sábado, 15 de maio de 2021

Estudante do Campus de Assú toma posse como coordenadora geral do DCE/UERN


“Se a UERN não se chamasse UERN, ela deveria ter o nome Resistência!”. A frase marcante foi proferida pela coordenadora geral do Diretório Central das e dos Estudantes Anatália de Melo Alves (DCE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Yamara Santos, em seu discurso de posse, nesta quinta-feira (13/05), durante cerimônia híbrida realizada no auditório do Campus de Assú e Google Meet.

Mulher e negra, Yamara Santos é a primeira estudante de um campus avançado a assumir a coordenação geral do DCE. Em seu discurso de posse, ela ressaltou a importância desta descentralização e enalteceu as lutas para a construção e defesa da Uern. “Nossa querida Universidade é fruto da luta de muita gente que sonhou com uma educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, do povo e para o povo. Hoje nós estamos escrevendo mais uma página na história do movimento estudantil”.

A reitora da Uern, Fátima Raquel Morais, participou da solenidade de forma presencial. Ela parabenizou a nova coordenação do DCE pela vitória, e ressaltou a missão do Diretório em engajar os estudantes na luta em defesa da Universidade e de uma educação inclusiva, pública e de qualidade, com uma formação técnica e cidadã. “É preciso entender que o espaço de formação, o espaço acadêmico, não é apenas técnico, mas também é político. É um espaço em que a voz do estudante precisa reverberar para garantir que continuaremos firmes e fortes, na luta em defesa da nossa universidade. Tenho certeza de que essa coordenação que hoje toma posse, será persistente nesta luta. Tenham certeza de que estaremos ao lado de vocês’, afirmou a reitora.

Ao falar em luta, a reitora lembrou dos desafios e do esforço da gestão universitária para promover o ensino de qualidade durante a pandemia. Ela destacou a importância do auxílio inclusão digital para facilitar o acesso dos estudantes às aulas remotas e anunciou que o auxílio não será disponibilizado somente durante a pandemia, mas um programa permanente da política de assistência estudantil da Uern.

A reitora eleita da Uern, Cicília Maia, acompanhou a reitora Fátima Raquel na solenidade e reafirmou o compromisso com os estudantes em sua gestão, que tem início no dia 28 de setembro. Ela parabenizou os eleitos e falou sobre a importância da participação do movimento estudantil para uma gestão cada vez mais próxima da realidade da comunidade acadêmica.

“Quantas coisas nós fizemos a partir da inquietação dos nossos estudantes. É assim que vamos avançar cada vez mais com a nossa universidade. Vamos fazer uma gestão para toda a Universidade. Peço que agora, passada a eleição, que a gente possa alimentar esse sentimento de união. Cada vez que eu falo com os estudantes, é uma oportunidade de se energizar, de aprender, de se reinventar. E é disso que a gente precisa para os próximos anos, se reinventar. Mas não adianta se reinventar se a gente não tem o apoio da nossa comunidade”, afirmou Cicília Maia.

Egressa da Uern, a reitora eleita se colocou, ao lado de Yamara, como exemplos para os estudantes da instituição. “Veja só onde nós chegamos! Não tenho medo de dizer que nós somos exemplos para tantos meninos e meninas que hoje estão na universidade, exemplos de onde eles podem chegar. Não aceitem que alguém diga que você não pode, que você não consegue. Você pode tudo”.

Ela também pediu o apoio da classe política, na solenidade representada pelas deputadas Natália Bonavides e Isolda Dantas, e pelas vereadoras Marleide Cunha e Brisa Bracchi, das câmaras municipais de Mossoró e Natal, respectivamente.

A solenidade também contou com a participação do subsecretário de juventude do Governo do Estado, Gabriel Medeiros; a pró-reitora adjunta de assuntos estudantis, Sephora Edite; do vice-reitor eleito, Chico Dantas e de representantes de entidades estudantis e sindicais.










Composição completa do DCE/UERN: 

Yamara Santos, do Campus Assú (1ª coordenação geral); 
Terumi Tatsukawa, do Campus Central (2ª coordenação geral); 
Luh Vieira, Campus Central (secretária);
Estefane Maria, Campus de Pau dos Ferros (coordenação de combate a LGBTfobia); Alexandre Miranda, Campus Natal (coordenação de assuntos estudantis); 
Ari Oliveira, Campus Central (coordenação de comunicação); 
Thiago Cipriano, Campus Central (tesoureiro); 
Natália Freire, Campus Central (coordenação de arte, cultura e esporte);
Laís Azevedo, Campus Central (coordenação de acessibilidade, diversidade e inclusão social); 
Samuel Cleiton, Campus de Patu, e Euzimar Silva, Campus Pau dos Ferros (ambos para coordenação de formação política); 
Gessica Morais, Campus Caicó, e Karol Garcia, Campus Assú (ambas para coordenação de articulação com entidades estudantis); 
Jaqueline Silva, Campus Central, e Jussara Mary, Campus de Assú (as duas para coordenação de mulheres); e 
Olímpio Duarte e Leonardo Rodrigues, Campus Central (para a coordenação de negros, negras e cotistas).

*Com informações do Portal da UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário