domingo, 9 de novembro de 2014

Relevo do RN


Os terrenos encontrados na superfície da Terra tornam diversas formas, que se modificam ao longo do tempo pela ação dos elementos da natureza (os ventos, as chuvas, os rios) e pela ação dos seres vivos: homens e animais. Essas formas encontradas na superfície terrestre são chamadas no seu conjunto de RELEVO.

No Rio Grande do Norte, as principais formas de relevo são representadas pelas Planícies Costeiras, Planícies Fluviais, Tabuleiros Costeiros, Depressão Sertaneja e Chapada do Apodi. 

PLANÍCIE COSTEIRA – formada por praias que têm como limites, de um lado, o mar, e, do outro, os tabuleiros costeiros, estende-se por todo o litoral. Esses terrenos planos soa alterados em suas formas pela presença de dunas, que chegam até aos 80 metros de altura, como é o caso das dunas de Natal. Neste tipo de relevo vamos encontrar as praias famosas do nosso litoral, como: Ponta Negra, Pirangi, Genipabu, Jacumã, Redinha, Maracajaú, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Cajueiro, Pipa, Galinhos, Calçara e Tibau.

PLANÍCIES FLUVIAIS – terrenos baixos e planos situados nos lados dos rios. Podem também ser chamados de vales, (Vale do Rio do Ceará-Mirim, Vale do Açu) e de Várzea, inundados nas enchentes de alguns de nossos rios, como: Piranhas-Açu, Apodi-Mossoró, Ceará-Mirim, Potengi, Trairi, Jacu e Curimataú. 

• Nas várzeas desses rios, próximo a desembocadura, vamos encontrar, nas áreas inundadas pelas marés, a vegetação de mangue.

TABULEIROS COSTEIROS – relevos planos e de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro), geralmente de cor amarelo-avermelhada, localizam-se próximo ao litoral, às vezes chegando até o mar, como é o caso de Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, e de Pipa, em Tibau do Sul.

DEPRESSÃO SUBLITORÂNEA – terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. No nosso Estado essa depressão ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.

PLANALTO DA BORBOREMA – terrenos antigos, formados pelas rochas Pré-Cambrianas como o granito, que se estendem por terras do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. É nessa forma de relevo que vamos encontrar as serras e picos mais altos do nosso Estado. 

DEPRESSÃO SERTANEJA – terrenos baixos situados entre as partes altas do Planalto da Borborema e da Chapada do Apodi.

CHAPADA DO APODI – terras planas ligeiramente elevadas, formadas por terrenos sedimentares, cortados pelos Rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu.

CHAPADA DA SERRA VERDE – Formada por terrenos planos, ligeiramente elevados, localiza-se entre os Tabuleiros Costeiros de geologia sedimentar e o relevo residual do chamado “Sertão de Pedras’’ de geologia cristalina. Abrange as terras dos municípios de: João Câmara, Jandaíra, Pedra Preta, Pedro Avelino e Parazinho

Fonte: Altas Escolar do Rio Grande do Norte  - José Lacerda Alves Felipe / Edilson Alves de Carvalho.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, meu caro amigo Francisco Veríssimo de Souza Neto! Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vou aproveitar os saberes para os meus afazeres escolares. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito vou aproveitar os assuntos para os meus trabalhos

    ResponderExcluir