A RN-233, que liga os municípios de Campo Grande e Caraúbas, na região Oeste Potiguar, passou a se chamar oficialmente “Rodovia Padre Pedro Neffes”.
A homenagem foi sancionada pelo Governo do RN e publicada no Diário Oficial do Estado, em reconhecimento à importância do sacerdote para a comunidade local.
Quem foi Padre Pedro?
Peter Marinus Maria Neefs, ou simplesmente Padre Pedro Neefs, natural da cidade de Breda, Holanda, nasceu no dia 03 de fevereiro de 1929.
No ano de 1940, foi enviado ao Seminário Menor, onde começou os estudos teológicos. Convidado por um grupo de Padres do Sagrado Coração de Jesus, chegou ao Brasil, em 1952, para concluir o Seminário Maior.
Em 1957, retornou a Holanda para ser ordenado Padre e celebrar sua primeira missa. Dois anos mais tarde foi enviado a cidade de Beberibe/CE para realizar o trabalho de pároco.
No ano de 1965, o padre Pedro Neefs, foi transferido para a paróquia de São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, sediada na cidade de Apodi, permanecendo até o ano de 1970. Em Apodi realizou inúmeras ações, dentre as quais contribuiu com a criação da Fundevap(Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi).
No ano de 1979, o padre Pedro Neefs, chega para atuar no município de Campo Grande, na Paróquia de Santana. Foi pároco em Campo Grande por mais de 30 anos e durante todo esse período construiu junto com o povo da zona rural e urbana a organização social na cidade.
Organizou as associações rurais e os movimentos de mulheres e de jovens. O trabalho social de Padre Pedro Neffes foi além de Campo Grande, tendo ele ajudado a organizar os movimentos sociais em toda a região do Oeste.
Ele apoiou os assentamentos de reforma agraria para famílias que não tinham terra, ajudou na implantação de projetos agroecológicos, gerando
renda para famílias pobres de Campo Grande. Nesse sentido, destaca-se a comunidade rural do Morcego, que fica nesse trecho da RN, e é um exemplo da contribuição social de Padre Pedro.
Padre Pedro Neffes veio a óbito no dia 24 de junho de 2012 e hoje seu corpo é sepultado em Campo Grande, pelo amor que ele tinha a essa terra e a nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário