domingo, 3 de março de 2024

Júnior Balada vence eleição suplementar para prefeito de Pedro Velho


O empresário Júnior Balada(União Brasil) venceu neste domingo(03 de março) a eleição suplementar para a Prefeitura da cidade de Pedro Velho, conquistando 5.240 votos, o equivalente a 66,72% dos votos válidos. O vice-prefeito da chapa eleita é o atual vereador Jader Marques, também do União Brasil. Júnior contou com o apoio do atual prefeito interino do município Francisco Gomes(PROS), que retornará a função de presidente da Câmara Municipal. 

Em segundo lugar ficou a chapa encabeçada pelo candidato do MDB, João Celso Targino, que tinha como vice a vereadora Ananilda Barbosa(PSDB). Eles receberam 2.614 votos(33,28%). A chapa era apoiada pela ex-prefeita cassada Edna Lemos(PSB). 

A maioria de Júnior contra João foi de 2.626 votos.

Ao todo, o município teve  8.330  votos, entre eles, 7.854 votos válidos,  327(3,93%) nulos e 149(1,78) votaram em branco. 

Os eleitores votaram em 41 seções eleitorais dispostas em seis locais de votação, sendo dois na zona rural (Cuité e Carnaúba).

A diplomação dos eleitos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), está prevista para acontecer até o dia 26 de março.

O mandato da chapa vencedora vai até o fim de 2024, quando ocorre o pleito eleitoral regular.  A eleição de outubro será a quarta eleição no município em quatro anos. Inclusive, eles poderão concorrer à reeleição para o mandato 2025-2028. 

Sobre o novo prefeito eleito: 

PEDRO GOMES DA SILVA JÚNIOR mais conhecido como Júnior Balada, é empresário,  nascido em 22 de junho de  1982, filho de Pedro Gomes da Silva e Zuleide Miranda da Silva.  É casado com Daiana Valentim (natural de Pedro Velho) e pai de cinco filhos.

Filho de agricultores, nasceu  no município de Monte Alegre. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da família. É graduando em Gestão Pública. 

Muito comunicativo, sempre amigo dos amigos e apoiador do empreendedorismo, Júnior despontou com a banda Forró Balada.

Júnior já se candidatou a vereador na cidade de Monte Alegre em 2008 e 2012, mas não se elegeu. 

Em 2020 disputou a Prefeitura de Pedro Velho pelo antigo DEM(Democratas), atual União Brasil, ocupando o segundo lugar na disputa, com 3.777 votos(41,42%).

Também concorreu no pleito suplementar de novembro de 2022, ficando em segundo lugar, com 4.456 votos(47,40%), perdendo para Edna Lemos(PSB).

Histórico em Pedro Velho desde 2020

Eleição regulares em 2020

A população de Pedro Velho elegeu, em outubro de 2020, nas eleições regulares do município, Derjelane Macedo (PSDB) e Inácio Costa (PSDB), como prefeita e vice. Em março de 2022, no entanto, a Justiça Eleitoral cassou a chapa por abuso de poder político e determinou novas eleições.

Eleição suplementar em 2022

Em 27 de novembro de 2022, os eleitores da cidade voltaram às urnas e elegeram Edna Lemos (PSB) e Rejane Costa como prefeita e vice em uma eleição suplementar. Edna já estava no cargo interinamente por ser a então presidente da Câmara Municipal e foi eleita com 51% dos votos para o Poder Executivo.

Em setembro de 2023, no entanto, a Justiça Eleitoral cassou a chapa de Edna e da vice Rejane por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. A decisão foi mantida em novembro após recurso da candidata. A decisão também tornou Edna Lemos inelegível por oito anos.

Na Sessão Plenária do dia 14 de dezembro de 2023, a corte do TRE-RN julgou o processo e convocou novas eleições para o município.

*Blog Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário