segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Allyson Bezerra é o prefeito mais votado da história de Mossoró


O povo de Mossoró fez história mais uma vez. Neste domingo, 6 de outubro, os mossoroenses foram às urnas e reelegeram Allyson Bezerra prefeito com a maior votação da história da cidade. Foram 113.121 votos, o que representa 78,02% dos votos válidos contabilizados nas eleições deste ano. Foi também a maior diferença de todos os tempos para o segundo colocado: 66,91%.

Em toda a história de Mossoró, a maior diferença entre um prefeito eleito e o segundo colocado foi registrada nas eleições suplementares de 2014, quando o vencedor alcançou 68.915 votos (53,31%), contra 37.053 da segunda colocada (25,76%). Foram 31.862 votos de diferença. O resultado alcançado por Allyson Bezerra neste domingo superou de forma expressiva o recorde anterior.

Carreira política

Nascido em 1992, Allyson Bezerra é mossoroense e viveu até os 12 anos na zona rural da cidade, no Sítio Chafariz, onde estava e trabalhava para ajudar no sustento da família.

Na adolescência, ele começou a atuar em grêmios estudantis, conselhos e comissões escolares, além de serviços voluntários em campanhas sociais.

É servidor da Ufersa desde os 20 anos e tem graduação em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil pela instituição. Antes disso, concluiu curso técnico/profissionalizante em edificações no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Allyson ambém é especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro/RJ e mestre em Manejo de Solo e Água pela Universida de Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Allyson teve seu primeiro cargo eletivo em 2018, quando foi eleito deputado estadual, com 20.228 votos recebidos em 155 municípios potiguares, sendo o segundo mais votado em seu Mossoró, com 13.095 votos.

Em 2020, aos 28 anos de idade, ele se candidatou a prefeito de Mossoró, sendo eleito com 47,5% dos votos válidos. Na época, ele superou a então prefeita Rosalba Ciarlini, que tentava reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário