domingo, 16 de novembro de 2014

Solos do RN


O solo é toda a terra que cobre a superfície do nosso planeta. Estudá-lo é importante porque é nele que cultivamos as plantas, construímos nossas casas, ruas, edifícios... É ele também que, através das raízes das árvores, sustenta e dá apoio aos vegetais.

Formado por argilas, areias, cascalhos, pedras e por matéria orgânica de origem animal e vegetal, o solo pode ser fértil ou não, dependendo da composição desses elementos.

No Rio Grande do Norte, os solos se apresentam bastante variados; os tipos mais significativos são: pedregosos, conhecidos cientificamente como solos litólicos e Bruno não cálcio. Esse tipo de solo ocupa todo o Centro-Sul do Estado: Arenosos ou Tabuleiros, conhecidos pelos nomes científicos de Areias Quartzozas e Latossolos vermelho-amarelo, ocupam quase todo o litoral do Estado; solos argilosos, denominados de podzólico vermelho-amarelo, por sua vez, ocupam algumas áreas do Estado, principalmente o alto Oeste, na região chamada de Tromba do Elefante. Ainda são encontrados os solos calcários, também denominados de Rendzina, especificamente nos terrenos da Chapada do Apodi, a Oeste do Estado, onde predomina também um tipo de solo característico de terrenos sedimentares, conhecido cientificamente como Cambisol Eutrófico.

Os solos salinos, também chamados de Solonchak e Solonetz, são outro tipo de solo que ocorre em pequenas áreas do território estadual. Além desses, temos os solos de Várzea, também conhecidos como solos Aluviais, que margeiam alguns dos nossos rios, como é o caso do Piranhas-Açu. Por fim, os solos de Mangues, que ocorrem principalmente nas desembocaduras rios, como o Potengi e o Curimataú.

Fonte: Atlas Escolar do Rio Grande do Norte  - José Lacerda Alves Felipe / Edilson Alves de Carvalho.

Um comentário:

  1. Esse texto me salvou! Muito difícil encontrar informações sobre o RN de uma forma mais simples, que as crianças possam entender. Obrigada

    ResponderExcluir