terça-feira, 11 de maio de 2021

Cicília Maia é eleita reitora da UERN


Com 63,45% dos votos válidos, a professora Cicília Maia Leite foi eleita hoje a nova reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ela vai administrar a universidade no quadriênio 2021-2025. Com a conquista, ela passa a ser a terceira mulher a chegar à reitoria da UERN, em 52 anos de história, sendo a segunda pelo voto direto. O resultado foi anunciado na manhã desta terça-feira, durante reunião da Comissão Eleitoral e todos os candidatos que participaram do pleito.

Com o encerramento da apuração dos votos da consulta à comunidade acadêmica, ocorrida nesta segunda-feira (10) de forma virtual, Cicília Maia alcançou 2.218 votos (63,45%), contra 1.094 (24,10%) do professor Paulinho Silva, e 650 (12,45%) do professor Adalberto Veronese, seus concorrentes. O resultado colocou a professora Cicília Maia em vantagem nos três segmentos da universidade (estudantil, técnico e docente).

Ao seu lado, ela terá o professor Chico Dantas, eleito Vice-Reitor com 62,16% dos votos válidos. Companheiro de chapa de Cicília, Chico Dantas obteve 2.157 (62,16%) votos, contra 1.141 (21,15%) da professora Kelânia Freire, e 654 (12,17%) da professora Maria José Vidal.

O resultado da consulta deve ser homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que encaminhará lista tríplice à governadora Fátima Bezerra, responsável pela nomeação dos novos dirigentes da universidade. A posse da nova reitora e do novo vice-reitor ocorrerá no dia 28 de setembro de 2021, durante a Assembleia Universitária. A data marca também o fim da gestão dos professores Pedro Fernandes (reitor) e Fátima Raquel Rosado Morais (vice-reitora e, atualmente, reitora em exercício).

Perfil

Profª Cicília Maia - Reitora eleita da UERN

Cicília Raquel Maia Leite é natural do município de Mossoró/RN. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2003), é Mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2005), Doutora em Engenharia Elétrica e da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011), e possui Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT/EUA (2013).

Servidora efetiva da UERN desde 2006, é professora Adjunta IV, lotada no Departamento de Informática, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Central, onde ministra aulas no curso de graduação em Ciência da Computação. Professora permanente do Programa de Pós- Graduação em Ciência da Computação – Associação Ampla UERN/UFERSA, tem experiência em pesquisas em Engenharia de Software, Informática Médica e Tecnologias Assistivas. É líder do grupo de pesquisa em Engenharia de Software (GES/UERN) e do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software (NTES/UERN). Participa de estudos com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É organizadora dos livros: Novas tecnologias aplicadas à saúde –desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos – Conceitos, aplicações e utilização de técnicas inteligentes e regulação (2019); Plenitude e Completude de Fazer Ciência (2018); Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde: Integração de Áreas Transformando a Sociedade (2017).

Com experiência no campo da gestão universitária, desempenhou funções diversas na UERN. Foi Assessora de Captação de Recursos e Diretora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Pró- Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE); Subchefe do Departamento de Informática – DI/FANAT; Diretora da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – DIRCA/PROEG; Assessora Técnica da Reitoria; e atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete da Reitoria da UERN. É conselheira eleita, representante da categoria docente, do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – CD/FUERN (2019-2021). Tem participação em conselhos, comissões, fóruns e colegiados da universidade.

Prof. Chico Dantas - Vice-Reitor eleito da UERN


Francisco Dantas de Medeiros Neto é seridoense, natural do município de Serra Negra do Norte/RN. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2001), é mestre em Sistemas e Computação pela mesma Universidade (2004) e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRIO, em colaboração com a Universidade de Lancaster/Reino Unido (2013).
Servidor efetivo da UERN desde 2005, é professor adjunto, lotado no Departamento de Ciência da Computação do Campus da UERN, em Natal, onde atua no curso de graduação em Ciência da Computação. É membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC/UERN/UFERSA.

Em 2006, coordenou a implantação do Núcleo Avançado de Educação Superior da UERN, na cidade de Santa Cruz. Em 2013, assumiu a coordenação do PPgCC da UERN/UFERSA. Integrou o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) e é membro nato do Conselho Universitário (CONSUNI/UERN). Atualmente, é diretor do Campus da UERN, em Natal.

Tem ministrado cursos de capacitação no uso de plataformas tecnológicas para ensino por meio de acesso remoto para as comunidades discente e docente. Tal iniciativa foi estendida para toda rede básica de ensino do Rio Grande do Norte, por meio de projeto de extensão que atendeu mais de 7.000 professores. É membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo sido escolhido em processo eleitoral, de âmbito nacional. É o editor responsável pela Revista Computação Brasil da SBC.

Enquanto Diretor da UERN Natal, o professor Chico Dantas elaborou e executou projetos com foco na promoção da qualidade de vida da comunidade do Campus. Destaca-se o evento “Sexta do Café”, que é um encontro mensal dedicado ao lazer e à confraternização da comunidade do Campus de Natal. Na oportunidade, promoveu uma agenda de recepção de parlamentares estaduais para apresentação dos resultados e indicadores da UERN.

*Blog do César Santos - Jornal de "DeFato.com".

Nenhum comentário:

Postar um comentário