quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Biografia de Antônio Assunção, primeiro prefeito eleito de Bodó-RN


Biografia completa de Antônio Ferreira de Assunção feita pela professora Gilvanete Oliveira

Antônio Ferreira de Assunção
Primeiro prefeito eleito de Bodó

Filho de tradicional família do Município de Santana do Matos , Antônio Ferreira de Assunção é filho de Joel Assunção e Maria Beatriz Ferreira de Assunção, nasceu no dia 4 de setembro de 1945 na fazenda São Vicente, onde concluiu o antigo primário indo para Natal estudar no Colegio Marista. Chegou em Bodó na década de 1970 indo morar na Mina Nova onde tinha uma propriedade, com uma mina de Schelita em atividade passando a ser administrador da mesma. Casou com Maria Carvalho de Assunção tendo com ela 4 filhos, Adriano Carvalho de Assunção, Adriana Carvalho de Assunção, Alexandre Ferreira de Assunção e Alexandro Ferreira de Assunção, foi eleito como vereador no Município de Santana do Matos por 4 mandatos consecutivos sendo sempre o mais votado. Separado da primeira mulher, constituiu outra família com Tereza Neuman Assunção uma mulher que lutou a seu lado sempre, fixaram residência na Serra de Santana e teve com ela uma filha Edneuman Ferreira de Assunção.

Durante o seu mandato como vereador no município de Santana do Matos defendeu os interesses do Distrito de Bodó, foi ele que conseguiu junto ao governo estadual, a implantação da escola de 5º a 8ª Série do Ensino Fundamental e depois ao ser prefeito criou a escola de Ensino Médio Sérvulo Pereira de Araújo. No início a prefeitura contratou e deu condições de trabalho aos profissionais que vinham de Currais Novos para dar aula, depois conseguiu firmar parceria com o governo do estado que passou a custear a escola, fez ainda a doação do terreno onde foi construída a escola.

Foi filiado a ARENA e depois ao PDS, partido que defendia, sempre foi ótimo líder político e de fortes argumentos, por vezes debatia por seus pontos de vista e em um desses, seria a emancipação política do distrito de Bodó de Santana do Matos. Foi dele a autoria do requerimento junto a Câmara Municipal de Santana do Matos e enviado à Assembleia para o Deputado Estadual Nelter Queiroz, deputado que defendia e tinham ótimas relações política, e assim oportunizou a emancipação a criação do novo Município Bodó/RN.

O município foi emancipado de Santana do Matos através da Lei nº 6.300, de 26 de junho de 1992, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz tendo sido instalado em 1997 pois sua primeira eleição só veio a acontecer em 1996. Neste período Antônio assumiu como Diretor da BODO MINAS. Com a eleição em 1986, Antônio Ferreira de Assunção foi eleito como 1º Prefeito do Município de Bodó, neste período foi um avanço notável para a comunidade que sofria com a paralização da extração do minério, e a falta de assistência do município de onde tinha sido desmembrado, instalado o município. A cidade respirou outra realidade, com assistência médica, educação e assistência social trabalhando pra valer, foram construídas no município mas de 200 casa para a população, posto de saúde, escolas na área rural, nas comunidade de Gameleira, Serra do Meio, Cabeço dos Ferreiras, Massangana, em Ponta de Linha e fez ampliação da Escola Municipal Manoel Catarino Filho onde criou a escola de 5ª a 8ª serie do Ensino Fundamental, evitando assim o deslocamento dos alunos da área serrana para a sede do município.

Na cidade pavimentou várias ruas, conseguiu junto ao governo verbas para o esporte, construiu o ginásio o Carequinha e o estádio de futebol Inácio Clementino, construiu ainda a Creche e Pré Escola Tia Neuman, dessa forma foi reeleito para uma segunda gestão no ano de 2000. Durante sua gestão foi um ótimo prefeito, contando sempre com uma equipe comprometida e pronta para o ajudar. Desenvolveu um trabalho onde se mostrou cem por cento de humanidade, tendo reconhecimento do seu trabalho, pois o novo município ganhou não um prefeito, mas um pai preocupado com ele, popularmente se diz existem dois Bodó um antes e outro depois de Antônio Assunção. Antônio recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão Bodoense justa homenagem a quem dedicou grande parte da sua vida servido a essa comunidade. Faleceu em 19 janeiro de 2022 na cidade de Currais Novos ao lado de familiares e amigos, deixando um legado histórico e um exemplo de um homem de bom coração e de boas ações.

Por: Gil Oliveira, Livro em construção de Fio a Pavio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário