, atualmente, é professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Saúde e Sociedade PPGSS/UERN. 

Entre 2015 e 2017 foi Diretor da Diretoria de Assistência Estudantil, a partir da qual participou de diversas ações em prol dos estudantes. Nesse período, contribuiu diretamente para a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis-PRAE. Foi membro da equipe técnica da comissão de revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN, e membro da Comissão de elaboração do Projeto de Implantação do Núcleo de TV Universitária que logo se tornou a UERNTV. 

Atualmente está à frente do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático – LADA/UERN, coordenando Projetos de Extensão, Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica por meio do PIBEX, PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM.

Link para o currículo completo. http://lattes.cnpq.br/9376240448662474 

MARIA JOSÉ VIDAL, candidata a vice-reitora(81)
 
Maria José da Conceição Souza Vidal - Preta, da cidade de Marcelino Vieira,. Já no primeiro grau, conheceu a importância do Movimento Estudantil, fez parte de grêmios, do Centro Acadêmico de Filosofia na UFRN, foi representante Discente em Plenária do DEFIL, também do DCE na UFRN, depois nos colegiados do Mestrado e Doutorado. Foi também bolsista no Doutorado Interinstitucional - UFRN/UFPB/UFPE, através do qual teve a oportunidade de um período de estudo na UBA - Universidade de Buenos Aires, onde foi possível aprofundar os estudos no pensamento de Immanuel Kant. Hoje atua no Campus de Natal. Começou a trabalhar na UERN em 2012, quando iniciou as atividades no Campus de Caicó, no Curso de Filosofia. Com Licenciatura, Bacharelado, Especialização, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela UFRN, leciona no Curso de Ciências da Religião, no qual também desenvolve pesquisas na área de Ensino de Filosofia, Feminismo e Filosofia e ética. Coordena projetos de extensão, de PIM, de Ensino e está como professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF/FILO. 

Sua atuação na UERN se dá ainda em outros espaços como: CONSUNI, participou do Comitê de Ética em Pesquisa, e foi representante do Campus de Natal junto à ADUERN. 

Além disso, atuou  como Diretora Científica da FAPERN, Secretária Parlamentar, Supervisora do IBGE, Pesquisadora do DIEESE-RN e Ethos Assessoria & Pesquisa, além de conselheira do SEBRAE. Ativista social, participou como educadora junto a diversos movimento sociais, como a Marcha Mundial das Mulheres, o Centro Feminista 8 de Marco, Marcha das Margaridas e Organização Feminista Bandeira Lilá, no Fórum de Mulheres do RN. 

Link para o currículo completo http://lattes.cnpq.br/2931927563064070 


CHAPA "SOMOS UERN" 

CICILIA MAIA, candidata a Reitora(90)

Cicília Raquel Maia Leite é natural do município de Mossoró/RN. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2003), é Mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2005), Doutora em Engenharia Elétrica e da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011), e possui Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology –
MIT/EUA (2013).

Servidora efetiva da UERN desde 2006, é professora Adjunta IV, lotada no Departamento de Informática, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Central, onde ministra aulas no curso de graduação em Ciência da Computação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – Associação Ampla UERN/UFERSA, tem experiência em pesquisas em Engenharia de Software, Informática Médica e Tecnologias Assistivas. É líder do grupo de pesquisa em Engenharia de Software (GES/UERN) e do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software (NTES/UERN). 

Foi Assessora de Captação de Recursos e Diretora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE); Subchefe do Departamento de Informática – DI/FANAT; Diretora da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – DIRCA/PROEG; Assessora Técnica da Reitoria; e atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete da Reitoria da UERN. É conselheira eleita, representante da categoria docente, do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – CD/FUERN (2019-2021). Tem participação em conselhos, comissões, fóruns e colegiados da universidade.

CHICO DANTAS, candidato a vice-reitor(91)

Francisco Dantas de Medeiros Neto é seridoense, natural do município de Serra Negra do Norte/RN. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, é mestre em Sistemas e Computação pela mesma universidade(2004) e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, em colaboração com a Universidade de Lancaster/Reino Unido (2013).

Servidor efetivo da UERN desde 2005, é professor adjunto, lotado no Departamento de Ciência da Computação do Campus da UERN, em Natal, onde atua no curso de graduação em Ciência da Computação. É membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC/UERN/UFERSA. 

Em 2006, coordenou a implantação do Núcleo Avançado de Educação Superior da UERN, na cidade de Santa Cruz. Em 2013, assumiu a coordenação do PPgCC da UERN/UFERSA. Integrou o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) e é membro nato do Conselho Universitário (CONSUNI/UERN). Atualmente, é diretor do Campus da UERN, em Natal.  É membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo sido escolhido em processo eleitoral, de âmbito nacional. É o editor responsável pela Revista Computação Brasil da SBC.  

Carta-programa:

CHAPA "UMA OUTRA UERN É POSSÍVEL"

PAULINHO, candidato a reitor(70)

O professor Francisco Paulo da Silva ingressou na UERN em 1988, iniciando sua carreira docente no curso de Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros. É mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. 

Fez seu pós-doutoramento na Universidade de Coimbra – UC em 2016. Sempre atuante na inovação da pesquisa, é líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UERN – GEDUERN e participou ativamente na proposição do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL/Pau dos Ferros, onde hoje atua como Professor Colaborador. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/FALA. 

Foi diretor da Faculdade de Letras e Artes - FALA, gestão 2011-2015, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/FALA, gestão 2018-2020. Atualmente atua como Coordenador deste Programa.

Atuou como Presidente do Diretório Acadêmico de Letras, participando das principais lutas em defesa dos da estadualização da UERN, dos estudantes e da democracia no país. Foi representante da ADUERN (1991-1993). Assumiu a Diretoria de Cultura da ADUERN no período 1997-1999 e no período de 2018-2020, atuou como representante da ADUERN junto ao CONSUNI, participando ativamente das discussões em torno do novo Estatuto da UERN.

KELÂNIA MESQUITA, candidata a vice-reitora(71)

A professora Kelânia Freire Martins Mesquita é professora Adjunta IV do Curso de Química/Campus Central desde 1998, é Especialista em educação a distância e mestre em Educação Tecnológica. É pesquisadora na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - e em Educação Profissional e Tecnológica. É coordenadora do núcleo de Química do Programa de Residência Pedagógica/CAPES e atuou em Projetos de extensão como FANATicos da Química e recentemente no Química UERN contra a COVID-19. 

Foi Pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Diretora de Assuntos Estudantis, tendo sido responsável pela elaboração do projeto de criação da Pró-reitora de Assuntos Estudantis-PRAE e da criação do PIT na Plataforma Integra.  É conselheira do CONSUNI, tendo sido responsável pelo voto-vista que contestou a expansão da lista tríplice na Universidade, além de ter participado das comissões que elaboraram as resoluções sobre a hora-relógio, a curricularização da extensão, o Regulamento de Curso de Graduação, do Estágio Obrigatório e do Estágio não obrigatório. Como Conselheira da CONSEPE, foi membro da Câmara de Ensino de Graduação. 

A professora Kelânia é membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente-CPPD, da Comissão Própria de Avaliação- CPA, da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Docente - CEPD, dos Fóruns de Estágio - FIEL/FIEB e é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante-NDE/Química. É ainda vice-presidente da ADUERN e presidiu a comissão de criação do campus de Apodi, no CONSUNI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário