quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Biblioteca da UFRN amplia acervo histórico da imprensa potiguar

Foto: Wallacy Medeiros

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ampliou seu acervo de periódicos históricos com a incorporação dos exemplares impressos do jornal Potiguar Notícias. O material foi recebido em novembro de 2025 e está em fase de tratamento técnico para integrar o acervo permanente da instituição.

A chegada do novo conjunto reforça o papel da biblioteca na preservação da memória da imprensa potiguar. A BCZM mantém uma das maiores coleções de jornais do estado, com publicações que ajudam a compreender diferentes períodos da história social, política e cultural do Rio Grande do Norte.

Segundo a UFRN, todo material doado passa por etapas de registro, higienização, catalogação e acondicionamento adequado antes de ser disponibilizado para consulta. O processo busca garantir a conservação de documentos considerados frágeis, como jornais impressos, e ampliar o acesso para pesquisadores, estudantes e o público em geral.


Parte do acervo já pode ser consultada de forma digital. A digitalização de periódicos começou a partir da conversão de microfilmes e hoje permite o acesso remoto a diversos títulos históricos, preservando os exemplares físicos.


Entre os jornais guardados pela biblioteca estão publicações do século XIX, como o Brado Conservador, além de títulos tradicionais de Natal, como o Diário de Natal, a Gazeta de Natal e A Ordem. Essas edições são utilizadas como fontes em pesquisas acadêmicas e estudos sobre a história do estado.

O Potiguar Notícias, que circulou entre 1999 e 2016 com cobertura política, entrevistas e registros fotográficos, também terá seus arquivos digitais incorporados ao acervo. A disponibilização ao público ocorrerá após os trâmites técnicos e autorização do editor.




A BCZM possui um espaço específico para a guarda de jornais, revistas e obras raras, com acesso permitido para consulta local.


A UFRN desenvolve projetos de preservação e digitalização de acervos históricos, com apoio de financiamento federal, com o objetivo de ampliar o acesso a documentos considerados fundamentais para a memória histórica e cultural do RN.

Arquidiocese de Natal apresenta a nova distribuição das paróquias nos zonais



No final de 2025, o arcebispo metropolitano Dom João Santos Cardoso anunciou uma nova distribuição das paróquias nos zonais. A nova configuração pode ser observada no mapa abaixo.

DADOS SOBRE A ARQUIDIOCESE

A Arquidiocese de Natal contempla um território com mais de dois milhões de habitantes, distribuídos em 88 municípios. É formada por 123 Paróquias e três Áreas Pastorais, organizadas em 18 zonais, que estão divididos em seis Vicariatos Territoriais.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

TRE-RN confirma cassação do prefeito e vice-prefeito de Itaú; município terá nova eleição

Foto: reprodução.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pelo prefeito de Itaú, Francisco André Régis Júnior (PP) e do vice-prefeito Paulo Fernandes Maia (MDB), e manteve a cassação da chapa nesta terça-feira(27). O Tribunal também determinou a realização de uma eleição suplementar no município.

Prefeito e vice foram condenados à perda do mandato, ainda em outubro de 2025, mas permaneciam nos cargos enquanto aguardavam o julgamento dos embargos.

A decisão teve como fundamento a prática conjunta de conduta vedada (art. 73, § 10, da Lei nº 9.504/1997) e abuso dos poderes político e econômico (art. 22 da LC nº 64/1990). 

Como sanção, o prefeito foi condenado ao pagamento de multa, à inelegibilidade por oito anos e à cassação do diploma. O vice-prefeito também teve o diploma cassado e recebeu multa.

O julgamento dos embargos no TRE era a última etapa que mantinha os políticos nos cargos. 

Nas eleições municipais de outubro de 2024, a chapa Dr. André Júnior/Paulinho foi reeleita com ampla vantagem, obtendo 3.031 votos (68,47%) contra 1.396 votos (31,53%) da chapa do ex-prefeito Ciro Bezerra(Podemos).

Com a decisão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco de Assis Fernandes de Melo(União Brasil), assumirá a prefeitura de Itaú interinamente até a realização de novas eleições.

Os gestores cassados ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE), em Brasília, porém, fora dos cargos.

*Blog Fatos do RN

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Tribunal Regional Eleitoral mantém mandatos do prefeito e vice de Marcelino Vieira, no oeste potiguar

Prefeito Dibed e vice Juliana. Foto: reprodução

Por unanimidade de votos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte atendeu um recurso feito pelo prefeito de Marcelino Vieira,  Hindemberg Pontes de Lima, conhecido por Dibed(Podemos) e da vice-prefeita Dra. Juliana Emidia Nascimento Costa(PL), e reverteu a cassação da chapa eleita em 2024. A corte também anulou a inelegibilidade que havia sido imposta ao ex-prefeito Kerles Jácome("Babau"). 

O julgamento do recurso ocorreu durante a sessão plenária da última quinta-feira(22/01). 

A cassação dos mandatos tinha sido determinada em setembro de 2025 na primeira instância da Justiça Eleitoral, pela suposta prática de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais. 

A ação foi movida pela coligação “Marcelino Vieira para Todos” (Federação Brasil da Esperança – PT/PCdoB/PV – e PSD), que teve como candidato o médico Geraldinho(PSD). Ele foi derrotado por Dibed por uma diferença de apenas 71 votos, após o atual prefeito obter 3.135 votos (50,57% dos válidos) contra 3.064 votos (49,43%) do adversário.

Com a conclusão do julgamento, o TRE-RN reformou a sentença dada pelo juízo da 69ª Zona Eleitoral e os gestores foram absolvidos das sanções impostas nos pedidos iniciais. Eles seguem nos cargos até o fim de 2028.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

DOM MARCOLINO DANTAS, o primeiro Arcebispo de Natal


Nascido a 22 de janeiro de 1888, no município de Inhambupe, na Bahia, Dom Marcolino esteve à frente da Igreja particular de Natal por 38 anos, de 29 de junho de 1929 até a sua morte, em 8 de abril de 1967.

Possuidor de habilidades literárias, foi membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O seu legado episcopal, marcado por clareza doutrinal, proximidade pastoral e firmeza administrativa, é reconhecido e reverenciado por muitos ainda hoje.

Durante o seu governo pastoral, a Igreja de Natal foi elevada, de diocese à arquidiocese, em 1952. “Missus a Deo”, que em português significa “Enviado por Deus”, foi o seu lema episcopal.

Os seus restos mortais repousam no solo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, que, a seu tempo, serviu-lhe como Igreja Catedral.


Fonte: Arquidiocese de 

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

EPITÁCIO FERNANDES JALES



Faleceu nesta segunda-feira(19/01), o ex-prefeito de Messias Targino, Epitácio Fernandes Jales, aos 92 anos, membro de uma das famílias mais antigas e tradicionais do município.

Epitácio Jales foi fazendeiro, produtor e empreendedor.

No ano de 1968 foi eleito vereador, pelo partido da Aliança Renovadora Nacional(Arena), sendo inclusive o mais votado, obtendo 108 votos. Assumiu a presidência da Câmara Municipal no biênio 1971-1973. 

Em 1992 foi eleito prefeito de Messias Targino, para o período de 1993 a 1996.

Era pai do ex-candidato a prefeito David Jales, que disputou a prefeitura de Messias Targino nos pleitos de 2020 e 2024.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Morre Galbê Maia, ex-prefeito de Jardim de Piranhas-RN, aos 82 anos


Faleceu no final da noite desta quinta-feira(15), o ex-prefeito da cidade de Jardim de Piranhas, Galbê Maia, aos 82 anos. Ele estava internando no Hospital do Coração, em Natal, enfrentando problemas de saúde, quando passou mal e teve uma parada cardíaca.

Galbê nasceu em 02/10/1943 no Sítio Bom Lugar, município de Brejo do Cruz, vizinho a Jardim de Piranhas.

Economista e técnico em mineração, Galbê teve papel marcante no desenvolvimento do município. 

Em 1982 disputou pela primeira vez a prefeitura de Jardim de Piranhas, à época pelo PDS, sendo eleito com 1.870 votos. Administrou o munícipio durante seis anos no período de 1983 a 1988. 

No ano 2000 conquistou o segundo mandato de prefeito, sendo eleito pelo PFL, recebendo  3.626 votos(49,58%). Exerceu o cargo de 2001 a 2004. 

Em 2008 foi eleito vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Antonio Soares de Araújo(Antonio Macaco), para o mandato 2009-2012. 

Nas eleições de 2024 concorreu a vice-prefeito na chapa de Elídio Queiroz, porém, não conseguiram se eleger, ocupando o segundo lugar na disputa.
.
Era casado com Josidete Maia, que também exerceu o cargo de prefeita de Jardim de Piranhas, no período de 1993 a 1996.  Além da esposa, deixa cinco filhos: Gleydson, Gedson, Gislana, Geisa e Gleika.

Galbê integrava uma família com forte atuação política no Rio Grande do Norte. Era irmão do deputado federal João Maia, da senadora Zenaide Maia, e também do deputado distrital Agaciel Maia(residente em Brasília-DF).

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Governo do RN dá nome de Titina Medeiros à casa de cultura da cidade onde atriz cresceu

Casa de Cultura de Acari, agora rebatizada como Palácio Titina Medeiros, recebeu anúncio da homenagem durante o velório da atriz. - Foto: Carmem Felix

A Casa de Cultura do município de Acari, na região do Seridó potiguar, passou a se chamar oficialmente Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros, em homenagem à atriz potiguar que faleceu no último domingo (11), aos 49 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

A mudança foi determinada por meio de um decreto publicado nesta terça-feira (13) pelo governo do estado. A homenagem reconhece a trajetória de Izabel Cristina de Medeiros, mais conhecida como Titina, que foi sepultada nesta segunda (12) na cidade onde cresceu.


Fotos: Raiane Miranda e Carmem Felix

No decreto, o governo destaca a forte ligação histórica, cultural e afetiva da artista com o município de Acari, além da atuação dela em iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas culturais locais. O texto cita, inclusive, os esforços da atriz para a implantação de uma Casa de Cultura na cidade.

O corpo da artista foi velado no prédio, nesta segunda-feira (12). No imóvel, também funcionou o antigo grupo escolar do município, onde Titina estudou. A fachada é preservada.

No texto do decreto, a governadora Fátima Bezerra (PT) ressalta a relevante carreira artística de Titina Medeiros no teatro, no cinema e na televisão brasileira, com projeção nacional, e a contribuição dela para ampliar a visibilidade da produção cultural do Rio Grande do Norte e das expressões culturais da região Seridó.

Sepultamento

O corpo da atriz foi sepultado no início da noite desta segunda-feira (12) no cemitério municipal de Acari.

O corpo da atriz começou a ser velado na noite de domingo e seguiu até a manhã desta segunda no Teatro Alberto Maranhão, um dos mais tradicionais palcos da cultura do Rio Grande do Norte, em Natal.

Pouco antes das 10h, o corpo deixou o local sob homenagens para ser levado para Acari, no Seridó potiguar. O corpo chegou à cidade por volta das 15h e foi velado na casa de cultura do município.

O corpo ainda seguiu para Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, em Acari, para a missa de corpo presente. Em seguida, foi levado para o cemitério municipal de Acari, onde foi sepultado, sob aplausos e forte comoção de familiares, amigos e moradores da cidade.

O caixão de Titina carregava as bandeiras do Rio Grande do Norte e de Acari.

Quem foi Titina

Natural de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, Izabel Cristina de Medeiros foi criada em Acari e construiu a carreira a partir do teatro potiguar. Além das atuações em novelas, séries e filmes, integrou grupos como o Casa de Zoé e o Candeia, onde também atuava como diretora, sendo reconhecida pela contribuição à formação artística no estado.

Na televisão, ganhou projeção nacional em 2012 ao interpretar Socorro, a "personal colega" de Chayene, personagem de Cláudia Abreu, na novela "Cheias de Charme", seu primeiro trabalho em novelas da TV Globo. Depois, participou de produções como Geração Brasil, A Lei do Amor, Onde Nascem os Fortes, Mar do Sertão e No Rancho Fundo (2024).

Fonte: G1/RN

Governo do RN dá nome de Titina Medeiros à casa de cultura da cidade onde atriz cresceu


A Casa de Cultura do município de Acari, na região do Seridó potiguar, passou a se chamar oficialmente Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros, em homenagem à atriz potiguar que faleceu no último domingo (11), aos 49 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

A mudança foi determinada por meio de um decreto publicado nesta terça-feira (13) pelo governo do estado. A homenagem reconhece a trajetória de Izabel Cristina de Medeiros, mais conhecida como Titina, que foi sepultada nesta segunda (12) na cidade onde cresceu.


Fotos: Raiane Miranda e Carmem Felix

No decreto, o governo destaca a forte ligação histórica, cultural e afetiva da artista com o município de Acari, além da atuação dela em iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas culturais locais. O texto cita, inclusive, os esforços da atriz para a implantação de uma Casa de Cultura na cidade.

O corpo da artista foi velado no prédio, nesta segunda-feira (12). No imóvel, também funcionou o antigo grupo escolar do município, onde Titina estudou. A fachada é preservada.

No texto do decreto, a governadora Fátima Bezerra (PT) ressalta a relevante carreira artística de Titina Medeiros no teatro, no cinema e na televisão brasileira, com projeção nacional, e a contribuição dela para ampliar a visibilidade da produção cultural do Rio Grande do Norte e das expressões culturais da região Seridó.

Sepultamento

O corpo da atriz foi sepultado no início da noite desta segunda-feira (12) no cemitério municipal de Acari.

O corpo da atriz começou a ser velado na noite de domingo e seguiu até a manhã desta segunda no Teatro Alberto Maranhão, um dos mais tradicionais palcos da cultura do Rio Grande do Norte, em Natal.

Pouco antes das 10h, o corpo deixou o local sob homenagens para ser levado para Acari, no Seridó potiguar. O corpo chegou à cidade por volta das 15h e foi velado na casa de cultura do município.

O corpo ainda seguiu para Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, em Acari, para a missa de corpo presente. Em seguida, foi levado para o cemitério municipal de Acari, onde foi sepultado, sob aplausos e forte comoção de familiares, amigos e moradores da cidade.

O caixão de Titina carregava as bandeiras do Rio Grande do Norte e de Acari.

Quem foi Titina

Natural de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, Izabel Cristina de Medeiros foi criada em Acari e construiu a carreira a partir do teatro potiguar. Além das atuações em novelas, séries e filmes, integrou grupos como o Casa de Zoé e o Candeia, onde também atuava como diretora, sendo reconhecida pela contribuição à formação artística no estado.

Na televisão, ganhou projeção nacional em 2012 ao interpretar Socorro, a "personal colega" de Chayene, personagem de Cláudia Abreu, na novela "Cheias de Charme", seu primeiro trabalho em novelas da TV Globo. Depois, participou de produções como Geração Brasil, A Lei do Amor, Onde Nascem os Fortes, Mar do Sertão e No Rancho Fundo (2024).

Fonte: G1/RN

Decreto Nº 35.252/2026: Denomina Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros, a Casa de Cultura sediada no Município de Acari

RIO GRANDE DO NORTE

DECRETO Nº 35.252, DE 12 DE JANEIRO DE 2026.

Denomina Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros, a Casa de Cultura sediada no Município de Acari, Rio Grande do Norte.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, usando das atribuições que lhe confere o artigo 64, V e VII, da Constituição Estadual, Considerando o falecimento da atriz Izabel Cristina de Medeiros, conhecida artisticamente como Titina Medeiros, ocorrido em 11 de janeiro de 2026, no Município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte; 

Considerando sua notável e incontestável vinculação histórica, cultural e afetiva com o Município de Acari, bem como sua atuação em iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas culturais locais, inclusive no que diz respeito aos seus esforços para implantação de uma Casa de Cultura no Município;

Considerando sua relevante trajetória artística no teatro, no cinema e na televisão brasileira, com reconhecida projeção nacional, assim como a ampliação da visibilidade da produção artística do Rio Grande do Norte, favorecendo a abertura de espaços e oportunidades no cenário cultural nacional para outros artistas potiguares;

Considerando sua contribuição para a valorização e difusão da cultura potiguar e nordestina, notadamente das expressões culturais da região do Seridó; 

Considerando a pertinência da denominação de equipamentos culturais com nomes de personalidades de reconhecida relevância para a cultura estadual, como forma de preservação da memória cultural e valorização dos agentes culturais; 

Considerando, por fim, que a homenagem póstuma prestada por meio da denominação da Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros reafirma o compromisso do Estado do Rio Grande do Norte com a valorização da cultura, da memória e da produção artística potiguar,

D E C R E T A:
Art. 1º Fica denominada Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros, a Casa de Cultura sediada no Município de Acari, Rio Grande do Norte. 

Art. 2º Caberá à Fundação José Augusto e à Secretaria de Estado da Cultura a adoção das medidas necessárias à implementação do que dispõe o artigo 1º.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 12 de janeiro de 2026, 205º da Independência e 138º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

domingo, 11 de janeiro de 2026

Morre aos 48 anos a atriz potiguar Titina Medeiros

Foto: reprodução 

Morreu neste domingo (11) a atriz potiguar Titina Medeiros, aos 48 anos. A atriz tratava um câncer no pâncreas há pelo menos seis meses.

Izabel Cristina de Medeiros, a Titina, nasceu em Currais Novos, , mas foi criada na cidade vizinha, em Acari, no Seridó potiguar. A atriz construiu uma trajetória de destaque nas artes cênicas. No teatro, foi uma das principais referências da cena cultural do Rio Grande do Norte, participando de montagens que contribuíram para a projeção do estado no cenário artístico nacional.

Na televisão, ganhou visibilidade nacional com atuações em novelas da TV Globo, entre elas Cheias de Charme e, mais recentemente, No Rancho Fundo. Ao longo da carreira, destacou-se por trabalhos tanto no teatro quanto na TV, sendo reconhecida pela consistência e diversidade de seus papéis.

Titina era casada há quase 20 anos com o também ator César Ferrario, com quem trabalhou junto em Cheias de Charme.

*Com informações da Tribuna do Norte

sábado, 10 de janeiro de 2026

Lei Nº 12.632/2026: Denomina de “Rodovia João Fernandes Lemos” o trecho que interliga o entroncamento da RN-064 à BR-101, no Município de Rio do Fogo

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.632, 09 DE JANEIRO DE 2026.

Denomina de “Rodovia João Fernandes Lemos” o trecho que interliga o entroncamento da RN-064 à BR-101, no Município de Rio do Fogo, Estado do Rio Grande do Norte.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominado “Rodovia João Fernandes Lemos” o trecho que interliga o entroncamento da RN-064 à BR-101, no Município de Rio do Fogo, neste Estado.  

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação. 

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 09 de janeiro de 2026, 205º da Independência e 138º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governador

domingo, 21 de dezembro de 2025

Estátua de 17 metros de São Francisco de Assis é inaugurada na Serra da Formiga, em Riachuelo/RN


A estátua de São Francisco de Assis foi inaugurada na tarde do sábado (20), na Serra da Formiga, localizada no município de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte. Com 17 metros de altura, o monumento passa a ser um novo marco religioso, cultural e turístico da região.

A solenidade de inauguração reuniu fiéis, moradores e autoridades locais e regionais, em um momento marcado por fé e devoção.

A imagem do santo — conhecido pela humildade, pela promoção da paz e pela defesa da natureza — foi instalada em um ponto estratégico da serra, de onde é possível ter uma vista panorâmica da região.

De acordo com a administração municipal, a expectativa é que o monumento impulsione o turismo religioso, atraindo visitantes de diversas localidades e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município. Além disso, a estátua simboliza fé, esperança e espiritualidade para a população de Riachuelo e cidades vizinhas.



Fotos: reprodução

sábado, 20 de dezembro de 2025

Cajueiro de Pirangi se torna Unidade de Conservação Estadual

Fotos: Sandro Menezes - ASSECOM/RN

O Maior Cajueiro do Mundo, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, entrou definitivamente para a história da preservação ambiental do Rio Grande do Norte. Neste sábado (20), durante as comemorações pelos 137 anos da árvore símbolo do estado, a governadora Fátima Bezerra assinou o Decreto de Criação do Monumento Natural Cajueiro de Pirangi (MONA Caju), transformando o espaço em uma Unidade de Conservação Estadual.

A medida representa um marco importante para a proteção do patrimônio natural, cultural, paisagístico e turístico do Rio Grande do Norte e alude à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais.

A assinatura do decreto ocorreu durante a programação comemorativa organizada pelo Idema, que reuniu autoridades, moradores, turistas e visitantes em um momento simbólico de celebração e reconhecimento da importância do Cajueiro para a identidade potiguar.

“Hoje é um dia histórico para o Rio Grande do Norte. O Cajueiro de Pirangi não é apenas um patrimônio natural, mas um símbolo da nossa cultura e da nossa história. Ao transformá-lo em Unidade de Conservação, garantimos proteção legal, gestão adequada e a preservação desse bem para as futuras gerações”, celebrou a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade.

A prefeita de Parnamirim, professora Nilda, destacou o caráter social da preservação do Cajueiro de Pirangi. Para ela, além de patrimônio ambiental, o espaço é um importante vetor de desenvolvimento local, ao incentivar o turismo, gerar emprego e renda e fortalecer a economia criativa por meio da valorização do artesanato e da cultura do povo de Parnamirim. Segundo a prefeita, proteger o Cajueiro é também cuidar das pessoas que constroem diariamente a identidade do município.

O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, ressaltou que a criação do Monumento Natural Cajueiro de Pirangi integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento das Unidades de Conservação em diferentes territórios do Rio Grande do Norte. Segundo ele, o Governo do Estado avança na consolidação de novas áreas protegidas, como na Serra João do Vale, em Jucurutu; em Timbaúba dos Batistas, para a preservação das pinturas rupestres; e em Baía Formosa, no litoral sul.

“As Unidades de Conservação são fundamentais para proteger a Caatinga, a Mata Atlântica e toda a biodiversidade do nosso estado, garantindo preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, destacou.

O diretor técnico do Idema, Thales Dantas, destacou que a criação do Monumento Natural Cajueiro de Pirangi consolida o compromisso do Governo do Estado com a biodiversidade e a preservação ambiental. Segundo ele, o reconhecimento do Cajueiro como a 12ª Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte é resultado do trabalho técnico da equipe do Idema, por meio da Unidade de Gestão da Biodiversidade-UGBio, que também conduz estudos para a criação de outras unidades no estado.

“Esse é um presente do Governo do Estado para a população potiguar, que fortalece a conservação, o ecoturismo e garante a proteção efetiva desse patrimônio natural para as próximas gerações”, afirmou.

Para a coordenadora da UGBio do Idema, Iracy Wanderley, o Cajueiro de Pirangi é um patrimônio vivo que reúne história, cultura, turismo e geração de renda. Segundo ela, a criação do Monumento Natural representa mais do que uma celebração simbólica: “É uma medida concreta de proteção integral, que assegura a preservação e a conservação dessa área para as próximas gerações, fortalecendo o papel do Cajueiro como bem ambiental e social do Rio Grande do Norte”.



CELEBRAÇÃO UNE CULTURA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRESERVAÇÃO

A comemoração dos 137 anos do Cajueiro ocorreu nessa sexta (19 ) e sábado (20), com uma programação diversificada que incluiu exposições, feira de artesanato, ações educativas, estandes institucionais e apresentações culturais. No sábado, o tradicional momento do “Parabéns ao Cajueiro”, com bolo comemorativo, marcou simbolicamente o aniversário da árvore que há mais de um século faz parte da paisagem e da memória coletiva do estado.

Para a gestora do Cajueiro de Pirangi, Samile Laura, a criação da Unidade de Conservação consolida anos de trabalho voltados à preservação do espaço. “Esse momento representa a concretização de um sonho coletivo. Celebrar os 137 anos do Cajueiro com a criação do Monumento Natural fortalece o vínculo da sociedade com esse patrimônio e amplia as ações de educação ambiental, turismo sustentável e cuidado permanente com o espaço”, afirmou.

IMPORTÂNCIA AMBIENTAL, CULTURAL E TURÍSTICA

Reconhecido pelo Guinness Book desde 1994 como o Maior Cajueiro do Mundo, o Cajueiro de Pirangi ocupa uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados e possui perímetro estimado em cerca de 500 metros. Seu crescimento singular se deve a anomalias genéticas que fazem com que seus galhos cresçam lateralmente e, ao tocarem o solo, criem novas raízes, ampliando a área ocupada pela árvore.

Mais do que uma atração natural, o Cajueiro integra o cotidiano da comunidade local e é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, recebendo anualmente mais de 300 mil visitantes.

PROTEÇÃO LEGAL CONSOLIDADA

A criação do Monumento Natural Cajueiro de Pirangi soma-se a outros avanços recentes. Em novembro de 2025, foi sancionada a Lei nº 12.503, que reconhece oficialmente o Cajueiro como Patrimônio Natural, Paisagístico, Ambiental, Histórico e Turístico Material do Estado.

Com o decreto assinado neste sábado, o Cajueiro passa a integrar oficialmente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), garantindo instrumentos legais de gestão, conservação e ordenamento do uso público, assegurando a proteção desse patrimônio para as próximas gerações.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Lei Nº 12.598/2025: Reconhece como Patrimônio Turístico e Cultural Imaterial do RN a Rota das Cavernas


RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.598, 18 DE DEZEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Turístico e Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Rota das Cavernas. 

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: 

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica reconhecida como Patrimônio Turístico e Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Rota das Cavernas.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 18 de dezembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.597/2025: Institui no Calendário Oficial do RN o Dia do Corredor de Rua Potiguar

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.597, 18 DE DEZEMBRO DE 2025.

Institui no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte o Dia do Corredor de Rua Potiguar.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte o Dia do Corredor de Rua Potiguar, a ser comemorado, anualmente, sempre na primeira quarta-feira de junho.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 18 de dezembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.596/2025: Denomina “Açude Público Estadual Pedro Alexandrino Brasil” o Açude Público do Sítio Riachão, no Município de Rodolfo Fernandes


RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.596, 18 DE DEZEMBRO DE 2025.

Denomina “Açude Público Estadual Pedro Alexandrino Brasil” o Açude Público do Sítio Riachão, localizado no Município de Rodolfo Fernandes, neste Estado.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica denominado “Açude Público Estadual Pedro Alexandrino Brasil” o Açude Público do Sítio Riachão, localizado no Município de Rodolfo Fernandes, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 18 de dezembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.595/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural, Imaterial e Turístico do RN o Festival de Cinema CURTA CAICÓ


RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.595, 18 DE DEZEMBRO DE 2025. 

Reconhece como Patrimônio Cultural, Imaterial e Turístico do Estado do Rio Grande do Norte o Festival de Cinema CURTA CAICÓ.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural, Imaterial e Turístico do Estado do Rio Grande do Norte o Festival de Cinema CURTA CAICÓ. 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação. 

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 18 de dezembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora